A CBS anunciou o cancelamento de Jericho - de novo! A série havia sido cancelada, voltou à vida por conta do apelo dos telespectadores, e foi novamente cancelada. Tudo isso no espaço de apenas dois anos. O último episódio será exibido nos Estados Unidos hoje, terça-feira.
Jericho contava a história de uma cidade que testemunha um ataque nuclear aos Estados Unidos e passa a sobreviver em meio ao caos. O anúncio oficial da CBS elogia a equipe de produção e reconhece a existência de fãs ardorosos do programa, os mesmos que foram responsáveis por trazer a série de volta das catacumbas após seu primeiro cancelamento. O anúncio, entretando, reconhece a ditadura dos números ao lembrar que além de ardorosos os fãs precisavam existir em maior quantidade.
jericho
A campanha para salvar Jericho nasceu em maio passado, após a CBS anunciar o fim da série pela primeira vez. Inspirados por um diálogo do último episódio, os fãs enviaram dezenas de quilos de amendoins ao estúdio, numa prova de que a audiência podia não ser grande, mas existia e era fiel. A campanha incluiu também a demonstração de que a série estava sendo gravada e assistida fora de seu horário de exibição. A série também teve uma boa atuação no site da CBS e no iTunes.
O sucesso do movimento de fãs levou o estúdio a produzir uma segunda temporada com apenas sete episódios. Os números da segunda temporada, entretanto, foram menores do que os índices da primeira desde a estréia mês passado. O episódio mais recente atraiu menos de 6 milhões de espectadores, número que parece grande, mas está abaixo do aceitável para uma rede como a CBS.
Dois finais foram produzidos para a série. Um deixava o público em suspense para uma terceira temporada, enquanto o outro é mais conclusivo. Ainda que tenha escolhido a segunda opção, a CBS não fecha totalmente a porta para uma nova ressurreição da série. Carol Barbee, produtora-executiva de Jericho, anunciou que está em busca de outros caminhos, reforçando a idéia de que a série pode encontrar um novo lar na TV por assinatura.