Andor retorna com ótimo arco mostrando que Rebelião necessita de unidade e líder

Séries e TV

Artigo

Andor retorna com ótimo arco mostrando que Rebelião necessita de unidade e líder

Episódios já estão disponíveis no Disney+

Omelete
6 min de leitura
22.04.2025, às 22H00.

[Texto com spoilers dos três primeiros episódios da segunda temporada de Andor] 

A primeira temporada de Andor deixou claro o principal mote de Rogue One: sacrifícios precisarão ser feitos pelo bem maior. A rebelião em Ferrix, Cassian (Diego Luna) abrindo mão de estar junto dos amigos para encontrar Luthen (Stellan Skarsgård) e Mon Mothma (Genevieve O’Reilly) entregando a filha para um relacionamento que lhe ajudaria com a lavagem de dinheiro para a causa.

00:00/09:08
Truvid
auto skip

A série retorna um ano depois do final do primeiro ano e quatro antes da Batalha de Yavin, quando Luke destruiu a primeira Estrela da Morte. Essa contagem de tempo marca logo os primeiros segundos da nova temporada, já que vamos acompanhar uma bomba relógio, um período em que o Império avança ainda mais com sua violência sobre a Galáxia, os rebeldes precisam juntar mais forças e, claro, sabemos o que acontece ao fim de Rogue One. É uma contagem regressiva de fatos que tornam a história ainda mais urgente, mesmo que ela se dê ao luxo de pisar no freio várias vezes e mostrar que esse universo é gigante e precisa ser explorado como tal. As linhas narrativas se encontrarão no principal ponto, mas nem todos os caminhos precisam ser ditados da mesma forma ou sempre ancorados na jornada do herói da trama.

O segundo ano começa com Cassian Andor em uma missão, roubar um protótipo de Tie Fighter de uma base de testes do Império. O roteiro de Tony Gilroy brinca com a relação do espião e da aliada que ainda não está 100% comprada pela ideia de virar de lado. Será que vale a pena? É aí que o talento de Diego Luna entra para mostrar mais uma vez o acerto que foi decidir contar a história deste personagem. Ele teme pela missão, mas precisa se posicionar como o grande asset da rebelião que é. Soma-se a isso uma excelente cena de ação e temos o começo perfeito para embarcarmos de vez nesta “reta final”.

A série logo começa a nos posicionar com os personagens nesse um ano que se seguiu ao final do primeiro ano. Mon Mothma está em Chandrila ocupada com os preparativos do casamento de Leida. Logo entendemos que as comemorações serão palco de uma trama de bastidores que pode colocar toda a operação dela e de Luthen em risco. O “vendedor de antiguidades” logo aparece como um convidado surpresa e deixa claro que tem um plano para as festividades. Ao longo dos três episódios acompanhamos esse jogo de conversas de canto e mensagens não tão claras assim, principalmente as que envolvem Tay Kolma (Ben Milles), o amigo de Mon. Ele passa a deixar claro que precisa de algo da senadora em troca por sua ajuda. Seu comportamento estranho começa a deixar Mothma preocupada e Luthen logo se mostra pronto para tomar uma atitude. Ainda que Mon Mothma hesite de primeira, quando Kolma deixa claro que pode ser uma ameaça, ela não interrompe os planos de Luthen. Ao fim do terceiro episódio, vemos o retorno de Cinta (Varada Sethu) - para a tristeza de Vel (Faye Marsay), que sente falta da companheira. Cinta segue seu papel na causa rebelde e subsitui o piloto de Kolma sem que ele saiba, para dar um fim no chantageador.

Do outro lado da Galáxia, o Império segue cada vez mais expandindo sua política fascista e prepara um novo golpe para os planos com sua arma maior: a Estrela da Morte. Agora, ele envolve o planeta Ghorman, conhecido pelos fãs mais estudados de Star Wars, e o mineral Calcita, que é encontrado em seu subterrâneo. Na reunião para apresentar o plano para um pequeno grupo de comandantes e figurões, quem lidera é Orson Krennic, trazendo Ben Mendelsohn de volta ao universo. Ele está comandando a operação e não vai medir esforços ou vidas de cidades inteiras para conseguir a fonte de energia. Tony Gilroy já havia dito que as comparações entre Andor e o nosso mundo não seriam poucas e logo de cara já vemos um grupo de líderes opressores que não se importarão em qualquer dano causado, apenas para conseguir os meios naturais necessários para seu objetivo. Guerras por petróleo, gás e, quem sabe um dia, água, foram e ainda serão baseadas no mesmo tipo de atitude no nosso mundo. Dedra Meero (Denise Gough) está na reunião e Krennic afirma que ela chamou sua atenção. A oficial do Império dá um conselho para o comandante que pode ser importante para os próximos episódios: deixar os rebeldes errarem.

A rebelião ainda não consegue se estabelecer como uma grande força organizada contra o Império. Andor nos mostra que as diversas lideranças e a falta de unidade podem ser a ruína do movimento. Isso fica óbvio quando Cassian chega em um planeta para entregar o Tie Fighter roubado e acaba preso por um grupo de rebeldes que brigam entre si e não têm nenhuma voz de comando. Essa prisão do herói no planeta se estende mais do que deveria, mesmo criando bem o senso de que ele não vai chegar a tempo de salvar seus amigos em um outro planeta. Parece pouco quando percebemos que essa trama dura quase todos os três primeiros episódios, mas ela acaba entregando um detalhe importante no final: Cassian está em Yavin, local onde a base rebelde será estabelecida. O que o grupo precisa é de nomes como Mon Mothma - e Leia no futuro - para estabelecer de vez essa frente.

Andor acerta ao expandir ainda mais o universo e a força do Império em outras partes. Bix (Adria Arijona), Brasso (Joplin Sibtain) e Willmon (Muhannad Ben Amor) estão vivendo em um planeta cheio de plantações e logo os soldados imperiais aparecem para fazer uma varredura em busca de pessoas sem vistos para estarem ali. Perseguições aos imigrantes, trabalhadores da região que não tem mão de obra suficiente? Tony Gilroy avisou! Bix ainda sofre com os traumas causados pelas torturas do Doutor Gorst, em Ferrix, e logo, outro oficial tenta abusar dela mais uma vez. Como os fascistas que sempre foram inspirados, os imperiais não conhecem barreiras ou direitos. Matam, torturam e usam qualquer ferramenta para conseguir a informação que precisam, deixando mais uma vítima no caminho: Brasso.

Ainda que o arco dos três episódios pareça muito para o que acontece nas quase 2h30 de história, Andor toma tempo para mostrar mais das personalidades, do dia a dia e das lutas dos personagens. Dos bastidores com Luthen e Mon Mothma, a luta com Bix, Brasso e Cassian e até um conflito de família, com o, agora, casal Dedra e Syril (Kyle Soller) e a mãe dele, cada pedacinho desse quebra-cabeça acaba se mostrando fundamental para o todo. A série torna a fantasia de Star Wars em um universo vivo, onde as pessoas se envolvem entre si, tomam porre, dançam, erram e sofrem, provando que essa Galáxia não está tão distante assim.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.