Cersei Lannister (Lena Headey), atual Rainha dos Sete Reinos em Game of Thrones, pode ter terminado a sexta temporada no Trono de Ferro, mas as coisas nunca estiveram tão complicadas para ela. O principal motivo disso é a morte de Joffrey (Jack Gleeson), Myrcella (Nell Tiger Free) e Tommen (Dean-Charles Chapman) - não só pelo fato da dor de perder todos os três filhos, mas pelo fato apontar para a conclusão da profecia que ronda a vida da soberana.
Cersei é atormentada pelo augúrio de uma maegi desde o começo da série e, ainda que previsões místicas nem sempre acertem o alvo de forma linear na trama (Stannis Baratheon que o diga), tudo que foi vaticinado na vida da viúva de Robert (Mark Addy) vem se confirmando até agora. Na infância, Cersei ouviu que casaria com um rei e ela de fato casou. A profecia dizia que ela continuaria sendo rainha até chegar uma mais nova e mais bela, que a derrubaria e roubaria tudo aquilo que lhe fosse querido. Durante um tempo, Cersei afastou Sansa (Sophie Turner) e Margaery (Natalie Dormer) por achar que seriam elas - mas a chegada de Daenerys (Emilia Clarke) pode ser um indicativo de que a Lannister perdeu tempo com as mulheres erradas.
Nos livros, a principal parte da profecia, na verdade, é o trecho que fala de sua própria morte: "quando as vossas lágrimas vos afogarem, o valonqar enrolará as mãos na vossa pálida garganta branca e estrangular-vos-á até vos roubar a vida". O destaque da frase está na palavra valonqar, que significa irmão mais novo em alto valiriano - e é principal fonte de especulações sobre quem será o responsável por dar fim à vida de Cersei.
O primeiro nome da lista é o mais óbvio: Tyrion Lannister (Peter Dinklage). A teoria ganhou força pelo fato de, pela primeira vez em algum tempo, Cersei e o irmão estarem reunidos no mesmo continente. Tyrion retornou a Westeros junto de Daenerys, que pretende enfrentar Cersei e recuperar o trono de sua família. Em algum momento, é provável que os dois se reencontrem e, como vimos com Tywin Lannister (Charles Dance), não é exatamente um problema para o mais novo Lannister matar parentes que costumavam desprezá-lo. Cersei nunca tratou o irmão bem pelo fato de a mãe deles, Joanna Lannister, ter morrido no parto de Tyrion - e possivelmente, pela previsão da maegi.
Há outro forte indício que aponta para o anão: o fato de a palavra ter sido dita em valiriano pode ser uma indicação de que a pessoa em questão tem sangue valiriano - como os Targaryen. Até agora, na trama, Tyrion é reconhecido como filho de Tywin e Joanna, mas existem algumas controvérsias quanto a isso. Barristan Selmy foi o porta-voz nos livros de rumores de que uma espécie de obsessão do Príncipe Aerys II Targaryen, futuramente o Rei Louco, por Joanna. No ano anterior ao de Tyrion nascer e, consequentemente, de Joanna morrer, ela e Aerys se encontraram durante uma celebração. Caso Joanna tivesse engravidado do Targaryen, resignificaria o desprezo de Tywin, orgulhoso demais para revelar que a mulher havia engravidado de um bastardo do Rei, e a frase "você não é meu filho", dita por Tywin antes de ser morto por Tyrion. Isso colocaria o mais novo Lannister na perfeita posição de valonqar - irmão mais novo e com sangue valiriano.
- O que o retorno de Beric Dondarrion pode significar na série
- Arya pode estar com a adaga de Mindinho; o que isso significa?
Contudo, há outra teoria de que seja outro Lannister a dar fim à vida de Cersei: o próprio Jaime (Nikolaj Coster Waldau). Embora a Rainha desconsidere totalmente o irmão e amante como seu possível executor, vale lembrar que nos livros já foi dito que ela nasceu pouco antes de Jaime, fazendo dele também seu irmão mais novo. Jaime não ganhou o apelido de Regicida à toa: foi ele que matou o Rei Louco e pode ser que precise fazer o mesmo com Cersei, que já demonstra sinais de ter perdido o controle ao explodir vários de seus inimigos de uma vez só.
Por outro lado, as duas teorias levam em conta que o valonqar seja um dos irmãos mais novos de Cersei - mas em momento nenhum isso está explícito na profecia. Há a possibilidade de interpretar a frase como direcionada para qualquer irmão mais novo na trama. Recentemente, a descoberta de Jon Snow (Kit Harington) como um herdeiro Targaryen teria colocado o double-bastardo no páreo pelo pescoço de Cersei, já que ele seria o irmão mais novo de Rhaenys e Ageon, filhos de Rhaegar, o verdadeiro pai de Jon, e Elia Martell.
O problema de desconsiderar que o irmão mais novo necessariamente precisa ser de Cersei é que isso abre precedentes para vários outros irmãos mais novos - como a própria Daenerys. A profecia dizia que Cersei continuaria sendo rainha até chegar uma mais nova e mais bela, que a derrubaria e roubaria tudo aquilo que lhe fosse querido: Cersei já perdeu os filhos, a única coisa que lhe resta é Jaime e a coroa. Nas imagens do segundo trailer, foi possível ver o gêmeo Lannister cavalgando em meio a um campo de batalha destruído pelo exército de Daenerys, a filha mais nova do Rei Louco e de Rhaella, que morreu após dar a luz a ela. A herdeira Targaryen também possui o sangue valiriano, o que combinado com sua posição na árvore genealógica da família, a coloca como potencial valonqar. As duas partes da profecia - a da perda do trono para uma mulher mais jovem e sua morte - podem na verdade ser uma só.
- 7 detalhes que não podem passar despercebidos no primeiro trailer de Game of Thrones
- 9 detalhes do segundo trailer de Game of Thrones que merecem atenção
Além deles quatro, há ainda quem acredite em Arya (Maisie Williams) como assassina de Cersei - a Rainha segue na lista da mais jovem Stark viva - ou mesmo em Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk), irmão mais novo de Balon Greyjoy (Patrick Malahide). O motivo de considerar Euron como potencial assassino é o trecho “quando as vossas lágrimas vos afogarem”, podendo ser lido como uma referência ao Deus Afogado, divindade à qual o Greyjoy é devoto. Contudo, nenhum dos dois - por enquanto - justificaria o termo ter sido dito em valiriano, fazendo com que todas as teorias anteriores se encaixem com mais precisão. Contudo, há também a possibilidade de que ela siga viva, ainda que as perspectivas não sejam as mais favoráveis para ela levando em conta o exército de inimigos acumulados até aqui.
Os capítulos inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho. Em tempo, a emissora também começou a disponibilizar assinaturas independentes do HBO GO, serviço de streaming, na América Latina - saiba mais.