Séries e TV

Wayward Sisters | O que esperar da derivada de Supernatural protagonizada só por mulheres

Episódio especial introduziu trama que acompanhará grupo feminino de personagens encarando monstros
-
 -

Depois de tanto tempo envolvida nas confusões de Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles), Jodi Mills (Kim Rhodes) deu o primeiro passo para caçar seus próprios monstros. No episódio “Wayward Sisters”, ela se encarrega de reunir um time de mulheres para investigar - e resolver - o sumiço da famosa dupla de irmãos e, no processo, acaba resolvendo questões inacabadas entre ela e suas parceiras na missão. O episódio é o piloto de uma série homônima liderada por esse novo grupo e, usando como base essa pequena prévia, a nova produção não deixa a desejar em nada em relação a Supernatural - há confrontos muito semelhantes aos vistos na original e personagens carismáticas.

A decisão de levar o spin-off adiante, é claro, não é gratuita: a base feminina de fãs de Supernatural é enorme e, paradoxalmente, o protagonismo de mulheres nunca chegou perto de ser um ponto forte da trama. Desde a concepção de Supernatural, as personagens femininas serviram basicamente de trampolim para o desenrolar da história dos protagonistas masculinos - não por menos, toda a trajetória dos irmãos Winchester só acontece em função a morte de Mary Winchester (Samantha Smith) e dos efeitos disso no pai dos dois, John Winchester (Jeffrey Dean Morgan). Ela não é a única personagem descartada para dar sentido à jornada dos Winchester: ao longo dos anos, várias delas foram subaproveitadas ou descartadas sem pena - Jessica (Adrianne Palicki), Ellen (Samantha Ferris), Jo Harvelle (Alona Tal) e Charlie Bradbury (Felicia Day), cuja morte aliás incomodou muitas fãs, são exemplos disso.

Jodi Mills, Alex Jones (Katherine Ramdeen) e Claire Novak (Kathryn Love Newton), três das estrelas da derivada, não estão nessa posição à toa: elas são pontos fora da curva. Além de serem personagens fortes e corajosas, ao longo da série - em especial depois da nona temporada -, elas mostraram potencial para ter autonomia em relação às tramas masculinas. Muito disso, aliás, em função não só das batalhas sobrenaturais, mas da relação disfuncional entre elas - e o episódio “Wayward Sisters” já deixou bem claro que esse aspecto será algo determinante na trama. Assim como a original não se sustentaria ao longo de 13 temporadas sem explorar incansavelmente todos os conflitos e redenções possíveis no arco familiar Winchester, a nova série certamente tem muito pano para manga para desenvolver o lado dramático desse trio para além dos confrontos com monstros.

Além delas, o grupo é formado ainda por outra personagem carismática e querida pelo público: a também xerife Donna Hanscum (Briana Buckmaster). A presença dela é um respiro importante para a trama, não só por trazer humor e leveza à série, mas por oferecer um tipo de relação com Jodi diferente da vista entre ela, Alex e Claire, muito mais maternal. A amizade das duas foi um ponto alto na trajetória de Donna na série original e, com tempo, pode se tornar uma fonte de bons momentos em Wayward Sisters. Além dela, ao que a cena final do episódio indica, há um quinto elemento entre o novo time de mulheres: Patience Turner (Clark Backo), um acréscimo inesperado, mas que acrescenta muito ao grupo graças aos poderes psíquicos da moça.

É comum que pilotos de spin-offs sejam apresentados em um episódio especial de sua série-mãe e, no caso de Wayward Sisters, faz ainda mais sentido: a atração é muito parecida com a original. O estilo e a narrativa são idênticos, a maior diferença, talvez, seja que o quinteto de mulheres seja mais preparado e potencialmente mais organizado para caçar monstros do que os próprios irmãos Winchester - não por menos o episódio girou em torno do novo grupo se desdobrar para salvar a dupla de rapazes. As mulheres se reúnem justamente em função de resolver o desaparecimento deles e, no processo, percebem que são uma boa equipe - principalmente Claire, que vinha levando uma vida solitária em sua jornada salvando garotinhas de monstros assassinos.

