Provavelmente Plantão Policial atraiu dois tipos de público bem diferentes quando chegou ao Prime Video: fãs de dramas policiais como Chicago P.D. e fãs de Pretty Little Liars, ansiosos pelo próximo trabalho de Troian Bellisario. Felizmente, a série tem potencial de agradar aos dois públicos.
Criada por Elliot Wolf e Tim Walsh – o último justamente produtor de Chicago P.D. —, Plantão Policial acompanha o dia a dia de Traci Harmon (Bellisario) e seu novo recruta, Alex Diaz (Brandon Larracuente). E é na dinâmica de “professor e aluno” entre os dois que a série se sai melhor.
Harmon, vivida de forma serena e poderosa por Bellisario, ainda lida com a culpa pela morte de sua antiga recruta em serviço, ao mesmo tempo em que não pretende cometer os mesmos erros com Diaz. Já o jovem precisa controlar seus impulsos mais emocionais para agir com a cautela que o trabalho exige.
No decorrer da série, os dois acabam se abrindo sobre seus problemas pessoais e identificando mais semelhanças entre si do que imaginavam - o que facilita para que o espectador se identifique e conecte com os personagens também. A relação é ainda mais interessante porque eles não têm medo de ser honestos um com o outro, mesmo em meio a “verdades difíceis”.
Apesar do roteiro e do desenvolvimento pessoal entre os personagens ser o maior destaque de Plantão Policial, a série também não fica para trás na ação. A cada episódio, os chamados policiais variam de brigas de casais a grandes badernas públicas, resolvidos das mais diversas formas. A direção frenética de Eriq La Salle e Brenna Malloy, que intercalam câmeras na mão com o uso das imagens das câmeras dos uniformes policiais, dão ainda mais vigor para as perseguições, e mais tensão para as buscas silenciosas.
Dentro disso, a trama ainda segue um enredo maior centrado na briga de gangues da cidade de Long Beach, na Califórnia (EUA). Foi um jovem de uma das gangues o responsável por matar a policial recruta de Harmon, o que, além da investigação policial, também causou um alvoroço dentro da própria gangue. As buscas de Harmon pelo culpado e seus dilemas morais sobre até onde ela é capaz de chegar providenciam um guia para Plantão Policial.
É nisso também que se estabelece, talvez, uma das maiores lições da série: nem sempre tudo é preto no branco. Os policiais também precisam recorrer a meios alternativos para garantir o cumprimento da lei, e alguns dos assassinos da série também sofrem as consequências do meio em que vivem.
Criado por: Tim Walsh, Elliot Wolf