Séries e TV

Artigo

Agents of SHIELD | Como a série da Marvel tem adiantado alguns dos principais assuntos dos próximos filmes

Atração já introduziu parte do que o público verá em filmes como Capitã Marvel e Homem-Formiga e a Vespa

05.05.2018, às 18H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Agents of SHIELD, há cinco temporadas no ar, perdeu parte da força que tinha em seu ano de estreia - mas não carrega a culpa  disso. Havia uma expectativa no lançamento da derivada dos cinemas de que as estrelas dos filmes fariam participações ocasionais na atração, o que, com exceções pontuais de Maria Hill (Cobie Smulders) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), não chegou a acontecer. Isso afastou muitos fãs do MCU da série, contudo, pode ter sido um erro para muita gente. Ao longo das temporadas, a série serviu - e segue servindo - como plataforma de introdução embrionária para diversos temas que, em seguida, ganham importância no cinema.

Há uma teoria de que Agents of SHIELD pode ter antecipado algumas temáticas que deverão ser abordadas em Vingadores 4 e a principal delas diz respeito a viagens temporais. Na cena pós-crédito, pouco antes de se desintegrar, Nick Fury apanha um aparelho e tenta conectar a ainda inédita no MCU Capitã Marvel, cujo filme estreia em 2019 e é ambientado nos anos 1990. Desde que a ambientação do filme foi anunciada, os fãs passaram a se questionar em que lugar do espaço a personagem esteve esse tempo todo, já que nunca foi mencionada. O ponto é que há a possibilidade do chamado de Fury não ter sido enviado para a heroína através do espaço, mas do tempo.

Isso é algo familiar para os espectadores de Agents of SHIELD. No começo do quinto ano, por exemplo, os heróis da série descobriram ter sido lançados no tempo e desde então a trama foi conduzida por um loop temporal e por flashforwards. Não é de hoje que os fãs especulam uma viagem no tempo em Vingadores 4 e é possível que não só Capitã Marvel passeie pela temática, mas também Homem-Formiga e a Vespa. Em fotos do set de Vingadores 4, os heróis principais foram vistos com uniformes antigos, no que parece ser a Batalha de Nova York do primeiro filme da equipe. O Homem-Formiga, que não estava originalmente nas cenas, também aparece lá - tudo isso pode indicar que Homem-Formiga e a Vespa mostrará Scott Lang (Paul Rudd) viajando no tempo pelo Reino Quântico - o que deverá ser importante para os eventos de Vingadores 4.

Kree x Skrull

Além disso, há outro tema que Agents of SHIELD já adiantou há algum tempo e que deverá influenciar os próximos filmes da Marvel: os kree. Nos quadrinhos, Carol Danvers (Brie Larson) é uma piloto da Força Aérea que adquire poderes após ser exposta a radiação da explosão de um maquinário kree. Resumidamente, seu corpo é modificado a nível celular, fazendo com que ela se torne uma híbrida kree/humana. Os kree não são uma novidade na série sobre o time liderado pelo agente Coulson (Clark Gregg) - a primeira citação aconteceu já na temporada de estreia e a raça alienígena foi ganhando relevância ao longo da atração. Houve, entre outras coisas, um corpo misterioso, um soro milagroso e, finalmente, embates e interações com as criaturas azuis.

Ainda sobre os kree, enquanto eles eram referenciados já no primeiro ano série, a raça alienígena só foi apresentada no cinema em Guardiões da Galáxia, quando Lee Pace deu vida a Ronan, o acusador - personagem que, aliás, voltará em Capitã Marvel. O público já sabe também que os principais vilões do filme da heroína serão o povo skrull. Ainda que de forma muito mais sutil que no caso dos kree, eles também já marcaram presença entre o time de Coulson. Por exemplo, durante “Eye of Spy”, quarto episódio da primeira temporada, uma escrita skrull aparece em um quadro negro, algo que volta a acontecer no “Beginning of the End”, 22º capítulo do mesmo ano - uma referência similar às que ocorrem em Guardiões da Galáxia Vol. 1 e Vol.2.

Multiverso

Por fim, há também a possibilidade, ainda que mais remota, da série introduzir o conceito de multiverso de forma mais palatável ao público. A saga do Doutor Estranho já apresentou essa possibilidade e o próprio Benedict Cumberbatch disse durante entrevista ao ComicBook que o cinema se aproxima "do estágio no qual este universo, mesmo dentro do nosso mundo, ficou muito lotado e está prestes a explodir para outras dimensões”. No terceiro episódio da quinta temporada, "A Life Spent", houve um easter egg com o número 616, a versão da Terra onde se passam as principais histórias da Marvel nos quadrinhos. Adiante, no 19º capítulo, Fitz (Iain De Caestecker) basicamente ouve Deke (Jeff Ward) não só descrever detalhadamente o conceito de multiverso, como fala também sobre se mover entre essas diferentes realidades.

Para além disso, vale a pena seguir acompanhando a série - caso ela seja renovada para o sexto ano, algo que ainda não se confirmou apesar de faltarem apenas dois episódios para o fim da quinta temporada. Apesar de ter ganhado cada vez mais independência do cinema quando o enredo é analisado de forma mais prática, a série é, entre todas as outras do MCU, a mais conectada ao que acontece na telona. Tramas como a de Capitão América 2, sobre a SHIELD estar corrompida pela Hydra, é um exemplo de evento do filme que fez a série virar de cabeça para baixo e apresentar desdobramentos interessantes.

Com a conclusão catastrófica vista em Vingadores: Guerra Infinita, é de se esperar que algo grandioso aconteça com os agentes - principalmente levando em conta que Thanos e os “eventos estranhos de Nova York” já foram citados nos episódios "The One Who Will Save Us All", respectivamente o 19º e 20º da quinta temporada. Alguns fãs apostam que a série deva concluir a temporada no mesmo ponto do filme, outros apostam até que será o multiverso que livrará a equipe da tragédia. Independende do que aconteça agora, não seria uma surpresa se parte da chave para a salvação do universo em Vingadores 4 já tivesse feito uma pontinha na série subestimada da Marvel.

Vingadores: Guerra Infinita já está em cartaz nos cinemas e Vingadores 4 está marcado para 2 de maio de 2019. Agents of SHIELD é transmitida pelo canal pago Sony.

Por dentro de Vingadores: Guerra Infinita

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.