Séries e TV

Artigo

The Flash e Supergirl | Crossover musical é respiro que séries precisavam, mas vilão é subaproveitado

Grant Gustin, Melissa Benoist e Darren Criss relembram os tempos de Glee em episódio divertido

22.03.2017, às 13H32.
Atualizada em 09.10.2019, ÀS 13H56

O esperado 17º episódio de The Flash, "Duets", deu continuidade ao crossover iniciado em "Star-Crossed", capítulo de Supergirl que termina com Kara (Melissa Benoist) desacordada pelos poderes do recém-chegado vilão extraterrestre Music Meister (Darren Criss). Dirigido por Dermott Downs, a trama começa com uma memória de Barry (Grant Gustin) e sua mãe assistindo o clássico Dançando na Chuva, uma forma de já brincar com o gênero que norteia o episódio inteiro. "Duets", que vem logo após Kara e Barry enfrentarem crises em seus respectivos relacionamentos, é um episódio menos focado em enfrentar vilões e mais empenhado em falar sobre curar corações partidos.

Mon-El e J'onn levam Kara desacordada até o mundo de Flash para tentar acordar a moça, mas o tiro sai pela culatra. Music Meister aparece por lá também e coloca Barry para dormir junto com a super-heroína. Quando os dois se dão conta, estão em uma realidade alternativa ambientado nos anos 1940, auge do jazz. Nesse cenário, Malcolm (John Barrowman), Joe (Jesse L. Martin) e Martin (Victor Garber) - esses últimos, aliás, casados nesse mundo - são rivais da máfia, Winn (Jeremy Jordan) é um pianista e Cisco (Carlos Valdes) é um garçom que sonha com o estrelato. Em uma cena clássica de musicais, com dança coreografada e personagens afinados, Music Meister explica que os jovens precisam seguir uma espécie de roteiro se quiserem voltar ao mundo real com vida.

A primeira canção do especial fica por conta de Melissa Benoist, que se apresenta no palco do clube cantando "Moon River", clássico interpretado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo. Em seguida temos dois números com vários atores do elenco: a animada "Put A Little Love In Your Heart" e a suave "More I Cannot Wish You". Kara e Barry se divertem dividindo os vocais de "Superfriends", escrita por Rachel Bloom da série Crazy Ex-Girlfriend. A música final fica por conta de Grant Gustin, que canta "Running Home To You" para Iris no encerramento do episódio. A faixa foi composta por Benj Pasek e Justin Paul, compositores de "City of Stars", de La La Land.

Um ponto interessante é que não apenas Criss, Benoist e Gustin, todos ex-Glee, carregam algum passado na música: John Barrowman, que interpreta Malcolm Meryln em Arrow, participa do crossover como o dono do clube fictício onde Kara e Barry trabalham como cantores. Barowman tem uma bagagem de 14 anos fazendo musicais em West End e na Broadway e já havia dito estar animado com a experiência de cantar na televisão. Carlos Valdes e Jesse L. Martin também já atuaram em grandes peças da Broadway, como Jersey Boys e Rent.

O episódio é leve e divertido, com destaque para Gustin. O ator conduz vários momentos divertidos em que situações clichês de musicais são evidenciadas - como a cena em que Criss atira o casaco para começar a cantar e Gustin fica se perguntando onde a peça de roupa foi parar. A condução da história faz piada da trama, que mostra situações sendo resolvidas com uma facilidade assustadora. De forma simples, a história fictícia de amor proibido entre herdeiros de mafiosos rivais serve de espelho para que tanto Kara quanto Barry enxerguem suas próprias falhas em lidar com seus relacionamentos na vida real. 

Contudo, como ponto negativo, a adaptação do Music Meister fez com que o vilão fosse mal aproveitado no episódio. O personagem original controla a mente das pessoas ao atingir uma determinada nota musical, ou seja, seu poder é fazer com que façam tudo aquilo que ele canta em um determinado tom. Um ótimo dom para ser aproveitado em um episódio musical, mas, por algum motivo, resolveram fazer o Music Meister de Darren Criss controlar as pessoas através do... olhar. Além disso, ao fim do episódio todo o elenco parece ter esquecido que, em dado momento da trama, o vilão drenou os poderes de Barry e Kara durante o período de coma para roubar um banco. Depois de um discurso dizendo que foi atrás dos heróis para ensinar aos dois uma lição de amor, Music Meister simplesmente vai embora afirmando que precisa ensinar uma nova lição para outra pessoa - e ninguém se incomoda com isso.

"Duets" termina com Kara perdoando Mon-El por ter mentido sobre a própria identidade por nove meses e com uma bela cena onde Barry pede novamente Iris em casamento, dessa vez pelos motivos certos, e ela aceita. O episódio foi, sem sombra de dúvidas, um respiro de descontração nas séries, principalmente em The Flash, que vinha caminhando dois dedos mais sombria que o normal. Apesar de não ser exatamente significativo para as tramas de The Flash ou Supergirl, o capítulo merece pontos positivos por divertir e pelas belas vozes de Darren Criss e Jeremy Jordan.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.