Em greve desde 13 de julho, o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, o SAG-AFTRA, marcou presença nesta sexta-feira (21) nas portas da San Diego Comic-Con 2023. Com placas e gritos de guerra, os manifestantes chamaram a atenção -- e bastante apoio -- do público do evento.
Pedindo por direitos trabalhistas e salários mais justos para a categoria, os sindicalistas receberam apoio de cosplayers, que se juntaram aos protestos desta manhã. Victor E. Chan, membro do sindicato, deixou claro que o movimento não está relacionado à SDCC. "Nós amamos a Comic-Con, mas achamos importante vir aqui e mostrar nosso apoio à greve", explicou.
Questionado sobre a aderência quase orgânica do público em volta aos gritos de guerra, Chan foi enfático ao lembrar que condições de trabalho dignas são reinvidicações válidas para todos os trabalhadores. "Todos nós escolhemos um trabalho e precisamos nos virar para sobreviver dele enquanto vários CEOs ganham salários exorbitantes em cima do nosso trabalho." Sobre as exigências do sindicato, ele afirmou que "não estamos pedindo muito. Queremos salários justos e um plano de saúde."
Ainda que o protesto tenha sido rápido (durando cerca de 20 minutos), membros do SAG-AFTRA permaneceram no local para conversar e receber imprensa e fãs.
Você pode conferir cada novidade anunciada, seja no Hall H ou nos vários outros palcos da SDCC23, aqui no Omelete, que mais uma vez tem cobertura in loco na feira. Por isso, fique ligado no site, nas nossas redes sociais e no nosso canal no YouTube para não perder absolutamente nada da edição deste ano de um dos eventos mais importantes da cultura pop.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.