Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Cheio de referências, novo episódio mostra consequências da dor de perder um filho

Os veteranos Rick, Carol e Morgan estiveram no centro de "Still Gotta Mean Something"

Omelete
5 min de leitura
02.04.2018, às 00H46.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

É sempre bom prestar homenagens aos bons tempos do passado e "Still Gotta Mean Something", 14º e antepenúltimo episódio da oitava temporada de The Walking Dead fez bastante disso. Cheio de referências às temporadas antigas, o capítulo enalteceu seus mortos costurando o impacto de suas perdas ao ponto em que os sobreviventes se encontram. O destaque do episódio ficou na conta dos fantasmas dos filhos perdidos, focando em mostrar como o trauma de ver seus herdeiros morrendo influenciou na construção do psicológico de Rick (Andrew Lincoln), Morgan (Lennie James) e Carol (Melissa McBride).

No caso de Rick, cuja perda foi mais recente, a trama voltou a mostrar a resistência do ex-xerife em ler a carta deixada por Carl (Chandler Riggs). O que o episódio fez, basicamente, foi entregar um Rick solidificando uma moral duvidosa e pouco amparada na ideia de justiça. Ainda que seja sempre interessante ver Rick em suas versões mais perigosas, matar homens pelas costas após desonrar a própria palavra não é algo que condiz muito com a construção da personalidade do protagonista íntegro e ético dos últimos oito anos de trama. A cena dele dizimando os Salvadores sem necessidade é necessária para dar contorno ao ponto de transtorno que o personagem chegou e deixar mais aparente as mudanças que virão em seu comportamento após a leitura da carta de Carl, algo que ele finalmente faz no fim do capítulo e que será determinante para seus próximos passos na guerra.

No caso de Carol, o episódio focou no esgotamento da sobrevivente em ver as crianças ao seu redor morrendo. O sumiço de Henry (Macsen Lintz) colocou a personagem de volta no mesmo momento de tensão já vivido pela personagem com Lizzie (Brighton Sharbino), Mika (Kyla Kenedy), Sam (Major Dodson) e, é claro, Sophia (Madison Lintz). A cena em que ela encontra o rapaz escondido atrás de troncos e raízes na margem de um rio é uma referência à segunda temporada da série, quando Rick leva a filha de Carol até um local semelhante e, após isso, ela morre - é como se, finalmente, um arco recorrente de sofrimento e tragédia tivesse sido encerrado de forma simbólica.

A questão de Morgan com o filho morto acontece após o massacre executado por ele e Rick, quando o ex-xerife o confronta perguntando qual o motivo dele ter o ajudado na primeira temporada da série - Morgan diz que foi por conta de Duane (Adrian Kali Turner). A resposta, por mais que simples, deixa uma reflexão para o personagem sobre como a ausência da necessidade de ser um exemplo para alguém deixou desregulada sua bússola moral e foi o início de um processo que desestabilizou seu psicológico. Ainda que tenha sido um alívio para os fãs da série ver a morte aguardada de Jared (Joshua Mikel), a reação de Henry à informação foi um soco no estômago do personagem.

Todo o arco de vingança de Jadis (Pollyanna McIntosh) foi, contudo, extremamente decepcionante. Foi construída uma atmosfera enorme de expectativa sobre o que a última sobrevivente do Lixão faria como o algoz de seu povo e, no fim das contas, sequer ficou exatamente claro o que ela pretendia fazer. Amarrado em um carrinho, Jadis levou Negan (Jeffrey Dean Morgan) até uma clareira onde, após um injustificável descuido dela, ele conseguiu se arrastar e fazer um punhado de fotografias como reféns para barganhar sua liberdade. É impossível achar uma justificativa razoável para Jadis ter deixado o que seriam seu objetos mais preciosos jogados no meio do lugar onde pretendia fazer sabe-se lá o que com Negan.

O que a cena do líder dos Salvadores e Jadis se propôs a fazer foi, na verdade, mostrar as fragilidades tanto de um quanto de outro. Assim como o episódio girou em torno das mortes passadas entre o grupo de sobreviventes de Rick, também houve destaque para as perdas dos vilões - no caso de Jadis, o recente massacre de seu povo, e, no caso de Negan, sua ex-esposa, a Lucille original homenageada no taco ensanguentado. Contudo, o diálogo não justificou a libertação do psicopata sem maiores consequências. No fim das contas, o principal vilão da série ainda atrapalhou um plano de fuga que envolvia um helicóptero - sim, o veículo aéreo voltou a aparecer -, algo que deverá ter destaque no futuro da série.

Como era de se esperar, levando em conta o histórico dos episódios mais recentes, "Still Gotta Mean Something" também deixou o público com um mistério: no fim de sua participação no episódio, Negan encontra alguém na estrada e oferece uma carona. Existem alguns personagens que estão desaparecidos - não, não estamos falando de Heath (Corey Hawkins) - com potencial de impactos significativos na trama. As duas pessoas mais prováveis de terem sido encontradas são Gregory (Xander Berkeley), que fugiu junto do grupo de Salvadores e ainda não foi visto, ou Laura (Lindsey Register), a única testemunha da traição de Dwight (Austin Amelio). Caso a carona tenha sido dada a essa segunda, Negan em breve saberá que a desobediência de Simon não é o único problema urgente a ser resolvido em seu núcleo de generais. Há ainda Sherry (Christine Evangelista), a esposa de Dwight, na lista de opções, ainda que seja improvável que ela retornasse ao Santuário de bom grado.

No mais, o episódio teve algumas outras menções honrosas interessantes, como o momento que Michonne (Danai Gurira) fala sobre a importância que Andrea teve para ela em seus momentos mais difíceis. Sobre a trama em si, "Still Gotta Mean Something" avançou bem pouco em relação à movimentação vista recentemente, com embates corpo a corpo entre Negan e Rick ou mesmo os ataques de Simon ao Lixão e à Hilltop - o que é um problema, visto que acaba sendo um balde de água fria nos fãs. Certamente, os produtores executivos resolveram guardar toda a amarração das pontas soltas da temporada e do arco final de Guerra Total para a dupla de últimos episódios - veja aqui o teaser.

O próximo episódio vai ao ar em 8 de abril. No Brasil, o canal pago Fox se encarrega da transmissão do seriado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.