![]() |
Bogg e Jeffrey caindo pelo tempo |
"Nós viajamos através do tempo ajudando a história a seguir seu curso e dando um empurrãozinho quando é preciso. Quando a luz vermelha do Omni acende, quer dizer que a história está errada. Nosso trabalho é colocar as coisas de volta no eixo. Luz verde, nós conseguimos, garoto!"
Essa era a introdução de Voyagers - Os Viajantes do Tempo! (Voyagers!), uma série que trazia as aventuras de Phineas Bogg e Jeffrey Jones, dois viajantes do tempo que tentavam arrumar as "falhas temporais" quando não se metiam em encrencas com personalidades históricas.
O episódio-piloto apresentava Jeffrey Jones (Meeno Peluce), um infeliz órfão de 12 anos que morava em um arranha-céu com seus tios e seu cão em 1984. Numa noite, ele ouve um estrondo e vê um homem atravessando a janela de seu quarto. Esse homem é Phineas Bogg (Jon-Erik Hexum), um ex-pirata do século XVII que fora recrutado por um grupo de viajantes do tempo. O cão do menino ataca Phineas, que, no meio da confusão, acaba dando um salto temporal e carregando sem querer o garoto para o ano de 1.450 AC. Phineas, então, explica umas coisinhas para Jeffrey se situar:
1- Ele só parou em seu quarto devido a uma falha de seu Omni (uma máquina do tempo muito parecida com um relógio de bolso) que supostamente só poderia viajar até 1970.
2- Phineas não sabe o que fazer para auxiliar a história a tomar seu rumo, porque perdeu seu livro-guia em 1984 na boca do cachorro de Jeffrey.
3- Confessa que nunca prestava atenção nas aulas de história dos Viajantes porque ficava atento na loira da primeira fila.
![]() |
Porém, quando tudo parece perdido, Jeffrey revela-se um perfeito gênio de história mundial (que coincidência!!!) e ajuda-o a consertar o fluxo temporal; no caso em questão, dando o tal do empurrãozinho" no cesto encalhado que carregava Moisés-bebê pelo rio. Nunca ficou claro, no seriado, como essas falhas no tempo aconteciam e quem eram os Viajantes oficiais que nomearam Phineas. Porém, muitos dos mistérios vão se desvendando com o transcorrer da trama.
Em dois episódios, Phineas e Jeffrey encontram outros viajantes do tempo. Um deles, aposentado, implora para que o levem para outra era, pois já estava cansado de amargar na grande depressão americana. Eles o levam para uma ilha paradisíaca (Marshall Island) dezesseis anos depois, mas são obrigados a trazê-lo de volta pois descobrem que o local serviria de teste para as primeiras bombas atômicas.
Em outro episódio, quase no final da série, a dupla é transportada para um local solto na linha do tempo: O Quartel-General dos Voyagers, onde Drake, um viajante-promotor acusa Phineas pelos crimes temporais de perder o guia e viajar com pessoas não autorizadas (Jeffrey). Para tanto, utiliza-se do banco de dados do Omni de Phineas a fim de exibir as imagens necessárias. Drake ainda dá uma esnobada no Omni de Phineas, dizendo que era ultrapassado (&qt;&) e mostra seu Omni prateado modelo 316-50 com calibração de abertura temporal livre. Legal, hein&qt;&
![]() |
No final do episódio, Drake foge pelo tempo quando descobrem que ele editou as imagens do banco de dados do Omni. Jeffrey é nomeado Viajante e, junto com Phineas, vai atrás de Drake, mas ambos esquecem novamente do livro-guia. Por que será que essas coisas vivem acontecendo&qt;& Parece até trapalhada do Super-Herói Americano (lembra desse&qt;&).
A série durou apenas uma temporada de vinte episódios. Começou em 1982 e terminou em 1983. Apesar de ser considerada, pela NBC, uma das séries de mais sucesso do ano, Voyagers! foi cancelada principalmente pelo seu alto custo de produção.
No final de cada episódio, Jeffrey ainda aconselhava o telespectador a consultar a biblioteca pública para mais informações sobre o que foi visto. :)
Curiosidades sobre a Série
![]() |
Meeno em Punky |
Meeno Peluce era, na vida real, irmão de Soleil Moon Fry, a Punky Brewster de Punky, A Levada da Breca e chegou até a fazer uma participação em um episódio dela, onde interpretava um jovem que vivia em uma garagem abandonada.
Outra participação foi em um episódio de Remington Steele (Pierce Brosnam), onde interpretava um adolescente batedor de carteiras. Sua carreira foi afundando até desaparecer no grande e terrível limbo dos jovens atores esquecidos. Hoje Meeno é professor.
No episódio seguinte ao do piloto, duas coisas destoam: O Omni está diferente, assim como a voz de Jeffrey devido à puberdade do ator, fato aqui despercebido graças à dublagem brasileira.
Jon-Erik morreu dando um tiro na própria cabeça com uma arma que supostamente deveria ser de festim enquanto ensaiava um episódio para a série Cover Up (inédita no Brasil).
Já reparou que Phineas Bogg é um nome bem similar a Phileas Fogg de A Volta Ao Mundo em 80 Dias, escrito por Júlio Verne&qt;& Isso chega a ser comentado por Jeffrey em um dos episódios.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários