O sétimo ano de Game of Thrones se aproxima e cada vez mais trailers e fotos dão pistas sobre o futuro dos personagens. Em imagens inéditas publicadas pela Entertainment Weekly, Maisie Williams apareceu em imagens ao lado de Sophie Turner, Isaac Hempstead-Wright e Kit Harington, caracterizados como, respectivamente, Arya, Sansa, Bran e Jon Snow. Uma coisa que chamou atenção no traje de Arya é que, além da tradicional Agulha, sua espada, ela estava carregando também uma adaga. Mas não qualquer uma: o objeto em questão é a já conhecida adaga de Mindinho - e, obviamente, isso acabou sendo fonte de várias especulações.
Da última vez que vimos Arya Stark em Game of Thrones, a jovem estava resolvendo de vez seu arco com os Homens Sem Face. Após ficar cega, ser esfaqueada pela Criança Abandonada (Faye Marsay), correr pela própria vida e ir embora de Braavos, a jovem apareceu pela última vez já nas Gêmeas, a residência de Lord Walder Frey (David Bradley) - onde ela usou os poderes recém-adquiridos para matar os filhos do tirano, fazer uma torta com seus corpos e servir para o patriarca Frey, antes de cortar sua garganta. Já Petyr Baelish encerrou suas cenas no último ano em Winterfell, após ser chamado por Sansa para ajudar Jon Snow e os aliados dos Stark a derrotar o exército de Ramsay Bolton (Iwan Rheon). Em seus últimos momentos, ele revela a Sansa seus planos de chegar ao Trono de Ferro e assiste Jon ser nomeado Rei do Norte.
Já é possível saber algumas coisas sobre onde eles estarão nos próximos episódios com base no conteúdo de divulgação. No segundo trailer, Arya surge cavalgando, mas só é possível ver Agulha - na cena, ela parece ainda estar a caminho de Winterfell. No mesmo vídeo, Mindinho aparece espreitando algo atrás de uma parede na penumbra - a cena é a mesma já exibida no primeiro trailer. Nele, Arya também aparece, cavalgando em uma floresta e, em outro momento, fazendo uma fogueira. Mindinho, por outro lado, aparece falando com Sansa. "Seu pai e seus irmãos se foram, mas você está aqui. A esperança contra a tempestade que vem aí". Em seguida, vemos Jon Snow encurralando Mindinho na parede.
Ainda que Petyr tenha sido fundamental para a vitória de Jon Snow contra Ramsay, sua situação não é a mais confortável em Winterfell. Sansa não parece ter perdoado o fato dele tê-la deixado com Bolton e parece estar usando a obsessão platônica de Mindinho para controlá-lo. A jovem já mostrou ter endurecido graças à suas experiências traumáticas ao longo de toda a série. Como a intenção de Mindinho é a de colocar Sansa no lugar legítimo de líder Stark - e não o jovem bastardo - é fácil presumir que os dois poderão ter atritos em função disso.
Colocando as coisas na ponta do lápis, Mindinho foi um dos responsáveis pela morte de Ned Stark (Sean Bean), após ele ter decidido revelar que os filhos de Cersei (Lena Headey) eram ilegítimos - Baelish concordou em assegurar a lealdade dos Capas Douradas ao patriarca do Norte, nomeado como Regente e Senhor Protetor após Robert (Mark Addy) ter se ferido mortalmente, quando ele agisse contra Cersei. O que Mindinho acabou fazendo foi trair Ned, subornando a Patrulha de Porto Real para defenderem a Rainha. O resultado disso foi a morte e a execução de Ned, além de ter sido o começo de todas as dificuldades enfrentadas por Arya e sua família - logo, seria importante para sua própria sobrevivência que a jovem, ou qualquer outro Stark (em especial, Bran, que é o mais apto a descobrir coisas do passado), não viesse jamais a saber disso.
A adaga de Petyr também teve seus momentos de glória na trama, ainda que esteja esquecida. Quando Catelyn (Michelle Fairley) vai para Porto Real avisar o marido da tentativa de assassinarem Bran, ela encontra Mindinho e mostra a ele a adaga de aço valiriano utilizada no ataque. Ele, mais uma vez, mente, dizendo que o objeto era dele até que o perdeu em uma aposta para Tyrion Lannister, colocando sobre ele a responsabilidade pela tentativa de matar o jovem. Por conta dessa mentira, o caçula Lannister é capturado sob ordens de Catelyn e a guerra de fato começa.
A adaga estar sob posse de Arya indica primordialmente que Mindinho não está mais com ela - além de ser importante para a jovem Stark, já que o aço valiriano é eficaz contra White Walkers. Há uma teoria entre fãs de que as conspirações de Baelish irão finalmente culminar em seu fim: se o primeiro trailer mostrou ele tentando criar uma ruptura entre Sansa e Jon, o segundo mostra a própria jovem assegurando a necessidade dos Stark permanecerem unidos ao dizer que "quando as neves caem e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morre, mas a matilha sobrevive". Já que a adaga está sob posse de Arya, é possível que ela mesma seja a executora de Petyr Baelish.
- 9 detalhes do segundo trailer de Game of Thrones que merecem atenção
- O que o retorno de Beric Dondarrion pode significar na série
Contudo, há uma outra teoria que pode ser adicionada nessa confusão entre a Jon, Sansa, Arya e Mindinho. Na quinta temporada, a jovem ruiva e Baelish conversam sobre Lyanna Stark (Aisling Franciosi) nas criptas de Winterfell. Mindinho diz que "todos os sorrisos morreram" no dia em que Rhaegar Targaryen deu a coroa de rosas de inverno a Lyanna. A escolha de palavras dele nessa situação é curiosa: ele diz que infelizmente muitos precisaram morrer por Rhaegar ter "escolhido" Lyanna e é corrigido por Sansa, que fala que o que Rhaegar fez foi transformar Lyanna em uma vítima de sequestro e estupro. Nesse momento, Mindinho cerra os olhos e sorri de modo dissimulado. Além de não insinuar que Lyanna teria sido raptada, versão universal sobre o caso, ele trata a relação entre os dois como um caso de amor mútuo. Esse fato somado à insistência de que Sansa é a última Stark viva, e portanto, líder legítima do Norte, pode não ser apenas em função de Jon ser um bastardo, mas dele saber que o rapaz não é, de fato, sucessor de Ned Stark, mas seu sobrinho.
Caso isso seja verdade, a chegada de Arya pode ser um grande problema para Mindinho, já que, eliminando Jon Snow da linha de poder de Winterfell, agora ele precisaria contar com mais uma Stark sobrevivente e, logo, potencial herdeira do Norte. Ainda que a jovem seja mais nova, não é algo exatamente respeitado em Westeros - os Baratheon que o digam. O resultado de tentar criar um atrito entre Arya e Sansa pode ser o motivo da adaga de Mindinho agora estar na cintura da jovem - e, consequentemente, do fim da caminhada de Petyr Baelish por Westeros.
Os capítulos inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho. Em tempo, a emissora também começou a disponibilizar assinaturas independentes do HBO GO, serviço de streaming, na América Latina - saiba mais.