Gustavo Kuerten em coletiva de Guga por Kuerten (Divulgação)

Créditos da imagem: Gustavo Kuerten em coletiva de Guga por Kuerten (Divulgação)

Séries e TV

Entrevista

Guga: "Para minha história não ser caso isolado, precisamos investir no esporte"

Lançando doc Guga por Kuerten, tenista torce por desenvolvimento de novos talentos

Omelete
2 min de leitura
12.09.2024, às 06H00.
Atualizada em 13.09.2024, ÀS 16H58

A minha história ainda está viva”. É assim que Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, define a sensação de fazer e lançar o documentário Guga por Kuerten, que desenha a sua trajetória dos primeiros campeonatos juvenis na região Sul do Brasil ao posto de número 1 do mundo no tênis internacional.

O Omelete acompanhou a coletiva de lançamento da produção, onde Kuerten refletiu sobre como as suas maiores vitórias, mais de duas décadas atrás, continuam representando o ápice do tênis brasileiro: “Às vezes, um sucesso extraordinário como o nosso acontece, mas para montar uma estrutura que aproveite esse sucesso é mais delicado. Eu mesmo trabalho até hoje nesta área, com alguns jogadores novos, e sei como é difícil. Ter o número 1 do mundo no país pode ajudar a divulgar, a massificar - mas o trabalho, mesmo, é outro.

O tênis é um esporte que todo mundo faz com muita excelência. Não tem margem para erro no profissional. A equipe de um tenista, hoje em dia, tem oito caras, um nível de investimento enorme, um nível de conhecimento disseminado absurdo. Claro que, quando um sucesso como o nosso acontece, a empolgação se espalha, e traz um impulso para o esporte, atrai as crianças para ele. Mas esse movimento precisa ser complementado com investimento, não adianta, completou.

Guga citou com orgulho o caso de Beatriz Haddad, tenista brasileira que ocupa atualmente a 21ª posição entre as melhores tenistas femininas do planeta: Pode contar aí que, no feminino, já vai aparecer outro grande talento. A gente tem meninas novinhas jogando super bem, encorajadas pelo sucesso da Bia para ir ao circuito profissional, dar aquele passo mais difícil. O desafio é estabelecer uma frequência dentro do nosso país, em que uma geração vai passando o bastão para outra, criando uma engrenagem que acaba se tornando autossuficiente.

Até chegar lá, a gente vai ter que sofrer um pouquinho, continuou o atleta. A comparação existe, a minha história taí, e é natural, é humano. Até dentro de casa a gente compara um filho com o outro! Quem está dentro do projeto do esporte precisa saber separar, e vejo que a maioria das pessoas sabe. Existe o mundo da informação, da mídia, e o nosso mundo - que é o mundo da construção.

Os cinco episódios de Guga por Kuerten já estão disponíveis para streaming no Disney+.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.