Séries e TV

Lista

Westworld | As teorias confirmadas, incorretas e não respondidas da primeira temporada

Quais dúvidas foram saciadas no ano de estreia do seriado da HBO?

Omelete
1 min de leitura
13.12.2016, às 17H47.
Atualizada em 13.12.2016, ÀS 18H00

Sucesso de audiência desde o inícioWestworld conquistou não só os fãs de ficção científica e velho oeste como também o público sedento por teorias. Agora que a primeira temporada foi encerrada, listamos algumas das especulações mais populares para verem se elas foram confirmadas, negadas ou se continuam incógnitas.

Lembrou de mais alguma teoria ou percebeu algo que deixamos passar? Deixe nos comentários abaixo!

Spoilers

None

Se você veio até aqui, provavelmente já terminou de assistir todos os episódios. Ainda assim, vale ressaltar: a galeria contém spoilers! Você foi avisado.

Confirmada: William é o Homem de Preto

None

Uma das primeiras especulações a surgir ao redor do seriado. O encerramento confirmou que o inocente e bondoso William (Jimmi Simpson) foi afetado pelo desaparecimento de Dolores (Evan Rachel Wood) e, no processo, acabou descobrindo um prazer pela morte e aventura, eventualmente tornando-se o acionista majoritário do parque e o misterioso Homem de Preto (Ed Harris).

Confirmada: Diferentes abordagens temporais

None

Toda a conversa sobre o Homem de Preto fez os fãs logo perceberem que diferentes linhas temporais estavam sendo narradas simultaneamente em Westworld: uma mostrando os primeiros dias do parque, uma mostrando a chegada de William e outra os momentos finais do criador Robert Ford (Anthony Hopkins).

Confirmada: Moscas e logos

None

A paranóia temporal levou a internet a caçar cada pequena pista que indicasse períodos diferentes, chegando em duas evidências: O fato de que moscas existem apenas no presente, dada a composição orgânica dos androides ao invés de componentes mecânicos; E os brasões de Westworld, que mostram estilo antiquado nas cenas com William e design moderno nas portas de laboratório.

Confirmada: A relação entre Bernard e Arnold

None

Até os dois capítulos finais, pouco foi dito sobre Arnold, cofundador do parque. Em "The Well-Tempered Clavier" descobrimos que Bernard (Jeffrey Wright), já revelado como um androide, também é baseado no parceiro de Ford, utilizando sua aparência, memórias e maneirismos. Até seu nome surge de um anagrama com Arnold Weber.

Confirmada: Existe mais de um parque

None

Jonathan Nolan e Lisa Joy Nolan, os criadores da série, evitaram ao máximo falar sobre a existência de outros parques além de Westworld, algo comum no filme de 1973 que inspirou o programa. Foi só em "The Bicameral Mind", último episódio, que vimos Maeve (Thandie Newton) passando por uma área de treinamento de samurais nomeada pela sigla SW.

Incorreta: O Labirinto é externo ao parque

None

p>Grande parte da jornada girou em torno do misterioso Labirinto, algo que muitos acreditavam ser alguma espécie de "fase final" separada de Westworld, podendo até mesmo ser guardada por Ford ou o vilão Wyatt. Acontece que, no final das contas, tratava-se de um teste para Dolores desenvolver sua consciência por completo.

Incorreta: Westworld é uma sequência ao filme de 1973

None

Essa teoria foi negada desde o começo pelos criadores, mas os fãs não abriram mão, principalmente quando um acontecimento traumático 30 anos antes da trama foi citado nos episódios iniciais. O encerramentou, por outro lado, bateu o prego no caixão dessa especulação, revelando o evento como o assassinato de Arnold e massacre dos demais anfitriões por Dolores e Teddy (James Marsden).

Plausível: Ford não morreu de verdade

None

Mesmo com o retorno de Anthony Hopkins já confirmado, Jonathan Nolan foi rápido em negar que Ford pode estar vivo. Alguns espectadores teorizam que o robô que o doutor estava criando em segredo era, na verdade, uma espécie de clone feito para morrer pelas mãos de Dolores. A ideia é sustentada por um desengonçado aperto de mãos com Bernard, gesto que Ford anteriormente afirmou como capaz de exaltar a diferença entre humanos e robôs.

Plausível: Maeve não fugiu de seu loop

None

O arco de Maeve é um dos mais interessantes da temporada, acompanhando a revolta da cafetina até o ponto em que Bernard revela que todas as suas ações fazem parte de um enredo pré-programado. Apesar de subir no trem que deixa o parque, ela reconsidera e decide retornar para buscar sua filha de uma narrativa passada. Não é certo se tal decisão é mais um exemplo de consciência dos androides ou apenas mais uma ação roteirizada.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.