Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Por que muita gente entendeu errado a última cena do novo trailer?

Muitas pessoas voltaram a apoiar a teoria de que Rick nunca teria acordado do coma

Omelete
5 min de leitura
22.07.2017, às 13H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

The Walking Dead se encaminha para a oitava temporada e, desde o primeiro episódio, muita coisa aconteceu na vida de Rick Grimes (Andrew Lincoln) - ele perdeu o melhor amigo, perdeu a esposa, ganhou uma filha (que na verdade é fruto de uma relação entre sua esposa e seu ex-melhor amigo), ficou um bom tempo vendo alucinações, enfrentou psicopatas, viu vários novos amigos morrerem, começou um relacionamento com uma espadachim, formou uma nova família. Porém, a última cena do trailer da nova temporada, que estreia em 22 de outubro, reacendeu uma teoria antiga sobre a série: de que Rick, na verdade, nunca viveu nada disso e que o apocalipse zumbi é fruto de sua imaginação.

Recapitulando: em 31 de outubro de 2010, quando a adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman foi exibida pela AMC pela primeira vez, o espectador foi apresentado ao Rick ainda no mundo normal, trabalhando como policial ao lado de Shane Walsh (Jon Bernthal). Na sequência, o protagonista é baleado e entra em coma. Na sequência, vemos alguns flashs de memória dele enquanto estava desacordado, com Shane falando sobre estar feliz por ele ainda estar vivo e deixando um vaso de flores na cabeceira da cama. Quando ele acorda, as flores já estão murchas e Rick, sozinho em um hospital destruído, descobre que o mundo virou de cabeça para baixo.

A cena final do trailer divulgado durante a San Diego International Comic-Con 2017 mostra uma imagem semelhante ao momento em que o policial desperta no episódio inicial da série. Rick aparece deitado em uma cama, já bem mais velho, abrindo os olhos. Os espectadores automaticamente fizeram uma ponte entre o novo vídeo promocional e o capítulo de estreia da trama. Segundo muita gente, a cena seria a prova definitiva de que o xerife estava sonhando e que o apocalipse zumbi nunca aconteceu de verdade. Contudo, vários fatos - alguns da própria cena de Rick acordando envelhecido - pesam fortemente contra essa teoria.

O primeiro indício que vai contra a especulação é a apresentação de uma bengala na porta. Quando Rick é hospitalizado no primeiro episódio, ele leva um tiro no peito, mas o colete à prova de balas o protege. Em seguida, ele é atingido nas costas, quase embaixo do braço, e é esse tiro que faz com que ele perca a consciência. Antes do incidente, Rick andava sem dificuldades e, até onde se sabe, nada aconteceu com suas pernas para justificar ele precisar de uma bengala.

Já levando em conta a cronologia dos quadrinhos, a bengala ali faz todo o sentido. Por lá, a luta final corpo a corpo entre Negan e Rick, termina com a vitória do ex-policial, mas, antes disso, o vilão quebra a perna dele. Na ocasião, Negan (Jeffrey Dean Morgan) termina entre a vida e a morte e, Rick, mesmo sabendo que a demora em arrumar a perna poderia causar danos irreversíveis, exige que o vilão seja atendido pelo médico antes dele mesmo. Por conta disso, Rick passa a depender de uma bengala para andar.

O próprio envelhecimento de Rick é quase paralelo ao dos quadrinhos. Na edição 127, após o fim da guerra contra Negan, há um salto temporal na trama e, ainda que o envelhecimento do policial pareça maior que o que acontece nas HQs, o visual dos dois, com uma barba grisalha cheia e cabelos curtos, é muito semelhante. No material que a série se baseia, Rick e seus amigos conseguem manter uma comunidade próspera, com criação de animais, plantações e um sistema organizado de acolhimento de sobreviventes, por um longo tempo depois da derrota dos Salvadores.

Se levarmos em conta que o flash que Rick tem de Shane no hospital não teria sido fruto de sua imaginação, ele também destoa do encerramento do trailer. Na cena exibida há sete anos, Shane deixa um vaso com flores como lírios e lavanda, todas em tons de lilás, branco e roxo - "todo mundo falou das flores, falaram para trazer. A Linda e a Diane da central escolheram as flores, dá para perceber, né", diz Shane. Já no novo trailer, o arranjo que aparece do lado da cama de Rick é bem diferente desse, com margaridas-amarelas. 

Porém, se nada disso for suficiente para refutar a hipótese de um sonho, já que, de fato, existem muitas discrepâncias entre o material impresso e o televisivo - indo desde Sophia viva até um relacionamento entre Rick e Andrea -, vale lembrar que o próprio Robert Kirkman, que não é apenas criador de toda a história dos quadrinhos, mas também produtor executivo da série de TV, já disse que a trama não é fruto do coma de Rick. Em 2014, o Uproxx publicou um artigo reunindo diversas versões da teoria de que toda a trama não passava do resultado do coma do personagem. Algumas pessoas especulavam que as pessoas na série seriam nada menos que funcionários do hospital - Hershel (Scott Wilson), por exemplo, seria o médico de Rick e Maggie (Lauren Cohan) talvez fosse uma enfermeira. Na época, o autor foi ao Twitter dizer enfaticamente que Rick está realmente acordado.

"Rick não permanece em coma. Os eventos de The Walking Dead estão definitivamente acontecendo."

Tudo indica que, de fato, a série seguirá em paralelo aos eventos dos quadrinhos - o que significa não apenas o fim da guerra contra Negan, mas a possível introdução dos Sussurradores, um grupo de vilões que se camufla em meio aos zumbis. Os episódios inéditos de The Walking Dead retornam em 22 de outubro. No Brasil, o canal pago Fox se encarrega da transmissão.

Acompanhe a cobertura completa do Omelete na San Diego International Comic-Con pelo siteFacebookTwitterYouTube e Instagram.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.