Séries e TV

Lista

Black Mirror | Confira os principais elementos de conexão entre os episódios

Apesar de cada episódio ser individual, elementos comuns os colocam no mesmo universo

Omelete
8 min de leitura
05.01.2018, às 19H45.
Atualizada em 08.01.2018, ÀS 04H04

Quando os vídeos promocionais do quarto ano de Black Mirror começaram a ser divulgados pela Netflix, muitos fãs da série distópica sobre tecnologia ficaram surpresos com as referências a outros episódios anunciadas em "Black Museum". Contudo, apesar a natureza antológica do universo criado por Charlie Brooker sempre esteve, de certa forma, conectado: são diversos easter eggs ao longo de quatro temporadas. Em geral, as referências a outros episódios são sutis e quase imperceptíveis, seja como um adesivo discreto ou um comercial de TV - mas sempre estão lá. Confira uma lista com todos os elementos de conexão de Black Mirror: (via IndieWire)

"White Bear"

Netflix/ Reprodução

O segundo episódio do segundo ano traz um easter egg importante, que o conecta ao capítulo com "The National Anthem": o canal de notícias UKN é o mesmo visto no episódio de estreia da série - esse canal se torna absolutamente comum e recorrente em vários outros capítulos, como "Hated in the Nation", "The Waldo Moment" e "White Christmas"

"The Waldo Moment"

Netflix/ Reprodução

Além da frase de "The National Anthem" que aparece no noticiário, há também conexões com "Fifteen Million Merits". A personagem de Jessica Brown Findlay, Abi Khan, é vista em um outdoor ao lado de um anúncio do Waldo. Uma conversa nos bastidores de "The Waldo Moment" há uma pessoa que diz: “as pessoas acreditam em loucuras, quero dizer, o ABBA acredita em anjos!" - Selma cantou "I Have a Dream" do ABBA, que inclui na letra a frase "eu acredito em anjos”, em "Fifteen Million Merits".

Especial "White Christmas"

Netflix/ Reprodução

Até no especial lançado em dezembro de 2014 há conexões com episódios passados. A canção “Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)”, ouvida na cena do karaokê, é a mesma que Abi Khan canta em sua audição para o “Hot Shot” em "Fifteen Million Merits". Em seguida, há outra referência ao episódio quando Joe Potter vê um vislumbre de "Hot Shot" na TV pouco antes de descobrir que a mulher que ele ama morreu em um acidente ferroviário. A última referência ao episódio é quando um voyeur é chamado de Pie Ape, uma forma de insulto em "Fifteen Million Merits".

00:00/06:24
Truvid
auto skip

Especial "White Christmas"

Netflix/ Reprodução

Há um easter egg com "Be Right Back": Bethany faz um teste de gravidez com um indicador animado que mostra um bebê feliz, assim como o usado por Martha, a personagem de Hayley Atwell. O especial também se conecta com "White Bear" quando, enquanto Joe vê no noticiário o acidente ferroviário, a parte inferior da tela mostra o seguinte texto: "a tentativa de apelação de Victoria Skillane foi rejeitada”. Skillane é o nome da mulher que é torturada durante todo o episódio. O símbolo de "White Bear" aparece posteriormente na própria placa de identificação de Joe mais próximo do fim do episódio.

Especial "White Christmas"

Netflix/ Reprodução

Por fim, "White Christmas" tem alguns easter eggs com "The Waldo Moment": na mesma tela onde aparece um voyeur chamado de Pie Ape, há um que se chama "I_AM_WALDO". No momento em que Joe vê o noticiário, logo após o easter egg com "White Bear", há a frase: "Liam Monroe afirma que sua conta do Twitter foi hackeada" Monroe (Tobias Menzies) era o principal candidato político em oposição ao Waldo.

"Nosedive"

Netflix/ Reprodução

O primeiro episódio da terceira temporada também tem suas próprias conexões. Quando Lacie está conferindo sua rede social, uma das principais tendências é Michael Callow, o primeiro-ministro que foi forçado a ter relações sexuais com um porco em "The National Anthem". No episódio, ela também acaba no meio de um grupo de fãs dirigidos a uma convenção de fãs para um programa de televisão de ficção científica chamado "Sea of ​​Tranquility" - esse programa também foi citado pela primeira vez em "The National Anthem".

