Black Mirror é uma série que explora realidades distópicas e o uso da tecnologia em situações que mostram o pior lado da humanidade. "Fifteen Million Merits", segundo capítulo de toda a série, é um dos mais marcantes, especialmente por conta dos personagens centrais.
Em "Fifteen Million Merits" temos um dilema envolvendo fama e exploração da sociedade em nome do entretenimento. Além disso foi neste episódio que o mundo conheceu Daniel Kaluuya, que viria a se tornar um grande astro de Hollywood depois daqui. Entenda mais deste capítulo abaixo, mas cuidado com os spoilers que virão.
Sinopse de Fifteen Million Merits
"Após fracassar em um concurso como cantora, uma mulher tem que escolher entre praticar atos humilhantes ou voltar a viver praticamente como escrava".
Fifteen Million Merits (Black Mirror) - Elenco
Como citado, Daniel Kaluuya, que viria a ser conhecido depois daqui por Corra e Pantera Negra, é um dos personagens centrais, Bing Madsen. Ao seu lado temos Jessica Brown Findlay (Downton Abbey) como Abi Khan. A atriz Hannah John-Kamen, que mais tarde viria a ser a Fantasma nos filmes da Marvel, como Homem-Formiga e a Vespa e Thunderbolts*, também está por aqui.
O que acontece em Fifteen Million Merits?
Em "Fifteen Million Merits" conhecemos uma realidade onde a sociedade criou uma espécie de "show de talentos" onde os vencedores podem viver uma vida luxuosa. Para isso, precisam competir no programa, após juntar muitos pontos realizando exercícios dentro de um complexo fechado, quase como um trabalho escravo.
É nessa realidade que conhecemos Bing Madsen, que faz suas tarefas religiosamente todos os dias. Madsen conheece Abi Khan e se interessa pela moça. Ele decide ajudar Abi e "paga" sua entrada no show de talentos, gastando todos os pontos que juntou por muito tempo.
O problema é que Abi Khan, apesar de ir bem na hora de cantar no show de talentos, é sentenciada a trabalhar na indústria de filmes adultos. A moça aceita, após muito relutar, para a desgraça também do próprio Bing.
O jovem decide se vingar, junto pontos e entra ele mesmo para o show de talentos. Em sua performance, ameaça cortar o próprio pescoço com um pedaço de vidro e faz uma declaração sobre a vida que os prisioneiros levam neste complexo de entretenimento.
Apesar do momento tenso, sua explosão de raiva é vista como entretenimento e Bing Madsen passa a usar isso como forma de expressão artística. Sua revolta é encarada como divertida e ele usa isso em seu favor, vivendo de forma luxuosa a partir de seu novo trabalho.
O capítulo tem pouco mais de 62 minutos em sua totalidade.
Fifteen Million Merits explora crítica à indústria cultural
O episódio conta com uma grande crítica ao mundo do entretenimento, que muitas vezes explora seus profissionais de forma desumana. Além disso, a última performance de Bing Madsen, que deveria ser um protesto de revolta, é visto apenas como mais um pedaço de entretenimento.
"Fifteen Million Merits" também tem críticas ao trabalho análogo à escravidão e condições ruins de trabalho, em um mundo capitalista onde o que vale é explorar seus peões a cada dia mais, em troca de recompensas mínimas.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários