Séries e TV

Crítica

The Leftovers - 3ª Temporada | Crítica

The Book of Damon Lindelof

05.06.2017, às 16H31.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Um dos maiores medos do espectador de The Leftovers era o final. Ao longo de seus três anos e 28 episódios, a série introduziu um número considerável de mistérios e ficou a dúvida: seria tudo solucionado até o último episódio? Esse era o grande desafio de Damon Lindelof depois de Lost - o roteirista, aliás, garantiu inúmeras vezes que não deixaria fãs sem resposta. E a promessa foi cumprida.

A beleza da série se resume na diferença de tema e atmosfera entre as temporadas. Apesar da premissa inicial ser a Partida Repentina - e ela permanecer como pano de fundo em todos os episódios -, estávamos mesmo acompanhando a jornada de Kevin Garvey (Justin Theroux). Aliás, as jornadas de Kevin e Nora (Carrie Coon) - que se torna tão importante para a série quanto seu parceiro. Através de ambos descobrimos inúmeras pistas sobre a Partida ao longo da produção: visitamos o “hotel”, entrevistamos pessoas que perderam seus familiares e estão em luto, conhecemos outros que se aproveitam da situação para ganhar dinheiro... Tudo é possível em um mundo sem respostas.

Por mais que o terceiro ano devesse usar seus oito capítulos para explicar o que tínhamos visto até então, Lindelof e a equipe de roteiristas escolhem seguir por outra direção, introduzindo ainda mais questões, levando os protagonistas à Austrália em busca de respostas. Reencontramos Kevin Garvey Sr. (Scott Glenn) e nos preparamos para o vindouro dilúvio que ele tão desesperadamente tenta evitar, descobrimos a história real e os anseios de Matt (Christopher Eccleston), entendemos ainda mais profundamente as questões de Nora - mas nem de perto passamos pela explicação do desaparecimento até os últimos minutos.

Aliás, essa temporada escolhe muito bem os personagens que vai levar até o final, além de contar suas histórias sem se perder em detalhes desnecessários. São pessoas que, assim como Kevin e Nora, têm problemas e precisam da ajuda uns dos outros para solucioná-los. É por isso que a narrativa do terceiro ano funciona tão bem, mesmo dedicando alguns episódios a contar trajetórias específicas. Acompanhamos os dramas de Kevin Sr., Matt e Laurie (Amy Brenneman), todos conectados, todos independentes. Era necessário explicar o que uniu esse grupo e vemos a força de cada um deles individualmente antes de entender seus maiores medos, algo que serve ao propósito final da série.

00:00/09:08
Truvid
auto skip

Por mais que, no geral, The Leftovers mostre uma sociedade perdida após o desaparecimento de 2% da população mundial, é necessário ver que cada um dos personagens representa um tipo de pessoa na bagunça que se formou. Os medos de Kevin Sr., Matt e Laurie são expostos somente ao final dos capítulos dedicados a eles e a trama toma forma, cada um levando a vida da sua maneira, enfrentando os novos desafios da sua maneira, encontrando a própria solução para os problemas.

Uma das escolhas mais inteligentes feitas por The Leftovers quer confiança do público quando põe todo o esclarecimento da Partida na boca de Nora em uma franca conversa com Kevin. Pequenos detalhes da trama fazem com que duvidemos da solução como um todo e o aparente suicídio de Laurie é um dos principais, além, claro, da “viagem” de Nora. Apesar de muito bem explicado, tudo fica no ar: o que Nora disse é real? Ela realmente viu sua família do outro lado? Realmente encontrou o Dr. Van Eeghen e conseguiu voltar? Ela questiona Kevin, “você acredita em mim?”, como se questionasse o próprio público. Eu acredito, e você?

Nota do Crítico
Excelente!

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.