Séries e TV

Lista

American Horror Story | 10 motivos para não perder a misteriosa sexta temporada

Saiba tudo sobre os anos anteriores e o que pode vir aí nos novos episódios

13.09.2016, às 18H43.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H24

Há algum tempo, o produtor executivo Ryan Murphy (criador de séries como Glee Nip/Tuck) revitalizou, numa tacada só, dois estilos narrativos que a TV desprezara através dos anos: o horror e a antologia. Por cinco anos, American Horror Story foi uma das produções mais rentáveis do canal FX e construiu um verdadeiro império de cultura pop, justamente porque a propaganda sempre foi um de seus grandes trunfos. A temporada 2016, contudo, está cercada de mistérios.

Foi então que resolvemos fazer um apanhado da série para aqueles que ainda não a conhecem e para aqueles que querem relembrar tudo que viram. São dez bons motivos para continuar ligado - e se você não quiser ficar de fora de todo burburinho em torno da chegada do sexto ano, essa lista é seu caminho mais curto para saber mais desse estranho mundo:

American Horror Story | ?

None

Ao contrário do que fez em todos os outros anos, Murphy resolveu mudar a estratégia e até agora (a poucos dias da estreia) não entregou nada sobre como será a sexta temporada. E mais: divulgou que permaneceremos no escuro até a estreia, sem certeza alguma de tema, elenco, personagens, nada.

Vamos aproveitar então e falar um pouco sobre as poucas informações que temos até agora.

American Horror Story | Hotel

None

O quinto ano precisaria de um grande atrativo que mantivesse interessados os fãs de Jessica Lange, estrela perdida da série. Ryan Murphy, sempre pensando em termos de cultura pop, convidou Lady Gaga para estrelar a trama de Hotel e ela apareceu vivendo a Condessa Elizabeth, dona do estranho hotel onde se passava a história. Aqui tivemos mais conexões entre as temporadas sendo feitas e, novamente, um número opressivo de material de divulgação sendo liberado meses antes da estreia.

American Horror Story | Freak Show

None

Depois da controvérsia gerada por Coven, a quarta temporada precisava recuperar prestígio e também se despedir de sua estrela: Jessica Lange não voltaria mais para protagonizar a série. Voltamos à década de 50, quando um dos últimos circos de aberrações lutava contra a decadência e a irrelevância. Foi a temporada mais dramática, com grande atenção aos dramas pessoais dos personagens, além de ser a primeira que fez uma conexão direta com anos anteriores: uma das personagens de Asylum teve sua história revisitada.

American Horror Story | Coven

None

Depois do sucesso do segundo ano, a terceira temporada veio coberta de expectativas e elas foram, em grande parte, frustradas. O clima sombrio de Asylum foi substituído por uma história contemporânea sobre as bruxas de um clã decadente, que buscava sobreviver a sua "suprema", vivida por Jessica Lange. É a temporada mais pop, mais referencial e mais criticada também.

American Horror Story | Asylum

None

Na segunda temporada, praticamente todo o elenco voltou e conhecemos a história do sanatório de Briarcliff, lá na década de 60. Sarah Paulson vive uma jornalista ambiciosa que acabava indo atrás de uma matéria sobre o serial killer Bloody Face dentro da instituição e começava, com isso, a viver seu maior pesadelo. Essa temporada é considerada a maior unanimidade da série e foi a partir dela que começou a tradição de lançar muitos teasers e trailers antes da estreia.

American Horror Story | Murder House

None

Vamos passar pelas temporadas antes de falar do sexto ano e a primeira investida da série no terreno do horror foi com Murder House. Conhecemos a história da família Harmon que, para tentar superar problemas, se muda para uma antiga casa em Los Angeles. Mal sabem eles que o imóvel tem uma história sombria de crimes e assombrações. Esse primeiro ano apresentou o formato e estabeleceu o estilo provocativo e acelerado das histórias.

O que sabemos sobre a sexta temporada?

None

As únicas confirmações, por enquanto, dizem respeito a elenco. Sarah Paulson, Lady Gaga, entre outros, retornarão. Contudo, nada se sabe sobre personagens. Sabemos também que o tema envolverá crianças. A cada ano, Murphy jogava pistas dos temas futuros em episódios correntes e no final do quinto falou-se muito em internato. Podemos estar diante de uma temporada sobre cultos ou seitas... enfim, a série conseguiu uma maneira de se manter relevante, provocando muito mistério e expectativa para essa esperada estreia, que acontece dia 14 de Setembro.

Especulações

None

Algumas imagens do que seriam os sets de filmagens vazaram e pode-se ver a palavra "Croatoan" talhada numa árvore. A série, que sempre aproveitou fatos em suas histórias, estaria revivendo o desaparecimento de toda uma colônia em 1587, onde o que sobrou da aldeia foi vazio e essa palavra misteriosa, a qual nunca ninguém soube o significado. Além disso, o símbolo do ponto de interrogação às vezes aparece com parte de uma cruz invertida, o que sugere imediatamente uma abordagem satânica.

A série

None

Para aqueles que não sabem, a série tem formato antológico. Ou seja, cada temporada tem uma história diferente e elas podem ser vistas fora de ordem (embora haja pequenas ligações entre elas). As histórias sempre focam no horror (que diferente do terror, tem mais apelo visual na violência e mais referências fantásticas) e boa parte do time de atores se repete a cada ano, vivendo novos personagens. Antes da estreia de cada temporada, o tema e o elenco são anunciados... isso até agora, quando nenhuma informação sobre o sexto ano foi divulgada.

6?

None

Faltando pouco mais de um mês para a estreia, o FX começou a divulgar alguns teasers e eles, estranhamente, não tinham nenhuma ligação entre si. Mais tarde, executivos do canal afirmaram que esses teasers eram despistes e que apenas um deles se referia ao tema real da temporada. Assistindo-os atentamente, é possível ligá-los a temporadas anteriores, como se eles fossem sobras reaproveitadas. A única coisa que todo esse material tem em comum é o símbolo "6?" que parece se referir ao número da temporada e a todas as dúvidas sobre ela. Contudo, não paramos por aí...

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.