A franquia NCIS está no ar, na TV dos EUA, há nada menos do que 21 anos, totalizando mais de mil episódios entre a produção original e todos os seus spin-offs. NCIS: Origins, no entanto, é o primeiro título da saga que vai olhar para trás e, assim, mexer no vespeiro que o criador David J. North chamou de “cânone” dos personagens durante coletiva acompanhada pelo Omelete.
“Os fãs de NCIS sabem o que está no cânone da série, e nós não vamos contradizer o que está nesse cânone. Muitas pessoas me perguntam isso, e a resposta é ‘não’”, comentou ele, especificamente se referindo aos elementos do passado de Gibbs (Mark Harmon) já mostrados na série original. “O que fazemos é elaborar bastante os detalhes desse cânone, e algumas coisas podem acabar indo para rumos diferentes do esperado”.
NCIS: Origins acompanha Gibbs, agora interpretado por Austin Stowell, durante o seu primeiro ano de serviço na agência governamental do título - em 1991, mais de dez anos antes do começo da história que os fãs já conhecem. Parte dessa volta ao passado leva também ao retorno do personagem Mike Franks, que surge como o primeiro chefe de Gibbs na NCIS, agora interpretado por Kyle Schmid.
“Estou animado para que os fãs vejam como Origins pega o molde que eles conhecem e amam, que tem funcionado bem por tanto tempo… e quebra este molde”, comentou Schmid na coletiva. “É claro que a gente se aproveita de todas as coisas que fizeram este molde ser bem-sucedido, mas também as levamos para uma nova direção. A nossa série é sombria, é complexa, tem ritmo - é uma história que te atinge forte. Acho que vamos pegar as séries de investigação e levá-las para um novo nível”.
- Mark Harmon só aparece no 1º episódio de NCIS: Origins, diz showrunner
- Gibbs não tem par romântico em NCIS: Origins, dizem atores: “Não está no radar”
- Austin Stowell sobre viver jovem Gibbs: “Nunca vou conseguir ser Mark Harmon”
Em tom mais conciliatório, North disse que levou em consideração todas as preocupações dos fãs mais fiéis de NCIS - e até aqueles que podem ter abandonado a série original: “Sei que temos uma base de fãs bem apaixonada, consigo ouvir isso até nas perguntas de alguns jornalistas. O que vocês estão trazendo aqui, acredite: eu ouço todos os dias no Instagram. Quero que essas pessoas deem uma chance a Origins e se surpreendam - e, se você por algum motivo deixou NCIS nos últimos anos, acho que temos ótimas razões para você retornar aqui”.
NCIS: Origins estreia nos EUA em 14 de outubro. No Brasil, a franquia é transmitida na TV paga pelo canal AXN, que deve estrear os novos episódios somente em 2025; e está parcialmente disponível para streaming na plataforma Paramount+.