Como esperado, o grande evento que seria Ponto de Ignição, durou apenas um episódio em The Flash. Um Wally West gravemente ferido e a perda das memórias da sua vida original foram suficientes para Barry Allen se arrepender de ter salvo a própria mãe no final da segunda temporada. Ele então pede ajuda do Flash Reverso (Matt Letscher) para recriar a tragédia e restabelecer a linha do tempo oficial.
Quando “Flashpoint” começa, Barry já passou três meses nessa nova realidade. Tudo estava muito bem, com Flash deixando o combate ao crime para o Kid Flash (Keiynan Lonsdale) e trabalhando aos poucos na conquista de Iris (Candice Patton). Seus pais estavam vivos e apaixonados e tudo seguia da melhor maneira possível até que Barry começa a perder as memórias da sua antiga vida, com a possibilidade de perder seus poderes, e decide ajudar no combate a Rival, o velocista vilão dessa realidade. É quando Wally é ferido e Barry toma a decisão de consertar seus erros.
A passagem da paz para o caos no episódio é abrupta, tirando o peso de todos os traumas de Barry. Mesmo que a série não tivesse como adaptar propriamente o arco dos quadrinhos (entenda), essa foi uma escolha covarde da produção e resulta na perda da confiança do público, que passa a assumir que qualquer gancho deixado pela série não terá grandes consequências. De Ponto de Ignição, The Flash usou apenas o nome, perdendo a oportunidade de explorar novas realidades também nos outros programas da CW (Supergirl, que mudou de emissora, é a série que talvez mencione os eventos).
A atitude de Barry, é claro, não passou sem consequências e o arco dessa temporada deve ter como tema “o perigo das viagens no tempo”. Quando Flash Reverso o deixa na porta de casa, no mesmo lugar em que começou a corrida para salvar sua mãe, Barry encontra uma realidade distorcida. Iris e Joe (Jesse L. Martin) têm uma misteriosa rixa, colocando o romance novamente na casa da friendzone, e um novo vilão é apresentado: Alquimia é o nome a ser temido desse novo ano. O trailer dos próximos episódios (veja aqui) mostra mais consequências dessa nova realidade, com os retornos de Harrison Wells (Tom Cavanagh) e Jesse Wells (Violett Beane), mas não fica claro qual será a interação da série com outras Terras agora.
O Ponto de Ignição de The Flash decepcionou por desperdiçar uma oportunidade de surpreender os fãs da série e pela forma superficial com que tratou todo o drama da vida de Barry. Ainda assim, Alquimia representa um sopro inovador para o novo ano, já que seu objetivo não deve ser mais rápido que ninguém (ainda que o vilão velocista Savitar o acompanhe em seus planos malignos). É esperar para ver.
A nova temporada de The Flash estreou em 4 de outubro pela CW e estreia em 20 de outubro no Brasil pelo canal Warner.