Todo mundo tem aquele desenho que marca a infância, daqueles que todos os amigos na escola assistem e que você não perde um episódio. Pode não parecer, mas para uma geração inteira essa animação foi Ben 10.
As aventuras do garoto e seu relógio alienígena estão na televisão desde 2005, e já passaram por diversas evoluções durante esse tempo. Recentemente a Man of Action, produtora que criou a franquia, e o Cartoon Network decidiram começar tudo de novo com um reboot. O Omelete aproveitou a mudança para conversar com Joe Kelly e Joe Casey, dois dos responsáveis pela série original e pela nova.
"Ben 10 foi originalmente criado há 12 anos atrás, e muitas das crianças que assistiram já cresceram", diz Kelly. "Tivemos muitas versões depois da original, vimos Ben crescer. Quando falamos com o Cartoon Network sobre fazer outros programas na franquia, eles concordaram pois há muita gente que sequer era nascida quando a série passava. Queremos fazer um programa para eles, retornando às nossas raízes e criando uma aventura divertida para um público novo."
Para Casey, a ideia por trás da versão inédita é justamente focar-se na audiência diferente ao invés de tentar puxar quem já assistiu as anteriores. "Definitivamente focamos no público novo porque as crianças sequer eram nascidas quando o primeiro programa foi ao ar. Amamos os antigos espectadores mas queremos que os novatos tenham sua própria versão da animação."
Seja com os novos filmes de Star Wars ou os incontáveis remakes que vemos hoje em dia, atualizar o material-base para dialogar com a geração atual é sempre um desafio. Para Kelly, o estúdio não passou tanto sufoco por já ter um conceito bom o suficiente. "Tivemos muita sorte de que a franquia está ai há um certo tempo, então tivemos bastante material de pesquisa para saber o que funcionava e o que precisava de mudanças. O que as crianças adoram em Ben 10 é quase que universal. É fácil simplificar o seu conceito e manter-se focado nesse garoto extrovertido, meio brincalhão que tem seu relógio alien e está de férias com seu avô insano e prima maneira.
Quanto ao conteúdo novo, nós tentamos criar novos ambientes e histórias para Ben. Certamente há referências e personagens da série original que queríamos trazer de volta. Mas também queríamos apresentar vilões inéditos e brincar com isso. Também temos um formato diferente: são 22 episódios de 11 minutos, ou seja, você assiste duas aventuras em meia hora, o que é bem divertido para nós", diz o cocriador.
Modernizar clássicos parece ter se tornado um passatempo para a Man of Action. Além da série inédita, o estúdio também trabalha em uma animação de Mega Man, um projeto de paixão para os criadores: "Estamos muito animados pela série do Mega Man. Trabalhamos em tantos meios diferentes como videogames, quadrinhos e televisão. Então pegarmos um projeto como esse é muito interessante para nós. Amamos fazer produtos originais pois gostamos da criação mas é sempre uma honra quando alguém chega até nós com sua franquia de estimação, querendo nos dar uma chance", diz Kelly.
Por fim, ele nota que ambas as séries não são tão diferentes assim, e que muito do que foi necessário para resgatar Ben 10 serviu ao personagem clássico dos videogames. "Penso que Mega Man ainda tem apelo ao público infantil, mesmo após uns 30 anos. Há algo no visual daquele personagem que faz as crianças gostarem dele imediatamente. Por isso ele nunca deixou de aparecer em jogos como Super Smash Bros., apesar de não ter títulos próprios há um certo tempo. Tem algo muito legal sobre o robozinho batendo de cara com vilões maiores e maldosos
Nós olhamos para esse personagem e pensamos 'o que o faz dar tão certo com crianças?'. Então o 'dissecamos' e puxamos o que achamos que funciona com um público maior e atual, algo que efetivamente fizemos também com Ben 10", conclui Kelly.
O reboot de Ben 10 é exibido pelo Cartoon Network toda quinta-feira, às 19h, com reprises indo ao ar nos sábados, às 10h.