Séries e TV

Artigo

Lembra desse? Metalder, o homem-máquina

Lembra desse? Metalder, o homem-máquina

27.05.2002, às 00H00.
Atualizada em 01.11.2016, ÀS 20H07

Maya - Hiroko Aota

Entre o final dos anos 80 e início dos 90, as emissoras brasileiras viram-se invadidas por seriados live-action japoneses. Graças ao sucesso estrondoso de Jaspion e Changeman na extinta TV Manchete, a invasão dos heróis e monstros coloridos inundou a programação das TVs, lojas de brinquedos, locadoras e bancas, num fenômeno parecido com a atual febre por animês.

Black Kamen Rider, Jiraiya, Cybercop, Lion Man e tantos outros se revezavam nos horários, com tramas, lutas e clichês repetidos à exaustão. Cheia de lutas acrobáticas, explosões e edição ágil, a maioria destas séries não se levava muito a sério, sendo uma diversão rápida e sem grandes pretensões. No entanto, em meio à selva de tipos estranhos, uma série passou quase desapercebida por ter sido exibida na Bandeirantes e em horários ruins. O seriado era Metalder - o Homem Máquina, uma produção até ousada para os padrões do estúdio Toei Company, que faz seriados literalmente em linha de montagem. Com roteiros mais elaborados, Metalder foi um caso à parte.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A série conta a saga de um poderoso andróide construído na Segunda Guerra. Sem ser ativado devido à derrota japonesa, o construto foi abandonado. Quarenta e dois anos depois, ele é ressuscitado por seu criador, o Dr. Koga, a fim de combater o Império Neroz.

Liderada pelo grande empresário Makoto Dolbara, alter ego do Imperador Neroz, esta organização é um exército que usa de terrorismo para prejudicar ou eliminar concorrentes no mundo dos negócios. O Império possui quatro subdivisões: as Tropas Monster, Cibernética, Mekanol e Blindada.

Tendo despertado confuso, o andróide Hideki Kondo (Ryusei Tsurugi, no original) presencia a morte de seu criador perante soldados de Neroz. Então, assume sua forma de combate e trava a primeira luta contra os vilões, sofrendo sua primeira derrota.

Hideki fora criado com os padrões físicos e psicológicos do falecido filho do Dr. Koga, herdando também a capacidade de tocar sax. Em certo ponto da série, Hideki questiona-se sobre sua identidade e individualidade (alguém aí se lembrou da questão da clonagem?).

Pouco depois de seu árduo despertar, ele conhece a bela repórter fotográfica Maya Aoki (Mai Ougi, no original), uma jovem corajosa e meiga. Com seu jeito nobre e atencioso, o andróide desperta o amor de Maya, que logo passa a ajudá-lo nas investigações sobre as atividades ilegais do Império Neroz. A eles, junta-se o impetuoso motoqueiro profissional Satoru, que vê Hideki como um amigo fiel, mas também um rival pelo coração de Maya.

Na luta contra o Império Neroz, Metalder conta com a ajuda das sofisticadas criações do Dr. Koga, inclusive Springer, um doberman-robô falante e auxiliar do herói em sua base secreta. Nas batalhas que se seguem, alguns soldados de Neroz rebelam-se contra o mestre, com destaque para o poderoso Top Gunder. Cheia de reviravoltas, a série termina com o sacrifício do herói, que destrói o Imperador Neroz, mas também perde sua parte humana.

BASTIDORES

Com a produção econômica típica dos seriados da Toei Company, Metalder destacou-se ao tentar atingir um público mais velho investindo em tramas mais elaboradas. Ponto também para o brilhante compositor Seiji Yokoyama, autor também da trilha sonora de Cavaleiros do Zodíaco. A música-tema foi entoada em tom grandioso por Isao Sasaki, o mesmo intérprete da canção-tema do clássico Patrulha estelar.

O design, providenciado pelo hoje famoso cineasta, Keita Amemiya, era baseado em um antigo herói de mangá, Kikaider. Entre os roteiristas, o veterano Shozo Uehara, que escreveu episódios de Ultraman, Ultra Seven, Jaspion e Black Kamen Rider.

O elenco, por sua vez, era mais irregular. O ator principal, Akira Senoh, era inexpressivo, tal qual um robô (mas não precisava ser tanto), e configurava-se no ponto mais fraco do elenco. Na série, destacava-se a modelo Hiroko Aota, no papel de Maya.

Na segunda metade da saga, entrou em cena o motoqueiro falastrão e boa-praça Satoru, vivido pelo ator Hiroshi Kawai (atualmente assinando Kazuoki Takahashi, seu nome verdadeiro), o Change Griphon do grande sucesso Changeman. Shinji Todoh, a identidade humana do Imperador Neroz, interpretou o Homem-Aranha na versão japonesa do herói (leia mais aqui).

00:00/08:30
Truvid
auto skip

Em vez do tradicional monstro da semana, freqüentemente Metalder enfrentava grupos inteiros de inimigos, tendo sérias dificuldades em vencer. Longe de contar com um herói imbatível e dominada por um clima meio depressivo, a série não fez sucesso no Japão.

Nos anos 90, Metalder foi adaptado nos Estados Unidos e editado junto com a série Spielvan como parte do seriado VR Troopers. Nesta medonha versão, o herói foi rebatizado de Ryan Steele e descaracterizou-se por completo. Felizmente, o público brasileiro pôde ver a série original antes que Troopers fosse exibido na Globo.

Completando quinze anos de seu lançamento, Metalder permanece até hoje como uma obra diferenciada e à frente de seu tempo.

Ficha técnica:

Título original: Cho Jinki Metalder (Super-homem máquina Metalder)

Estréia no Japão: 16 de março de 1987
Número de episódios: 39 para TV e um para cinema
Criação: Saburo Hatte
Roteiro: Susumu Takaku, Shozo Uehara e outros
Desenho de produção: Keita Amemiya
Trilha sonora: Seiji Yokoyama
Direção: Yoshiji Tomita, Takeshi Osasawara e outros
Realização: TV Asahi, Toei Company & Asahi Tsushinsha (ASATSU)
Distribuição: Tikara Filmes
Emissora no Brasil: Bandeirantes








Elenco: Akira Senoh (Hideki Kondo), Hiroko Aota (Maya Aoki), Hiroshi Kawai (Satoru), Shinji Todoh (Makoto Dolbara)

Leia também:
O bê-a-bá do mangá - Glossário de termos relacionados aos quadrinhos, cinema e televisão na cultura japonesa

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.