Criminal Justice, minissérie que trará James Gandolfini, o protagonista de Família Soprano, de volta para a HBO, foi aprovada e terá sete episódios.
James Gandolfini
O projeto, inicialmente oferecido no formato de série, foi rejeitado pela emissora no início de março, que voltou atrás e decidiu produzi-lo como uma minissérie em sete partes.
Baseada no seriado britânico homônimo de 2008, Criminal Justice será ambientada em Nova York. O programa original foi composto por duas temporadas de cinco episódios, cada um deles focando em uma pessoa acusada de assassinato e sua jornada pelo sistema de justiça.
A adaptação da HBO terá a premissa da primeira temporada do programa original, com ligeiras mudanças e adaptações para os EUA. A trama acompanhará Naz (Rizwan Ahmed), um homem que leva o taxi de seu pai para uma volta na cidade. Ao pegar uma garota em uma festa, ela o leva ao seu apartamento para uma noite descompromissada de de sexo e drogas. Quando ele acorda na manhã seguinte, encontra a menina esfaqueada e, apesar de não se lembrar o que aconteceu, é acusado de tê-la matado.
Gandolfini será um advogado de porta de cadeia que usa ternos baratos e busca por casos como os de Naz. Bill Camp (Damages) será o principal detetive do caso e Poorna Jagannathan (Thanks for Sharing) e Payman Maadi (A Separação) serão os pais de Naz.
A HBO produz Criminal Justice em parceria com a BBC Worldwide Productions. Richard Price escreveu o roteiro e terá Steven Zaillian (A Lista de Schindler, Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo) como diretor e roteirista de alguns dos episódios. Peter Moffat, criador da Criminal Justice original, será produtor-executivo ao lado de Gandolfini, Price, Zaillian, Jane Tranter, Nancy Sanders e Mark Armstrong.