Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Faceta humanizada de Negan é revelada em novo episódio

Além de mostrar um lado desconhecido do vilão, capítulo mostrou tensões inevitáveis entre aliados

Omelete
4 min de leitura
20.11.2017, às 01H15.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

Negan (Jeffrey Dean Morgan) voltou a mostrar a face em "The Big Scary U", quinto episódio da oitava temporada de The Walking Dead, mas, curiosamente, não foi a que o público se acostumou nos últimos anos. O novo capítulo deu alguns passos para trás a fim de mostrar o que aconteceu com o grande antagonista da série desde que ele terminou trancado em uma espécie de container com Gabriel (Seth Gilliam) e foi além disso, mostrando o desenrolar da Guerra Total do ponto de vista dos antagonistas. O mais interessante, afinal, foi a adição de várias camadas de profundidade a Negan de uma forma que ainda não havia sido vista na trama.

Até então, pouco se sabia realmente sobre as verdadeiras motivações de Negan. A conclusão óbvia de tudo o que foi visto até agora é que o homem nada mais era do que um déspota que estabeleceu uma rede de poder à base da força e do medo - Negan era essencialmente uma pessoa ruim fazendo coisas ruins. "The Big Scary U" mostrou que o personagem não só se enxerga realmente no papel do mocinho da história, justificando suas ações com base em conceitos deturpados de coletividade e redirecionando a responsabilidade de seus ator, como também se preocupa com o povo que protege - ainda que sob condições degradantes como escravidão e estupro.

Gabriel conseguiu, pela primeira vez, extrair algo do passado de Negan enquanto buscava fervorosamente a confissão do líder dos Salvadores. Isso é extremamente importante para uma construção mais multifacetada do personagem - vilões antecessores como, por exemplo, o Governador tiveram questões ligadas a sua bagagem psicológica expostas de modo a explicar suas ações. No caso de Negan, agora o espectador sabe um pouco mais de sua história: o personagem falou sobre sua ex-esposa, sobre a culpa que carrega por suas ações prévias ao apocalipse e sobre a forma como escolheu lidar com o que considera suas fraquezas.

Enquanto Negan abria o coração, o episódio mostrou também o caos em sua ausência. Além do ponto de vista de seus generais, precisando lidar com a crise de sua possível morte, foi revelado também que os trabalhadores da sede dos Salvadores não enxergam o líder apenas como um psicopata sanguinário, mas como um protetor pouco ortodoxo. Há uma relação curiosa se estabelecendo entre Dwight (Austin Amelio) e Eugene (Josh McDermitt), agora que o segundo usou uma mancha de tinta para descobrir que o rapaz de rosto queimado é uma raposa no galinheiro. Para os próximos episódios, é possível que Eugene se redima da covardia vista até então e se coloque no front de guerra para levar, junto de Gabriel, um médico até Maggie (Lauren Cohan).

Ao contrário do que parecia durante parte do episódio, "The Big Scary U" não foi mais um dos criticados capítulos focados em apenas um núcleo. A trama saiu do covil dos Salvadores para mostrar o desenrolar de um conflito anunciado anteriormente: Rick (Andrew Lincoln) e Daryl (Norman Reedus) partiram para o confronto físico. O arqueiro outrora torturado pelos Salvadores carrega um desejo fulminante de vingança que se sobrepõe aos planos mais pacifistas de Rick e isso faz com que o homem confrontasse a autoridade do líder de Alexandria. Daryl está perdendo determinados filtros éticos que, ainda que seja improvável, podem lhe custar não só a confiança de Rick como a própria vida.

Contudo, o principal momento do episódio durou frações de segundo: Rick Grimes, em sua caminhada solitária, é coberto pela sombra de um helicóptero que sobrevoa a estrada por onde ele cruza sua jornada. A menos que Negan tivesse um veículo aéreo escondido na manga esse tempo todo, isso pode ser indício de uma chance de salvação para os heróis da série, que há tanto tempo vagam sobrevivendo das formas mais selvagens possíveis. Pela primeira vez em muito tempo, um novo mistério sobre o rastro da cura para o apocalipse ou de um oásis que seja realmente indestrutível pode ter sido plantado na trama.

O próximo episódio de The Walking Dead, "The King, the Widow, and Rick", vai ao ar em 26 de novembro. The Walking Dead é transmitido no Brasil nas madrugadas de domingo para segunda-feira, pelo canal pago Fox, às 00h30.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.