Séries e TV

Entrevista

3% | “Ela deixa de ser manipulada, fica mais forte”, diz Bianca Comparato sobre Michele na 2ª temporada

Novo ano mostrará dinâmica da personagem com o irmão vivido por Bruno Fagundes

26.04.2018, às 20H24.
Atualizada em 02.05.2018, ÀS 01H02

A segunda temporada de 3%, série brasileira da Netflix sobre futuro distópico, estreia em 27 de abril e Bianca Comparato voltará a interpretar Michele. No primeiro ano, a protagonista passou por catarses internas ao ter convicções pessoais frustradas. Em entrevista ao Omelete, a atriz falou um pouco sobre como foi para a personagem descobrir que, ao contrário do que seus mentores haviam dito, seu irmão está vivo no Maralto e como será a dinâmica dos dois na nova temporada, já que a jovem conseguiu superar os desafios do processo e conquistar seu lugar no lugar privilegiado.

Michele, como sempre, está duvidando de tudo. Ela chega no Maralto e não acredita muito em toda aquela pompa da elite”, conta a atriz, comparando ainda sobre o que mudou em relação ao começo da temporada anterior. “Como no início da primeira, ela está em dúvida sobre o processo, ela questiona. A mesma coisa acontece no Maralto, ela chega muito incerta do que é aquilo, se deve acreditar mesmo naquilo. Ela acha um pouco estranho aquela beleza toda, ela estranha tudo”.

A nova temporada se passa quase um ano após os eventos transcorridos na primeira remessa de episódios, faltando poucos dias para o início de um novo Processo. Ao longo dos episódios, o público deverá saber um pouco do que aconteceu nesse meio tempo. No começo da história, Michele era uma agente infiltrada da Causa, a resistência contra o processo central que exclui 97% da população em detrimento de manter o luxo e o conforto de 3% da população aprovada para essa realidade luxuosa através de uma seleção perigosa e moralmente questionável.

Contudo, as coisas mudam quando ela descobre que a Causa mentiu para ela sobre o paradeiro de seu irmão: Michele cresce acreditando que o rapaz foi morto durante o Processo e isso serve de motivação para alimentar seu ódio contra o grupo privilegiado, mas ela descobre que o rapaz está vivo no Maralto. “Quando ela chega lá, vê que o Ezekiel, a pessoa que ela menos confiava, disse a verdade e que a pessoa que ela mais confiava disse uma mentira. Então ela questiona em quem acreditar, a que lado ela pertence”, conta.

Isso não quer dizer, é claro, que ela tenha se curvado ao novo ambiente. “Ela não se importa mais com o que a Causa pregava para ela, ela se sente manipulada e usada por eles. E também não se importa com o Maralto porque quando ela chega para ver a pessoa que ela mais ama, essa pessoa está presa. Quais são os valores desse lugar? Por que prenderam o irmão dela? O irmão é o centro que move ela. A Michele na segunda temporada não tem um lado, ela não a sensação de pertencimento. E acho que isso é um pouco de maturidade, ela deixa de ser manipulada tão facilmente, fica mais forte”.

Luta pela liberdade do irmão

O principal ponto de Michele no novo ano, é claro, será o irmão, cuja história real no Maralto deverá ser finalmente mostrada. André, interpretado por Bruno Fagundes, carrega alguns mistérios e isso será fundamental para definir alguns dos principais pontos da jornada de Michele. De acordo com o próprio ator, uma das questões mais interessantes da nova temporada está em mostrar que mesmo em um lugar que parece o paraíso prometido, as coisas podem não ser tão perfeitas já que André está encarcerado por lá. Em entrevista ao Omelete, ele contou que os motivos dessa prisão podem ser bastante sombrios.

Meu personagem está no Maralto, mas em uma condição não muito favorável, ele está realmente preso lá dentro”, conta o ator antes de dar um pista sobre o que pode ter acontecido com o rapaz na trama. “O motivo da prisão tem a ver com a história do casal fundador e como tudo se iniciou, como nasceu o Maralto e como nasceu o processo. Ele sabe segredos dessa parte inicial e o maior objetivo dele é sair da prisão. O que eu acho interessante de pensar é que a bússola moral desses personagens está sempre sendo ajustada, então as questões são muito mais profundas do que parecem”.

Bruno conta ainda que, enquanto no primeiro ano havia uma tensão de cada personagem estar lutando sozinho por si em função de passar no Processo, agora eles se organizam em pequenos núcleos. No caso de Michele, o foco passa a ser André. “Eles só tem um ao outro. Os dois se viraram na vida e se ajudaram, ele como irmão mais velho é uma figura paterna para ela no sentido de ter cuidado e de ter protegido muito ela também, talvez por ser mais velho, ele aguentou uns trancos mais fortes e protegeu ela. Só de ter essa história pregressa e de iniciar com essa carga dramática, já é um presente”, comemora o ator.

3% é um thriller ambientado em um futuro pós-apocalíptico, onde somente 3% da população é aceita em uma sociedade privilegiada após todos serem submetidos a um processo intenso e competitivo. A primeira temporada já está disponível na Netflix. A nova temporada estreia em 27 de abril.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.