Maite Perroni fala sobre Desejo Sombrio: "É hora de enfrentar as consequências"

Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

Séries e TV

Artigo

Maite Perroni fala sobre Desejo Sombrio: "É hora de enfrentar as consequências"

Conversamos com Maite Perroni sobre a despedida de Desejo Sombrio, surpresas e a recepção dos fãs de Rebelde.

01.02.2022, às 18H00.

Desejo Sombrio, um dos grandes sucessos do Netflix, retorna para sua segunda e última temporada nesta quarta-feira (2). Assim como várias outras produções de língua espanhola, a série é um misto de suspense com erotismo, onde se privilegia uma linguagem adulta. O apelo da produção já seria grande, mas os envolvidos trouxeram para estrelar a história a atriz Maite Perroni, que ficou famosa no mundo todo por conta da novela adolescente Rebelde. Depois de um primeiro ano que tinha como carro-chefe o clássico "quem matou", dessa vez a série precisa lidar com as consequências dessa revelação.

"Todos os personagens tomaram decisões na primeira temporada e agora eles tem uma reação em cadeia com a qual precisam lidar", disse Maite na conversa que tivemos com ela sobre essa nova empreitada. Desejo Sombrio surpreendeu o público com uma resposta para o mistério que foi para fora da curva, mas que abriu muitas novas possibilidades. A série trabalhou questões sobre suicídio, abuso contra a mulher e toxicidade nas relações de forma muito surpreendente. De certa forma, há uma certa ansiedade de saber se o segundo ano se segura sem essa base (ou se ela ainda se mantém na pauta).

Para Maite não há dúvida nenhuma de que a série retorna ainda mais intensa que no ano anterior: "A nova temporada é uma temporada de ação, de emoção e de surpresas. Temos novos personagens, mas é hora de saber como a história da primeira temporada afetou Alma, Dario, Leonardo... Eles estão ainda mais vulneráveis. Para mim, para a minha personagem, tudo está ainda mais interessante. Eu inclusive gosto mais dessa temporada que da primeira. Vocês podem esperar coisas ainda mais bombásticas... Mais intriga, mais conflito... ", resumiu a atriz.

Quando o assunto é a receptividade dos fãs no Brasil, Maite fez questão de sublinhar essa realidade antes mesmo de ser indagada a respeito: "A resposta dos fãs brasileiros é incrível". Desde o fim da novela Rebelde, em 2006, mais de 15 anos se passaram e o público se depara com Maite numa narrativa muito mais amadurecida. "O público recebeu muito bem a minha transição", explicou ela. "Acho que isso é consequência da maneira como eles vem me acompanhando durante todos esses anos. Eles cresceram junto comigo. Os que tinham 15 naquela época agora já tem 35, 33... Eles também estão procurando por narrativas mais maduras".

Se antes o público abordava Maite para falar dos conflitos no âmbito do drama teen, agora os fãs buscam identificação e diálogo sobre os temas substanciais da série, como as relações tóxicas que foram muito abordadas no primeiro ano: "Acho que o nosso trabalho tem essa coisa de atingir o espectador, que vê dentro da ficção um reflexo da própria realidade. A volta da série, inclusive, está situando a Alma dentro da dificuldade de se livrar de uma relação abusiva. Ela está na terapia, ela está tentando seguir, mas é muito difícil. Acho que por isso é uma temporada tão especial para mim".

Sobre os mistérios que rondam os episódios, Maite garante que todo o elenco sempre sabe de tudo que vai acontecer: "Antes de começarmos a gravar temos todos os episódios em mãos, lemos, sabemos de tudo no quadro geral mesmo. Quando a gente está fazendo a primeira cena, já sabemos toda a história, desde o dia 1 das filmagens". Assim, a atriz começou a se despedir de Alma assim que os trabalhos dos novos episódios começaram. O final da personagem ela não revela, mas garante que tudo aconteceu exatamente do jeito que ela queria: "Eu acho que foi muito coerente, que teve sentido, eu gostei muito do fim. Mas, eu não vou falar mais que isso".

Antes de dizer o adeus definitivo, Maite falou um pouco sobre qual o legado que Alma vai deixar para ela: "Alma para mim representa um rito de passagem. Foi muito revelador pra mim tocar em tantas outras áreas do meu trabalho como atriz. Mas, como pessoa também foi um processo de muito aprendizado. Eu aprendi através dela a ter um outro olhar sobre as relações tóxicas, sobre a violência, sobre a manipulação... sobre como estamos cercados de abusos físicos, emocionais, econômicos e como vamos sofrendo violências que não podem ser normalizadas, mas que muitas vezes nós mesmos normalizamos. Foi muito bom saber que estávamos entretendo as pessoas, mas também levando a discussões importantes, a percepções importantes, de que é preciso ter sanidade dentro da alma e do coração. E que tá tudo bem procurar ajuda, fazer terapia... Eu estou muito feliz que a partir da ficção tenhamos conseguido atingir pessoalmente o público".

Com essas palavras, Maite deixou pronta a trilha para a segunda temporada de Desejo Sombrio. A partir de 2 de Fevereiro, na Netflix, vamos poder conferir como a jornada de Alma chegará ao fim. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.