A primeira — e talvez única — temporada de Aghata Desde Sempre chegou ao fim durante a noite desta quarta-feira (30), véspera de Halloween. Com muitas reviravoltas e novos personagens importantes para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel, a produção foi uma das melhores surpresas do estúdio este ano.
Com um final duplo, muita coisa aconteceu e ficou em aberto. Por isso, vamos te contar todos os detalhes do que aconteceu no final da temporada da série.
[O TEXTO A SEGUIR CONTÉM GRANDES SPOILERS DA SÉRIE]
- Marvel confirma Joe Locke como Wiccano e explica conexão entre ele e Wanda
- Wiccano | Saiba tudo sobre o herói de Joe Locke em Agatha Desde Sempre
- Meli+: assine Disney+ com 100% OFF
O penúltimo episódio
O episódio começa com uma discussão entre Agatha (Kathryn Hahn) e Rio Vidal (Aubrey Plaza), que se revela como a personagem Morte. Elas negociam a vida de Wiccano, personagem de Joe Locke. A Morte não pode pegá-lo sem a ajuda da grande bruxa da Marvel, e por isso elas selam um acordo.
Agatha retorna à companhia de Billy e Jennifer. Eles seguem para a provação final sem uma bruxa verde e se deparam com o início do caminho. O trio especula que tudo se trata de um círculo sem fim, e então Wiccano decide colocar de volta os sapatos que haviam deixado para trás.
Eles aparecem na última sala do Caminho das Bruxas dentro de sacos pretos. Sem entender qual era o objetivo da provação, eles voltam a discutir. Jennifer lembra sua motivação para se aventurar no local e chega à conclusão de que seus poderes foram bloqueados por Agatha. Ela realiza um ritual de desbloqueio e retoma suas forças - desaparecendo instantaneamente.
Com apenas Agatha e o jovem na sala, ela o ajuda a encontrar o espírito de seu irmão, Tommy/Célere. Em seguida, ele encontra um jovem à beira da morte e transfere a alma do irmão para o corpo do jovem, que não tem o rosto revelado no momento.
Com isso, o acordo entre Agatha e a Morte é quebrado, e a poderosa bruxa verde retorna para cobrar o preço. As duas então se confrontam, mas, sem poderes, Agatha não tem chances. Quando tudo parecia perdido, Wiccano surge para ajudar na batalha. Ele cede parte de seus poderes para a bruxa, e os dois enfrentam a Morte juntos.
Em uma reviravolta, Agatha se sacrifica pela vida do jovem, que é liberado para sair ileso logo em seguida. Desta vez, diferente do que aconteceu com Wanda, a Marvel mostra o momento da morte e o cadáver da personagem, sem deixar dúvidas sobre o que realmente aconteceu.
O jovem Wiccano então retorna para a casa dos pais humanos e começa a refletir sobre a existência ou não do caminho. Em seguida, ele passeia pelo quarto e encontra todas as referências das provações do Caminho. O episódio termina com ele levando um susto ao ouvir a voz de Agatha.
O episódio final
O grande final começa com uma memória de 1750, mostrando Agatha caminhando por uma floresta enquanto entra em trabalho de parto. Quando o bebê está prestes a nascer, Morte aparece entre as árvores para levá-lo. As duas conversam e decidem dar mais tempo ao bebê.
Em seguida, vemos Agatha e seu filho, o famoso Nicholas Scratch, caçando e matando outras bruxas. A história sobre o passado da bruxa mostra que o jovem não morreu quando bebê, mas cresceu alguns anos. Preocupada com a segurança de Nick, que apenas ganhou mais tempo de vida, ela peregrina sem fim, fugindo e se escondendo.
Nesse momento, a série revela que a cantiga do caminho era, na verdade, a música que Agatha e Nicholas cantavam em sua peregrinação pelo mundo. Era uma forma de entreter a criança, que convivia apenas com a mãe. Porém, quando tudo parecia bem, a Morte retorna para buscar o garoto, deixando Agatha completamente desolada.
Ela então inventa a mentira sobre o Caminho das Bruxas para aplicar golpes em outras feiticeiras e roubar seus poderes, e Wiccano materializou essa história. A série então retorna para o presente, mostrando que Agatha virou um fantasma com o cabelo branco, como nos gibis. Os dois brigam, e ele decide banir a alma de Agatha do plano dos vivos, mas ela consegue impedi-lo. Após uma conversa, eles decidem que ela será a mentora espiritual de Wiccano. Ele destrói o caminho, e os dois partem em busca de Tommy.
Não se sabe o paradeiro da Morte nem como ela pode voltar a atrapalhar a vida dos filhos de Wanda, mas uma coisa ficou clara, ela irá retornar. Tudo aponta para um segundo ano da série, com Wiccano em busca de Célere e Agatha explorando seu luto pelo filho. Ainda sobre Nicholas, com ele e Mephisto mencionadas, não é impossível que ambos apareçam em uma possível segunda temporada da produção — e quem sabe até como os grandes vilões da série, como aconteceu nos quadrinhos da Casa das Ideias. Bom, tudo depende de Kevin Feige.
Agatha Desde Sempre é estrelada por Kathryn Hahn, Joe Locke, Sasheer Zamata, Ali Ahn, Maria Dizzia, Paul Adelstein, Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili, com Debra Jo Rupp, com Patti LuPone, e Aubrey Plaza.
Os produtores executivos são Kevin Feige, Louis D’Esposito, Brad Winderbaum, Mary Livanos e Jac Schaeffer, que também é a roteirista-chefe. As diretoras da série são Jac Schaeffer, Rachel Goldberg e Gandja Monteiro.
A primeira temporada de Agatha Desde Sempre já está completa no Disney+. Um segundo ano ainda não foi confirmado.