Séries e TV

Notícia

Evangelion | Criador da série diz que indústria dos animes vai acabar

"A animação japonesa como conhecemos tem de cinco a vinte anos de vida", afirmou Hideaki Anno a agência de notícias russa

25.05.2015, às 11H58.
Atualizada em 25.05.2015, ÀS 12H28


A indústria dos animes está com os dias contados, segundo Hideaki Anno, o criador de Evangelion. Em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti (via Kotaku), Anno diz que a produção de animações no Japão tem de cinco a vinte anos de vida.

None

"A animação japonesa já está em declínio. E, quando acabar, provavelmente vai ressurgir. Mas a questão é se o público vai esperar essa retomada", prevê Anno, também ressaltando que a animação em si não vai acabar. "Não acho que ela vai desaparecer. Mas, talvez, não haverá mais as condições necessárias para criar filmes interessantes, o que existe até agora."

Anno acredita que outros países asiáticos, como Taiwan, estão ficando mais ricos e produzindo mais animações, enquanto a economia do Japão está estagnada, o que deve atrapalhar a animação japonesa. Na entrevista, o criador de Evangelion já menciona que há menos animadores no Japão do que no passado. "Nós não seremos mais o centro da animação no mundo. Talvez, em cinco anos, Taiwan seja esse centro. Viajei para lá recentemente, e os artistas lá tinham muita energia e paixão. No Japão, a animação está se mexendo por inércia."

Depois de dezenove anos após a publicação de sua primeira edição, em 1995, o mangá de Evangelion, feito por Yoshiyuki Sadamoto, chegou ao fim no ano passado. A última edição foi lançada simultaneamente no Japão e no Brasil. O anime foi concluído em 1996, com direito a final alternativo em 1997, com o OVA The End of Evangelion. O enredo está sendo adaptado novamente em uma tetralogia de filmes chamada Rebuild of Evangelion, que começou em 2007.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.