Não há motivos para os fãs de Supernatural desconfiarem da qualidade da derivada: ela tem todos os elementos que fazem da série original um sucesso tão longevo. A série conta com personagens carismáticos, dramas pessoais, conflitos inevitáveis entre os protagonistas e muita disposição para caçar criaturas sobrenaturais. Há, contudo, um elemento que se destacou no piloto e que deverá ser um dos principais fios condutores da trama: a jornada de amadurecimento de Claire. Isso, se bem explorado, pode ser um ponto positivo para os fãs que sentem saudade dos irmãos Winchester lá das primeiras temporadas, ainda aprendendo a lidar com o complicado mundo ao redor. O piloto entregou Wayward Sisters como um complemento justo à trama original e até mesmo, quem sabe, sua substituta um dia.

Leia mais sobre Wayward Sisters
Leia mais sobre Supernatural 

Supernatural
Estreia em 13/09/05 Produção: 2005 206 episódios
sobre a série
Galeria de imagens (13)

sim.

Já que eu sou um "típico fã cego", seria obviamente mais fácil retrucar o que eu disse, não é mesmo? Afinal, "fãs cegos" ou "fanboys" não têm nenhum argumento... Fique à vontade, não se acanhe! Por trás desse nickname aqui (que inclusive é de cunho profissional) há uma pessoa com um nome real e um cérebro pensante. Imagina só que frustrante se um fanboy conseguisse rebater os pontos (sem fundamento algum e muito achismo) que vc citou... puts!

Tipico comentário de fã cego, só pelo nickname nem vale a pena responder.

Há vários equívocos no que vc disse, e alguns deles são: Quem disse que ninguém pediu esse spin-off? Pq as mulheres americanas, fãs de SPN (que são uma grande maioria e que seguram a audiência do show até hoje) literalmente fizeram campanhas para que esse spin-off pudesse acontecer! Como assim ninguém pediu???? Desinformação gera isso, mesmo... Supernatural já saturou? Pra você! SPN vem se reinventando justamente pra não saturar e nas últimas temporadas vem tendo uma evolução muito notável, tanto no enredo como em outras aspectos na produção. Quem disse que as pessoas vão deixar de ver a série original (ver Jared e Jensen, como vc diz) pra ver o spin-off? Ambas serão do mesmo universo, mas uma não anula a importância da outra de forma alguma, e Wayward Sisters precisará caminhar com as próprias pernas pra ter SEU destaque! Ela não deve ser comparada com a original com quase 13 fucking anos no ar, e não se deve esperar que ela ocupe um espaço que SPN ocupou na tv americana. Ellie (Ellen***) e a Jo eram as personagens femininas mais interessantes... zzzzzzzzzzz Nunca julgue uma coisa pelo que ela "deveria" ser, e sim, pelo que ela propõe e como ela executa isso. Ah, e a série nem ganhou uma primeira temporada ainda pra ficar falando mal. Deixa só a série estrear pra poder destilar seu ódio. Pq se vc já tem toda essa visão sobre a série, com certeza vai assisti-la com uma opinião formada. Então, recomendo que nem veja e se quiser ver, é por sua conta e risco.

CW Sendo CW.

Nem é isso, é pq o Jensen é um homão da porr* msm

Se fizerem um bom trabalho, a série pode ser um sucesso, teremos que vê como será quando a série estive entre nós.

Vejo da mesma forma, é uma novela que já dura 13 anos, me divirto, gosto dos personagens mais do que a trama, é um guilt pleasure.

Mais uma série que ninguém pediu, nem falo isso pelas protagonistas serem mulheres mas pelo fato de que Supernatural já saturou, são 13 anos e mesmo assim quem deixaria de ver Jared e Jensen para ver atrizes desconhecidas ainda mais no mesmo gênero de serie, CW tá querendo tirar leite da pedra mesmo. E como falaram abaixo a Ellie e a Jo eram as personagens femininas mais interessantes na série essas ai não passam de personagens secundários de plots secundários. Mesmo que seja algo para aumentar a quantidade de mulheres protagonista, que mulher que esta vendo Supernatural há 13 anos vai deixar de ver Jared e Jensen? Não dou 2 temporadas para pedirem arrego.

