Séries e TV

Artigo

Outcast tem ótima estreia, apresentando um bom protagonista perturbado de verdade

Série sobre exorcismo do criador de The Walking Dead caminha na direção certa

24.05.2016, às 15H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H43

Outcast, a nova série sobre exorcismo, demônios e possessões não chega sozinha à TV. Acompanhada de produções como Damien e The Exorcist, a produção introduz sua proposta de abordar o assundo de uma maneira diferente. Baseada na HQ homônima de Robert Kirkman (The Walking Dead) e Paul Azaceta, a série conta a história de Kyle Barnss (Patrick Fugit), um rapaz atormentado por demônios ao longo de toda a sua vida. Aparentemente amaldiçoado, Kyle sofre principalmente porque as possessões não acontecem com ele, mas com seus familiares, sempre trazendo dor e desconforto para todos à sua volta.

None

O episódio de estreia de Outcast estabelece que Kyle é exatamente aquilo que o título aponta: um pária, banido da sociedade por si mesmo pelos acontecimentos do passado. A narrativa, ao longo de 55 minutos, indica constantemente que há algo de errado com ele, mas inicialmente não especifica o que exatamente o atormenta. Ele vive sozinho em uma casa que mais parece estar abandonada, colaborando com falta de banho e autopreservação à punição que ele pensa merecer.

Apesar da série ter como foco a tormenta de Kyle, "A Darkness Surrounds Him" abre com o jovem Joshua (Gabriel Bateman) sofrendo de uma possessão. Não há subversão alguma e o gênero segue à risca todas as suas regras, desde o efeito da água benta no menino até a influência do sol, preces e a mera presença de uma cruz. Não há necessidade de inventar nada novo, o clássico quadro de possessão ainda assusta o suficiente - principalmente quando a vítima é um garoto de dez anos. Bateman entrega uma excelente e intensa performance como o possuído, com direito a violentas brigas com adultos, ameaças verbais extremas em um tom de voz diferenciado e inúmeros momentos atuação física acentuada.

Através de flashbacks, entendemos parte da história de Kyle e os motivos de sua alienação da sociedade. Fortes cenas mostram sua mãe abusando do pequeno filho, batendo nele e prendendo-o na dispensa da cozinha. Foi ali que começou sua maldição; sua mãe, possuída por uma entidade, teria sido salva pelo garoto, mas perdera a guarda do filho no processo, além de ter ficado com sequelas. A questão é que a possessão não foi um evento único e o fenômeno volta a atormentá-lo mais à frente, agora com sua esposa; o que traz ainda mais pesar à sua vida e, consequentemente, o leva à solidão.

A estreia de Outcast apresenta os fatos de forma concisa, deixando as obviedades de lado. Não precisamos saber tudo sobre o passado de Kyle imediatamente, podemos ir descobrindo aos poucos - sua vida teve inúmeros percalços até hoje que não cabem na primeira hora da série, além de ser desnecessário apresentar todas os detalhes de uma vez só. Kyle aparentemente é um exorcista, mas não sabe ao certo o que fazer em suas sessões - é com a ajuda do reverendo Anderson (Philip Glenister) que tudo começa a tomar forma, começando pelo exorcismo de Joshua.

Devemos descobrir mais sobre o passado de nosso protagonista nos próximos episódios, já que ele seguirá em uma jornada para entender melhor a maldição que o assola desde a infância. Ainda assim, a série não deve deixar de ter eventuais casos de exorcismo em diferentes situações, mas o excepcional episódio de estreia estabelece um interessante ponto de partida para a história de Kyle e suas habilidades.

O primeiro episódio de Outcast foi liberado online na íntegra, assista. A série será exibida simultaneamente com os EUA à 0h30 de sexta para sábado no canal pago Fox1. A estreia oficial do programa acontece em 3 de junho.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.