O Estúdio de Produção Virtual, da TV Globo (Alexandre Almeida/Omelete)

Créditos da imagem: O Estúdio de Produção Virtual, da TV Globo (Alexandre Almeida/Omelete)

Séries e TV

Artigo

TV Globo inaugura estúdio com a mesma tecnologia de Star Wars

Maior da América Latina, estúdio tem tela de 300 m2, resolução 16k e já está sendo usado

Omelete
2 min de leitura
12.12.2024, às 14H26.
Atualizada em 12.12.2024, ÀS 17H08

A TV Globo apresentou nesta quinta-feira (12) seu novo estúdio de Produção Virtual, e o Omelete esteve lá para conhecer o espaço totalmente dedicado ao uso de tecnologia de painéis de LED, sincronizados com iluminação, câmera e projeções em 2D, 3D e realidade aumentada, sem depender de fundo verde. A tecnologia é a mesma utilizada em produções como The Mandalorian, A Casa do Dragão e títulos do MCU.

É o mesmo Volume, mas demos uma tropicalizada e chamamos de Produção Virtual”, brincou o diretor de Pós-Produção da TV Globo, Fernando Alonso.

A estrutura com 300 metros quadrados de painel de LED, com resolução em 16k, em HDR, já está sendo utilizada em produções como a novela Volta por Cima, que contou com uma cena em que um ônibus ficou pendurado no viaduto. “Filmamos 15 páginas de roteiro em um dia. Economizamos duas diárias e não precisamos ficar presos ao clima e ao tempo de filmagem no centro do Rio”, destacou o diretor da novela das 19h, André Câmara.

A ideia do Estúdio de Produção Criativa começou há cerca de 1 ano e meio e a TV Globo visitou estúdios que usam a tecnologia ao redor do mundo para trazer a inovação para o Brasil.

Temos quantas horas e quantos dias quisermos de um sol de meio-dia de Copacabana, por exemplo. Não precisamos ficar esperando a hora certa”, disse o diretor de Tecnologia da TV Globo, Marcelo Bossoni. “Existem outros produtores no país que possuem tecnologia semelhante, mas desse tamanho e com toda essa tecnologia de projeção e câmera, esse é o primeiro”.

De acordo com Bossoni, o investimento apenas para  processamento de imagens é entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões e os painéis são alugados. “A tecnologia evolui muito rápido e não vale a pena comprarmos”, completou.

O diretor artístico Bruno Safadi, que está preparando o primeiro filme totalmente gravado no Estúdio de Produção Virtual, afirmou que os autores já estão pensando na tecnologia para criar suas próximas histórias: “Há uma constante integração entre as áreas. Já mostramos a Produção Virtual para muita gente internamente, os autores estão por dentro da teconologia, do que ela possibilita e, com certeza já tem gente pensando nela, com certeza”.

Segundo Fernando Alonso, a agenda do estúdio em 2025 já está lotada.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.