Séries e TV

Lista

Inumanos | Conheça os cenários da série da Marvel

Visitamos o set de filmagens - duas vezes!

12.07.2017, às 11H13.
Atualizada em 12.07.2017, ÀS 11H59

O Omelete já foi para vários países para visitar sets de filmagens. Mas com Inumanos foi diferente. Fomos mandados para a Lua! Ou quase. Apesar das incontáveis horas de voo até chegarmos ao destino final ainda estamos no nosso planeta. Quem faz as vezes do satélite natural é o Havaí, servindo como cenário para a cidade de Attilan. É lá que vivia escondida esta a com poderes sobre-humanos, governados por uma família real, liderada pelo Raio Negro. E esta história está prestes a mudar, como vimos no primeiro trailer da série (veja aqui).

A Marvel Studios já planejava há algum tempo uma forma de explorar os Inumanos nas telas. Era para ser um filme - não deu certo. Alardearam a chegada dos superseres em Agents of S.H.I.E.L.D., mas acabou sendo apenas parte de uma subtrama. Até que chegou o IMAX e tudo mudou. A gigante do ramo das telas gigantes chegou para ajudar a Marvel a fazer algo completamente inédito: usar suas salas ao redor do globo para lançar uma série de TV.

É a primeira vez que uma série de TV é filmada com câmeras IMAX e os dois primeiros episódios serão exibidos nas enormes telas por duas semanas - em cópias dubladas e legendadas. Depois disso, estes dois capítulos iniciais serão reexibidos na TV, no formato normal e com algumas cenas adicionais - apesar de alguns rumores sobre qual o canal ou serviço de streaming que vai exibir os oito episódios da série no Brasil, a decisão ainda não foi anunciada. Inumanos estreia no IMAX em 31 de agosto.

O efeito IMAX

Ter o IMAX a bordo desde a gênese do projeto fez com que várias decisões fossem tomadas com a tela maior em mente. “Nós realmente vamos nos aproveitar do formato IMAX e criar espaços bem verticais. Vamos celebrar a verticalidade”, exclama o designer de produção Adam Davis. Os sets desenhados por Davis e seu companheiro de jornada, o espanhol Carlos Barbosa, foram buscar inspiração no Expressionismo russo e no brutalismo. “Como a Lua é basicamente composta de minerais, nós imaginamos que o concreto seria o material perfeito para construir os prédios. Eles poderiam minerar a Lua”, explica Barbosa.

Fora isso, ajudou também o fato de Honolulu possuir vários prédios inspirados no brutalismo, como o palácio do governo, que serviu de locação para algumas cenas e ajudou na criação de Attilan. E como seria estúpido estar no Havaí e não explorar suas belezas naturais, a série também vai acentuar os contrastes dos dois mundos. "A Lua não tem cor. Ela é preta e branca, com todos os 50 tons de cinza no meio. Quando tivermos alguma cor por lá, vai ser bem dessaturada. Em contraste a tudo isso temos o Havaí que é exótico, colorido, cheio de natureza, com plantas e animais. Cheia de vida! Estes dois universos são o Yin e Yang que nos guiou na criação deste projeto”, completa Barbosa.

Nós pudemos acompanhar bem de perto estes dois cenários, em uma gravação na sala do trono, com Maximus tentando um diálogo com seu irmão Raio Negro, e depois no meio da natureza, em uma cena sobre a qual devemos fazer como o Rei dos Inumanos e ficar com nossas bocas fechadas.

Conheça Attilan

Nas visitas ao antigo aeroporto que foi transformado em set de filmagens pudemos andar pelos cenários que servirão de base para a família real. Mas antes de falar sobre eles, é preciso explicar porque você nunca viu Attilan. Primeiro porque ela fica escondida no “lado mais distante da Lua”, aquele que está sempre nas sombras. E depois porque eles usam uma tecnologia de camuflagem. A cidade está coberta por um cone que transmite uma imagem do terreno lunar, deixando-a assim, invisível aos satélites. Nós tivemos a oportunidade de fazer duas visitas guiadas pela área mais nobre de Attilan, o comando da cidade, que fica exatamente no topo deste cone.

Hall das Colunas

O Hall das colunas é uma ala de acesso para a parte interna das salas reais. Localizado do lado de fora do Quiet Room, este espaço não estava pronto ainda quando visitamos o Set pela primeira vez, em março, e voltar um mês depois fez toda diferença. É muito visível ali um dos pontos principais dos cenários: a utilização das luzes incorporadas ao design. Todas as colunas têm fontes de luz, diminuindo assim a necessidade de usar luzes de cinema.  

Quiet Room

A sala do silêncio é uma esfera de concreto que fica exatamente embaixo do ponto mais alto do cone. Como qualquer sussurro de Raio Negro pode causar uma destruição gigantesca, o local é utilizado pelo Rei dos Inumanos como local de meditação. Olhando do lado de fora, o local parece o que nós vemos da Lua aqui na Terra. Por dentro, 900 micro lâmpadas se acendem e fazem o lugar parecer o céu. 

Sala de Controle

Como o próprio nome já diz, é onde se controla todas as coisas de Attilan, como a comunicação, o escudo de energia que os protege, a temperatura, as fontes de energia, água, etc. A única forma de entrar aqui é através desta escada que vem da superfície lunar. Espere por alguns easter eggs por ali, como a bandeira que Neil Armstrong fincou na Lua. 
 

Grand Hall

O centro do poder de Attilan. É um lugar multiuso, onde fica o trono, mas também é utilizado para jantares da família real e é o local onde acontece a cerimônia de terrigênesis, que dá aos Inumanos seus poderes. Estão espalhados por este aposento vários desenhos, que os fãs vão reconhecer bem como escrituras Kree. Em nichos nas paredes estão estátuas dos ancestrais, os antigos reis. 

Eldrac’s Courtyard

Andando pelo corredor passamos por um jardim de pedra. "Ele foi desenhado pensando no Yin e Yang. Pode ver esta linha diagonal que no meio. Cada lado tem uma pedra. De um lado um mármore e do outro, meteoro de ferro. Isso funciona como uma bateria. Na minha cabeça, isso serviria como fonte de energia para Eldrac. Ele fica aqui nesta parede e aparece quando é convocado. Ele é um Inumano e tem o poder de criar um portal que teletransporta pessoas”, explica Barbosa. 
 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.