Mas quanto mimimi nesses comentários, vai ser uma série derivada, enquanto a série principal vai continuar existindo até os caras se cansarem. Sou fã da série e não vejo problema algum em um spin-off com protagonistas femininas, e até assistirei sem problema algum. Se você não curte a ideia dessa nova série, não assista, simples assim.

Essa idéia simmmmm, poxa seria massa mesmo.

Desnecessário na minha opinião, a própria série já deu o que tinha que dar, esse spin-off parece agenda para uma certa causa.... Em tempo, sou a favor da causa, mas já está parecendo forçação de barra, espero não ser o caso, já tentaram um spin-off antes e flopou, sei não viu, poderia encerrar a série por cima, mas estão forçando...

E que tal um spin-off do Samuel Colt caçando demônios, como naquele episódio que o Dean viaja pro passado?

Supernatural é divertida, um novelão sem fim.

Trocando DR de marmanjos por DR das mulheres. A cara, serio? A essa altura esse cliché de "protagonizado só por mulheres" ta começando a ficar gasto. Que tal uma serie com todos os gêneros? É possível? Porque esse papo de inclusão é furado se vc descobre um santo pra cobrir o outro.

"Não há motivos para os fãs de Supernatural desconfiarem da qualidade da derivada" ta quase implorando pra gente ver a série

Se eles seguirem os moldes da primeira temporada de supernatural, talvez não seja tão ruim

3 temporadas no maximo.

não vi e não não gostei... Se a Ellen e a Jo ainda estivessem vivas, acho que seriam mais interessantes..

Que discursinho feminazista

"...A base feminina de fãs de Supernatural é enorme...". Na minha modesta opinião boa parte deste público feminino dos fãs de Supernatural é porque são caidinhas pelo Jensen Ackles (Dean) e pelo Jared Padalecki (Sam). Será que essa série se sustentará?

Parece textão feminista de facebook.

Hã, ele "é o Rubinho", está sempre atrasado.

Seria mesmo espetacular um spin off desses com bob e John remontando as histórias do caderno que fica de legado aos filhos e sua trajetória.....spin off para duas ou três temporadas....rsrsrs

Provavelmente mais 10 temporadas de Supernatural com outro nome

Marmajos o q rapaz, jared e Jensen são dois homens da porra, respeita rapa

Melhor série do mundo

Seria fodaaa foda muito foda 🙂🙂

Supernatural é show, as historias pode estar meia repetidas, mais ainda continua boa, pode durar 40 temporadas que continuarei assistindo, tipo Simpsons, mas estão criando esse spin-of, para acabar de vez com Supernatural, uma pena.

Sempre imaginei supernatural tendo spin-off com Bob e John Winchester caçando nos anos 80

kkkkk, acho que não entendeu a piada.

Supernatural não é uma.serie boa, mas se sustenta no carisma dos protagonistas. Será que essas personagens sustentam uma trama sozinhas. Tem personagena que são ótimos como coadjuvantes mas como protagonistas se tornam cansativos. Espero não ser o caso.

A Charlie era uma das melhores personagens para fazer um spin-off... Um desperdício terem matado ela do jeito que mataram.. Se todo mundo volta da morte nessa série, que trouxessem ela de volta!

N sou nenhum feminista(sou homem) concordo com os personagens q vc citou, mas vc só citou "homens"(meu aspas pra charlie kk) e acho q estao fazendo isso pras mulheres, n pra nós homens (qer dzr talvez alguns d nós, sei q alguns vao curtir), por isso as protagonista feminina.

Nossa mano ... Tanto personagem legal que teve pra fazer uma serie derivada , me fazem essa pq nao faz uma com crowley , castiel , Bob , ruffus , charlie ... até mesmo o arcanjo miguel Ao inves disso eles vão e matam todos esses #SddsBob

Boa kkkk

Eu ainda acho que a série devia só ter a namorada do Bobby como protagonista ela sim é legal já a " filha" do Castiel eu não sei não ela é bem bem bem chata

Temos duas séries com Caçadoras de Monstros, creio que acabaram seguindo essa onda do momento.

Esta muito boa essa 9° temporada

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus