ATENÇÃO: Spoilers de Coração de Ferro a seguir!
A hora finalmente chegou: depois de anos de especulação, e pelo menos meia dúzia de desapontamentos, os fãs do MCU finalmente conhecem o vilão Mefisto em Coração de Ferro. O personagem, vivido por Sacha Baron Cohen (ele mesmo, o Borat), aparece durante todo o sexto e último episódio da minissérie, lançado hoje (1º) no Disney+, mas só pronuncia mesmo o seu nome no finalzinho.
Os desenvolvimentos das últimas cenas de Coração de Ferro, inclusive, dão a entender que este Mefisto terá um papel importante no futuro do universo cinematográfico Marvel. Mas vamos com calma - vem com a gente descobrir tudo sobre este novo vilão da franquia.
Quem é Mefisto, e quais são os seus poderes?
Criado por Stan Lee e John Buscema, Mefisto foi idealizado para rivalizar com os poderes cósmicos impressionantes do Surfista Prateado - sua primeira aparição foi em Silver Surfer #3 (Dezembro/1968). A inspiração para o personagem, inclusive, foi o demônio do folclore alemão Mephistopheles, que na lenda de Fausto firma um pacto terrível com o protagonista, custando a ele sua alma. Fãs de olhos de águia terão notado pôsteres para uma montagem teatral de Fausto do lado de fora da pizzaria que servia de base para a gangue de Capuz (Anthony Ramos) em Coração de Ferro.
Com o tempo, Mefisto se tornou um dispositivo conveniente para os roteiristas da Marvel explicarem a vilania de personagens como Norman Osborn ou Otto Octavius - ele foi o responsável por atraí-los para as trevas e transformá-los no Duende Verde e no Doutor Octopus, respectivamente. Na mitologia da editora, ele também transformou Johnny Blaze no Motoqueiro Fantasma, deu à Feiticeira Escarlate filhos falsos que eventualmente a enlouqueceram, fez Peter Parker e Mary Jane se separarem em troca de uma cura para uma doença de Tia May, e assinou um trato com Miles Morales para salvar a vida de Kamala Khan… enfim, boa parte do mal do universo Marvel vem dele.
Como uma entidade demoníaca, é difícil dizer que Mefisto tem uma “história de origem”. Ele data da criação do universo, e é essencialmente imortal - todas as vezes que os heróis da Marvel conseguiram derrotá-lo em sua realidade, ele simplesmente reapareceu nos domínios infernais que chama de lar, e reuniu forças para executar um novo plano. Dotado de super-força, capaz de metamorfosear os eu corpo à vontade, e também de manipular a realidade ao seu redor (embora essa habilidade seja limitada em nossa realidade), Mefisto é um dos seres mais temíveis de todo o universo Marvel.
Qual será o papel de Mefisto no MCU?
O final de Coração de Ferro mostra que, embora o domínio de Mefisto sobre Parker Robbins/Capuz tenha essencialmente chegado ao fim quando ele se separou de sua peça de roupa favorita, ele tem uma nova “cliente”: ninguém menos do que RiRi Williams (Dominique Thorne), que fez um trato com o demônio para poder reencontrar sua melhor amiga, Natalie (Lyric Ross), vítima de um incidente de violência urbana. A última imagem da série são as características veias vermelhas, que sinalizam um pacto com Mefisto, aparecendo no braço de RiRi.
É seguro apostar, portanto, que o Mefisto de Sacha Baron Cohen terá um papel importante no futuro do MCU. Ainda não temos notícia de exatamente quando RiRi Williams vai retornar à franquia, mas talvez Armor Wars (longa-metragem estrelado pelo Máquina de Guerra de Don Cheadle) seja uma boa aposta, ou aquela esquecida série do supergrupo Campeões, que nunca foi oficialmente confirmada por Kevin Feige. Onde quer que a história dela continue, no entanto, é difícil imaginar Mefisto não dando as caras.
Também há o rumor de um especial (nos moldes Lobisomem na Noite) para o Disney+ estrelado por Mefisto - mas até agora não vimos sequer uma confirmação deste projeto, quiçá uma data de estreia. O futuro do vilão vivido por Baron Cohen, enfim, segue no ar… mas alguém dúvida que, agora que ele finalmente deu o ar da graça, vai ser difícil se livrar dele tão cedo?
Li a matéria toda, mas notei que não citaram. Então aí vai, ele aparece na forma "pura dele", a forma vermelha dele, igual às fotos que colocaram na matéria. Por isso, ele escreveu: "O demônio está nos detalhes" no Instagram dele. Na cena em que ele senta à mesa com a Riri, no final, olhem o reflexo dele na colher, assustador. PS: Eu não consigo anexar imagens aqui, então terão que assistir e tentar achar. E quem sabe atualizar a matéria? rs. Enfim, boa sorte, é uma boa série e muito sólida, gostei e já estou repetindo.
ja foi bom, hj é um atorzinho vendido.