"Playtest"

Netflix/ Reprodução

Há uma conexão curiosa com "Fifteen Million Merits": Hannah John-Kamen, que interpretou Selma no episódio, dá vida a Sonja. Há também uma ligação com "White Bear": o símbolo é um dos quatro que aparecem na mala quando o protagonista está sendo testado. Há ainda uma conexão com "San Junipero": no alto da revista com Shao Saito na capa há a frase "Insider TCKR: Turning Nostalgia Into A Game". A TCKR é a mesma empresa que criou o mundo de San Junipero. Na parte inferior da mesma revista, há uma referência à empresa Granular, ligada às abelhas robóticas de "Hated in the Nation".

"Shut Up and Dance"

Netflix/ Reprodução

No final do episódio, aparece uma tela de computador, com vários easter eggs. O primeiro deles é “The National Anthem”: uma manchete de notícias informa que "Michael Callow está se divorciando". Há ainda uma conexão com "Fifteen Million Merits" na parte superior da tela, em uma notícia que fala sobre o programa do episódio, e com "White Bear", em uma das manchetes da laterais, que informa sobre o julgamento de Victoria Skillane, a mulher torturada do episódio. Por fim, há um easter egg com "Playtest": Kenny rouba o National Allied, o mesmo banco cujo que Cooper utiliza.

"Men Against Fire"

Netflix/ Reprodução

Mais um episódio que se conecta a "Fifteen Million Merits" através da canção “Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)”. No capítulo, é a soldado Raiman que canta um trecho da canção, enquanto acua o proprietário de uma fazendo que é pego pelos militares escondendo as tais “baratas” que são caçadas no episódio.

"Hated in the Nation"

Netflix/ Reprodução

Há easter eggs com inúmeros episódios. O canal de notícias UKN, que aparece em vários momentos, é o mesmo de "The National Anthem", "The Waldo Moment" e "White Christmas". Em um dos momentos que os Trending Topics do Twitter aparecem na tela, está lá o nome de Michael Callow, personagem de "The National Anthem". Nessa mesma cena, há a hashtag FreeTheWhiteBearOne, referência ao episódio "White Bear" - há mais alusões a esse episódio, aliás: a hashtag #DeathTo aparece sendo usada em referência a Victoria Skillane e, na televisão, o noticiário fala sobre uma tentativa de suicídio dela na cadeia.

"Hated in the Nation"

Netflix/ Reprodução

A última conexão com "White Bear" é Ian Rannoch, o companheiro de Skillane: a oficial Blue diz que foi ela quem cuidou do caso de assassinatos infantis. Há um easter egg bem discreto com "The Waldo Moment": um adesivo do urso Waldo é visto no laptop de Clara Meades, um dos alvos das abelhas. Com "Men Against Fire", o MASS, o implante neural que altera o sentido dos soldados, aparece duas vezes: #MASS é um dos assuntos mais comentados vistos no computador de Jo Powers após sua morte e, em outro momento, o noticiário da TV diz que "o exército dos EUA anuncia o projeto MASS".

"Hated in the Nation"

Netflix/ Reprodução

Além dessas, há ainda várias conexões com "Playtest". Logo no começo, #Saitogemu é uma das tendências na lista dos assuntos mais falados no computador de Jo Powers após sua morte. Em seguida, o noticiário televisivo mostra três notícias relacionados ao episódio: um falando que "a equipe de Saitogemu investigou o desaparecimento do turista”, outro falando que "Shou Saito anuncia sistema de jogo novo e imersivo", e um terceiro que diz: "saito revela o Harlech Shadow VI" - o jogo é, mais adiante, um dos tópicos mais falados na internet.

