Séries e TV

Artigo

Animal Kingdom | Com "Família Soprano surfista", série promete sexo, violência e imprevisibilidade

A série baseada no premiado longa-metragem de David Michôd chega ao TNT com a responsabilidade de honrar o original

08.06.2016, às 16H55.

No ano de 2010, o diretor e roteirista David Michôd deixou a crítica cinematográfica do mundo todo aos seus pés ao lançar seu primeiro filme, o intenso e controverso Animal Kingdom. O filme, que venceu prêmio do júri do Festival de Cinema de Sundance, surpreendeu o público com uma história minimalista e brutal sobre como as famílias podem ser apodrecidas por um legado criminoso, regado de sangue e drogas, liderado por um homem frio e cruel que é ironicamente chamado de “Papa”.

None

Com uma coleção de prêmios e uma premissa muito acessível, logo foi anunciado como oAnimal Kingdom frutificaria na televisão, numa adaptação feita por Jonathan Lisco e produzida pelo próprio criador do universo. Michôd se juntou à produtora principal Liz Watts e juntos, eles começaram a arriscar uma transposição para a TV que tanto poderia funcionar, como poderia arranhar a preciosa reputação do longa. O projeto foi comprado pela TNT, que no final do ano passado encomendou uma primeira temporada completa, de 10 episódios, e que estreou oficialmente no último dia 07 de Junho.

Welcome to the Jungle

00:00/01:00
Truvid
auto skip

Animal Kingdom começa quando a mãe do jovem Josh (Finn Cole) morre de uma overdose galopante e deixa-o aos cuidados da vó materna, que há anos não via o menino. Josh sempre soube que havia alguma coisa de errada com sua família. Ao chegar na casa da avó, Josh logo percebe as razões pelas quais sua mãe nunca o quis perto da família.

Ellen Barkin (que vocês conhecem como a Nana, de The New Normal), ficou com a responsabilidade de viver a versão televisiva da emblemática “Smurf”. A avó de Josh administra uma casa tomada de homens temperamentais, que têm como “profissões” o latrocínio, o sequestro e o tráfico. Ser “fora da lei” naquela família é tão natural quanto ir ao banheiro e é claro que numa rotina como essa, nenhum outro comportamento que não fosse o da conivência seria permitido. Josh não tem para onde ir e tampouco acredita que ficar seja sua melhor saída, algo que ele percebe já nos primeiros minutos, o que deixa sua perspectiva de futuro como membro da “quadrilha” dos Cody ainda mais assustadora.

Quem Sai aos Seus Não Degenera

A narrativa do episódio-piloto é praticamente a mesma do longa-metragem. Muda-se apenas o cenário, criando outra atmosfera. Sai a rústica Austrália e entra a Califórnia ensolarada dos Estados Unidos. Apesar de ter uma história que se conduz de forma muito semelhante a do longa, era preciso distanciar as obras, o que tornou a mudança de cenário ainda mais eficiente.

O clima alaranjado do verão norte-americano providenciou um elenco masculino sarado e bronzeado. Saiu de cena a melancolia e o tom “acinzentado”, o minimalismo tanto visual quanto textual do longa. Entrou uma paleta quente, uma certa urgência imagética e uma linguagem mais objetiva e estrategicamente comercial. Algumas cenas do filme até se repetem no piloto, mas considerando que o longa não pode virar um grande spoiler, é bem provável que as semelhanças terminem por aí.

A escolha de John Wells para a direção da premiere também foi bastante calculada. O showrunner, que é especialista em dramaticidade super-eloquente (vide ER e Third Watch, algumas de suas criações), tem na bagagem a adaptação da igualmente transgressora Shameless, uma comédia também focada na forma como o legado negativo de uma família pode impedi-la de viver em paz por gerações infinitas. Essa auto-referenciação que Wells faz em si mesmo esbarra em referências ainda maiores como The Sopranos e Sons of Anarchy, ambos sobre o crime dentro do seio familiar, que soterram todo e qualquer sinal de paz de espírito.

Vista por esse lado, Animal Kingdom não é uma série que pode ter muito de novo a oferecer. Porém, sua notável qualidade de produção salva-a de constrangimentos hipotéticos e a coloca no lugar de interesse de um setor específico da audiência: aquele que procura sexo, violência e imprevisibilidade. Sim, porque se a série decidir honrar o original, absolutamente tudo pode acontecer. Por isso, somente ao final dessa temporada é que poderemos descobrir se o “experimento forçado” que levou Josh a passar esse tempo com os parentes, poderá ser verdadeiramente comparado a uma “viagem” pelo complexo e metafórico “Reino Animal”.

* Animal Kingdom ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.