The Shield |
Friends |
Sem as restrições impostas pelo período de luto do ano passado, os decotes voltaram à toda na festa dos prêmios Emmy do horário nobre, distribuídos ontem em Los Angeles. Marg Hegelberg, de CSI, foi uma das competidoras, e se não ganhou na categoria profundidade, chamou a atenção dos olhos mais afiados usando um colar que já passeou pelo pescoço de Gwyneth Paltrow.
O tapete vermelho foi capitaneado pelo pessoal do Today Show: Katie Couric, uma das mulheres mais bem pagas da TV, e Matt Lauer, o ex-solteiro mais cobiçado dos Estados Unidos, agora um tanto grisalho e mais de um tanto careca. Os dois deram uma chance de ver mais de perto alguns dos indicados.
De volta ao sucesso com 24 Horas, Kiefer Sutherland arrasou com a mulherada, deixando sérias dúvidas quanto à sanidade de Julia Roberts, que o abandonou anos atrás. Bernie Mac bateu como campeão na categoria pior smoking, com um modelito recém saído da máquina de plastificar. As entrevistas no tapete seguiram o padrão jogador de futebol antes do jogo com discursos do tipo "nosso elenco é como uma família", "o trabalho é maravilhoso", "os escritores são o máximo", mas é sempre divertido ver os atores vestidos deles mesmos. Ou, em muitos casos, despidos, com gente recortando buracos no vestido suficientes para um belo patchwork de casal.
Um ano, entretanto, não foi suficiente para afastar o fervor patriótico da organização e dos votantes, o que levou Band of Brothers a raspar o tacho dos prêmios. Uma vitória tão previsível que garantiu a presença dos soldados da Easy Company assistindo à entrega numa festa de luxo num hotel. E, é claro, acompanhados das lágrimas do chorão Tom Hanks. Nas categorias em que a série da HBO não tinha como ganhar, West Wing levou os prêmios. Foram três no total. Incluindo o terceiro seguido na categoria Melhor série dramática. O toque surreal ficou com a entrada de dois "presidentes" dos Estados Unidos - o de West Wing e o de 24 Horas - no palco ao som da música oficial da presidência.
Para encerrar o momento político, Rudolph Giuliani (ex-prefeito de Nova York) entregou um prêmio especial às quatro redes, ABC, CBS, NBC e Fox por terem exibido em conjunto o especial Tributo aos Heróis, que arrecadou fundos para as vítimas do atentado e para as famílias dos bombeiros mortos em 11 de setembro.
Entre as comédias, apesar de Everybody Loves Raymond ter faturado mais prêmios (3), este foi finalmente o ano de Friends. Além de ganhar o troféu de melhor série cômica, a atriz Jennifer Aniston foi escolhida a melhor atriz de comédias. Esta foi a primeira vez que o elenco de Friends resolveu se inscrever nas categorias principais. Antes, eles se faziam de modestos e só concorriam como atores e atrizes coadjuvantes.
Michael Chicklis, de The Shield, ficou com o momento tipicamente hollywoodiano. Era um ator que ninguém conhecia até um ano atrás e saiu ontem da festa com um dos prêmios mais cobiçados e encabeçando uma série de sucesso. Um feito, aliás, cada vez mais difícil para atores fora do padrão de beleza, como ele, e com alguns anos a mais na identidade.
O grande perdedor da noite foi a série A Sete Palmos (Six Feet Under). Eram 23 indicações, mas ganhou apenas na categoria Direção para série dramática. Muita gente no Brasil nem deve saber do que se trata, afinal a HBO Brasil, apesar de herdar ótimas séries da matriz americana, não consegue emplacá-las. Foi o caso de Sex And the City (ex-Sexo e a Cidade, na época em que foi exibida na HBO Brasil), que hoje pode ser vista no Multishow.
O canal Sony decidiu exibir o show sem legendas, nem comentários. Se por um lado a decisão pode ter irritado quem não é fluente em inglês, por outro poupou os ouvidos do público dos erros - como ouvir Twin Peaks ser chamada de Cerquinhas Brancas, e Denzel Washington sendo anunciado como uma grande atriz - da luta contra as piadas muitas vezes intraduzíveis dosbapresentadores, e dos comentários nem sempre iluminados, ou bem informados, dos apresentadores locais. Para quem perdeu, a reprise é na semana que vem, desta vez com legendas. E erros sem desculpa.
Confira a lista dos ganhadores:
Série
Dramática
The West Wing
Série
de Comédia
Friends
Mini-série
Band of Brothers
Filme Feito
Para a TV
The Gathering Storm
Ator em Série
Dramática
Michael Chiklis (Detective Vic Mackey, em The Shield)
Atriz em Série
Dramática
Allison Janney (C.J. Cregg, em The West Wing)
Ator em Série
de Comédia
Ray Romano (Raymond, em Everybody Loves Raymond)
Atriz em Série
de Comédia
Jennifer Aniston (Rachel Green, em Friends)
Ator em Mini-série
ou filme para TV
Albert Finney (Winston Churchill, em The Gathering Storm)
Atriz em Mini-série
ou filme para TV
Laura Linney (Iris Bravard, em Wild Iris)
Ator Coadjuvante
em Série Dramática
John Spencer (Leo McGarry, em The West Wing)
Atriz Coadjuvante
em Série Dramática
Stockard Channing (Abigail Bartlet, em The West Wing)
Ator Coadjuvante
em Série de Comédia
Brad Garrett (Robert, em Everybody Loves Raymond)
Atriz Coadjuvante
em Série de Comédia
Doris Roberts (Marie, em Everybody Loves Raymond)
Ator Coadjuvante
em Mini-série ou filme para TV
Michael Moriarty (Winton Dean, em James Dean)
Atriz Coadjuvante
em Mini-série ou filme para TV
Stockard Channing (Judy Shepard, em The Matthew Shepard Story)
Atuação
individual em programa de variedade ou musical
Sting, em Sting in Tuscany... All This Time
Programa de
Comédia
Late Show with David Letterman
Direção
em Série Dramática
Alan Ball, de Six Feet Under
Direção
em Série de Comédia
Michael Patrick King, de Sex and the City
Direção
em Mini-série ou filme para TV
David Frankel, Tom Hanks, David Leland, Richard Loncraine, David Nutter, Phil
Alden Robinson, Mikael Salomon, Tony To, de Band of Brothers
Direção
em programa de variedades, música ou comédia
Ron De Moraes, Kenny Ortega, Bucky Gunts, Cerimônia de Abertura dos
Jogos de Inverno de 2002
Roteiro para
Série Dramática
Joel Surnow, de 24 horas
Roteiro para
Série de Comédia
Larry Wilmore, de The Bernie Mac Show
Roteiro para
Mini-série ou filme para TV
Larry Ramin, Hugh Whitemore, de The Gathering Storm