"USS Callister"

Netflix/ Reprodução

Há duas conexões curiosas com "White Bear": o planeta onde Daly e Cole vão juntos se chama Skillane IV, uma referência a Victoria Skillane, a mulher ajudou seu namorado a matar uma garota, enquanto o planeta de onde Valdack escapa se chama Rannoch B, uma referência a Iain Rannoch, o namorado de Victoria que foi condenado e se matou na prisão. Com “Nosedive”, há outra relação curiosa: Michaela Coel, vive a Shania do episódio, mas antes, já havia participado da série como a funcionário da companhia aérea que não permite Lacie no avião.

"USS Callister"

Netflix/ Reprodução

Há uma conexão bastante sutil com "Playtest": a recepcionista Elena, vivida por Milanka Brooks, usa o mesmo aplicativo de relacionamento que Cooper usa para conhecer Sonja - o que acaba levando-o até a empresa de Saito. Com "Men Against Fire", há uma conexão através de nomes. Robert Daly bebe leite de uma marca chamada Raiman, o mesmo nome de um dos soldados no projeto MASS.

"Arkangel"

Netflix/ Reprodução

Ainda que não seja algo tão explícito, logo de cara há uma possível referência ao episódio "The Entire History of You" - a interface do usuário do sistema Arkangel para reproduzir as memórias visuais é muito semelhante a do episódio da primeira temporada. Já com "Men Against Fire", a referência é mais explícita: na demonstração de censura de conteúdo, é utilizado um vídeo que mostra a soldado Raiman disparando uma arma.

"Crocodile"

Netflix/ Reprodução

Mais uma vez, a música “Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)”, de "Fifteen Million Merits", aparece - dessa vez, tocando durante o acidente com o carro de pizza. Além disso, no menu de filmes pornográficos do hotel há um intitulado "Best of Wraith Babes", que é uma referência ao programa onde Abi Khan vai parar. Outra coisa sobre o carrinho de pizza é a marca dele, Fences Pizza: ela é a mesma que entrega pizza para Robert Daly em "USS Callister".

"Black Museum"

Netflix/ Reprodução

O último episódio da quarta temporada de Black Mirror é um festival de easter eggs, principalmente na exposição dos artefatos do museu que dá nome ao capítulo. Um deles faz conexão direta com "The National Anthem": há uma réplica de cera do sequestrador da princesa, enforcado. Perto dele, há uma referência a um episódio da mesma temporada: está exposta no museu a banheira onde, em "Crocodile", Mia mata Anan. Há outra referência da quarta temporada, do episódio "Arkangel": o dispositivo de monitoramento que Sara usa para matar a mãe está exposto também.

"Black Museum"

Netflix/ Reprodução

Há uma referência bem sutil a "Fifteen Million Merits": na história sobre Jack (Aldis Hodge) carregando a consciência de sua esposa Carrie (Alexandra Roach) em seu próprio cérebro, ele é visto lendo uma graphic novel chamada "Fifteen Million Merits". Outro easter egg curioso é em relação a "Shut Up and Dance": os dois ratos brancos que ajudaram a desenvolver o primeiro transmissor neural são chamados de Kenny e Hector, respectivamente o nome do adolescente flagrado se masturbando e do homem que traía a esposa.

"Black Museum"

Netflix/ Reprodução

No museu, vários outros artefatos, na verdade, são referências a episódios anteriores da série. Está lá a abelha robótica assassina de "Hated in the Nation"; a máquina de digitalização de DNA de Robert Daly e o pirulito vermelho com o DNA de Tommy vistos em "USS Callister" - além disso, na história ao redor do macaco de pelúcia, há a marca de leite Raiman, a mesma que Daly bebe. Está lá também a roupa icônica, com um símbolo na máscara, dos caçadores de "White Bear" - sobre esse episódio, há ainda um vídeo com imagens de Victoria Skillane exibido também.

"Black Museum"

Netflix/ Reprodução

Há ainda conexões com "San Junipero": a empresa de pesquisa que fez o transmissor neural experimental se chama TCKR, a mesma responsável por criar o mundo de San Junipero. O hospital onde o Dr. Dawson (Daniel Lapping) trabalha, visto na história sobre o implante neural das sensações, se chama nada menos que St. Juniper.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.