Bethany Joy Lenz revelou novos detalhes sobre sua entrada em One Tree Hill em seu livro Dinner for Vampires. Antes de aceitar o papel que a tornaria famosa, Lenz inicialmente recusou tanto a série quanto outro projeto, Coisas que Eu Odeio em Você, por causa de suas crenças religiosas. A atriz cresceu em uma família evangélica e, na véspera de seu teste para One Tree Hill, ela recebeu uma mensagem de sua agente, que trazia um recado diretamente de um executivo da TV:
"Diga a ela que esta série é sobre f*** e chupar, e se ela vai ter um problema com isso, não deveria vir amanhã".
- One Tree Hill vai ganhar revival na Netflix com Sophia Bush e Hilarie Burton
- One Tree Hill | Hilarie Burton dá detalhes sobre revival da Netflix
- One Tree Hill | Bethany Joy Lenz e James Lafferty falam sobre possível retorno
Lenz decidiu seguir em frente, acreditando na seriedade da série e no potencial de transmitir mensagens significativas. "Eu acreditava nesse show e queria fazer parte dele", escreveu ela. Ela também mencionou que, apesar de ter sido avisada sobre o conteúdo mais ousado, não se sentia objetificada pelo papel e que "o piloto tinha substância".
Conforme a série progrediu e foi ganhando popularidade, Lenz relembra que tento se opor a alguns enredos mais provocantes, o que resultou em atritos com a equipe de produção. Em sua autobiografia, ela relembra que sua resistência em certas cenas era frequentemente vista como uma dificuldade para a produção, mas ela se manteve firme em sua postura.
Exibida entre 2003 e 2012, One Tree Hill conta a história de dois irmãos, Lucas e Nathan, que competem por posições no time de basquete na cidade de Tree Hill, na Carolina do Norte. A série contou com Chad Michael Murray, James Lafferty, Hilarie Burton, Sophia Bush e mais.
A série contou com 188 episódios ao longo de nove temporadas. One Tree Hill está disponível no catálogo do Prime Video.