A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu hoje, dia 5, aos 94 anos. De acordo com o G1, a artista estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde tratava de uma pneumonia.
Nascida com o nome de Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite em março de 1929, Lolita começou sua carreira aos 10 anos nas rádios brasileiras, trabalhando em radionovelas e como cantora, passando pelas rádios Bandeirandes, Cultura e Tupi. A artista é relembrada como uma das pioneiras da TV por ter feito parte da inauguração da TV Tupi, em 1950, evento em que cantou o hino da TV brasileira, composto para a ocasião.
Lolita apresentou os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas na TV Tupi antes de intensificar sua carreira como atriz. Em 1957, ela fez seu primeiro papel como protagonista na novela O Corcunda de Notre Dame, em que viveu a Cigana Esmeralda.
Desde então, ela passou por diversas novelas, como Anjo Marcado, Sassaricando, Rainha da Sucata, Terra Nostra, Uga Uga, Kubanacan e mais. Seu último papel em novela foi como Noêmia Ribeiro em Viver a Vida, exibida em 2009.
A atriz é relembrada frequentemente por sua amizade com Nair Belo e Hebe Camargo. A entrevista das três reunidas no Programa do Jô, em 2000, é citada como uma das melhores da história do programa (relembre no topo da página).
Lolita Rodrigues deixa uma filha, Silvia Rodrigues.