A indústria dos animes está com os dias contados, segundo Hideaki Anno, o criador de Evangelion. Em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti (via Kotaku), Anno diz que a produção de animações no Japão tem de cinco a vinte anos de vida.
"A animação japonesa já está em declínio. E, quando acabar, provavelmente vai ressurgir. Mas a questão é se o público vai esperar essa retomada", prevê Anno, também ressaltando que a animação em si não vai acabar. "Não acho que ela vai desaparecer. Mas, talvez, não haverá mais as condições necessárias para criar filmes interessantes, o que existe até agora."
Anno acredita que outros países asiáticos, como Taiwan, estão ficando mais ricos e produzindo mais animações, enquanto a economia do Japão está estagnada, o que deve atrapalhar a animação japonesa. Na entrevista, o criador de Evangelion já menciona que há menos animadores no Japão do que no passado. "Nós não seremos mais o centro da animação no mundo. Talvez, em cinco anos, Taiwan seja esse centro. Viajei para lá recentemente, e os artistas lá tinham muita energia e paixão. No Japão, a animação está se mexendo por inércia."
Depois de dezenove anos após a publicação de sua primeira edição, em 1995, o mangá de Evangelion, feito por Yoshiyuki Sadamoto, chegou ao fim no ano passado. A última edição foi lançada simultaneamente no Japão e no Brasil. O anime foi concluído em 1996, com direito a final alternativo em 1997, com o OVA The End of Evangelion. O enredo está sendo adaptado novamente em uma tetralogia de filmes chamada Rebuild of Evangelion, que começou em 2007.