Séries e TV

O Mecanismo | "Existe uma série de liberdades criativas", diz Sérgio Moro sobre seriado da Netflix

Juiz também falou que alguns eventos batem com a realidade e que o programa deve servir como alerta para a corrupção
-

O lançamento de O Mecanismo, série de TV de José Padilha (Tropa de Elite) na Netflix sobre a Operação Lava-Jato, despertou diversas discussões das mais divisivas na internet.

Agora, o juiz Sérgio Moro - diretamente envolvido nos eventos reais que foram retratados no seriado e no livro que deu origem ao programa - falou sobre O Mecanismo em passagem no Roda Viva, da TV Cultura - veja abaixo:

Moro começa sua resposta comparando o seriado com o longa Polícia Federal - A Lei é para Todos, afirmando que nem tudo retratado nos produtores bate com a realidade: "Vi tanto o filme quanto a série. Acho que ambos os produtos têm suas qualidades [...] Existe uma série de liberdades criativas. Nem a série nem o filme retratam a realidade exatamente como aconteceu. Agora, existem muitos pontos comuns, existem realmente situações retratadas tanto no filme como na série que conferem com aquilo que apareceu na realidade."

O juiz também explica que a intenção de um produto de ficção é diferente do que está sendo discutido: "Eu acho que essas produções culturais têm um valor, talvez não tanto com um objetivo de reconstrução histórica pois os fatos estão acontecendo agora, é muito díficil fazer uma obra fiel aos fatos."

"Mas é importante para informar. Ambos revelam que a corrupção é um problema muito grave entre nós, e que por outro lado há uma dificuldade instucional do enfrentamento desse problema. Se essa série e filme, além do seu valor cultural e artístico, servirem também para chamar a atenção das pessoas para esse problema, eu acho que elas já fazer um grande e importante papel", disse Moro.

Baseado no livro Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, de Vladimir Netto, o seriado faz referência a eventos reais, personagens e empresas investigados na operação, porém sempre usando nomes fictícios. Anteriormente, Padilha também comentou a polêmica - saiba mais.

A série é escrita por Elena Soarez com a colaboração de Sofia Maldonado. José Padilha também atuou no projeto como produtor executivo, ao lado de Marcos Prado.

Leia mais sobre O Mecanismo

O Mecanismo
Estreia em 23/03/18 Produção: 2018 8 episódios
sobre a série
Galeria de imagens (4)

Na verdade ele foi correto e legalista na defesa da correção do subsídio (que não é corrigido há 3 anos). A inflação tava galopando, principalmente no final do governo Dilma. Ah, e a principalmente a inflação real, não a inflação maquiada do governo, que retirou itens como VASSOURA da contagem de inflação, com a fundamentação de que "não é um item mais tão utilizado pelo brasileiro, não sendo mais ideal para mensurar a inflação". Ou seja, Moro defendeu que fosse cumprida a leia, mas o problema - ao meu ver - é aceitar um auxílio criado para fazer um "remendo" enquanto o subsídio não é corrigido. O caminho certo é a correção, não a utilização de "jeitinhos" para substituir a correção.

Comunistas não existem mais, querida.

Discutir com comunista é o mesmo que discutir como uma porta, eles sempre estarão certos a respeito de sua ideologia FALIDA e ACÉFALA. Então quem realmente necessita estudar é você meu amigo e enxergar o mundo pelo ponto de vista geral para, assim, não passar vergonha alheia.

Exatamente.

Quem tá tomando no centro é a população. Mecanismo da canalhice!!!!!

Soltaram o Maluf e o Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro acusado de corrupção... Quem soltou? O STF... Toffoli. Quando? 27/03/2018. É o Mecanismo parceiro.

Explicando direito né parceiro... Os grampos não foram ilegais, a divulgação... a quebra de sigilo é que perante a lei seria proibida naquele momento... Mas como o audio era uma clara tentativa de obstrução da justiça, (o Lul4 tava em busca do foro privilegiado)... O Moro viu o audio como de questões de ordem pública, e que de fato é... Pela primeira vez no Brasil a sujeira não foi jogada pra debaixo do tapete.

Não é isso não. Segunda chance, vai la..

Mas foi eleito pela esquerda

O problema são esses infelizes que defendem bandido, idolatram ladrões.

Ok Midiota

Volta pra escola, você entendeu tudo errado...

Excelente série! Se há incomodados sera porque a carapuça serviu e ainda há pobres infelizes que defendem seus algozes

Comunistas, comunistas comunistas. Vai estudar menino.

É assassinar uma vereadora. É atirar na caravana de um ex-presidente. É acordar morador de rua no dia mais frio do ano com jato de água. É um juiz que coloca grampo ilegal de uma presidente da República no Jornal Nacional. Isso é fascismo.

Você é fascista!

Esse.

Quem tá no poder não é esquerda nem direita, e sim o centro.

Vou ver se consigo assistir nesse final de semana

Bastante

O que é fascismo?

Também não entendo essa choradeira, o PMDB é parceiro do PT faz anos, logo se alguém do PMDB deixou claro que existe uma sangria que precisa ser estancada, isso só potencializa o caráter cínico do PT e de quem defende o mesmo ... O PMDB afirma que tinha corrupção, o outro parceiro (PT) afirma que não sabia de nada, os seguidores do PT afirmam que o PMDB roubou, mas por algum milagre o PT não ... que lógica de doido ... Não torço pra nenhum dos lados, mas desde de quando a esquerda se abriu pra ser curva de rio de qualquer idiotice o nível caiu absurdamente, agora dá nisso, pede pra passar vergonha ...

Você que é vermelho Hellboy! Sai fora!

Omelete, vá pra casa! Cê tá bebado

Os comunas já tão doidos pra implantar sua ditadura e ideologia falida. Aqui não seus leprosos.

Realmente uma triste realidade do povo brasileiro.

Até o Moro acenou positivamente pra série e o Omelete aí fica de porraloquice

Sim, na entrevista ele menciona que ele se retratou junto ao STF pelo transtorno causado, não por ter se arrependido de sua atuação. No entanto, acredito que eventual punição cabível pela ilegalidade foi deixada de lado, até porque o juiz Moro possui apoio da população, que se revoltaria (o que eu vejo como bizarro, vez que na minha concepção um juiz não precisa de apoio pois o seu único lado é o da lei, que é imparcial)

De certo que ao menos na balança ele está mais para o positivo do que para o negativo, ao menos pela percepção histórica econômica. No entanto, não tenho conhecimento muito aprofundado sobre o governo dele.

Acho que as ameaças comunistas acabaram nos anos 70.

Sobre os grampos vazados, os que continham a Dilma eram ilegais. Tanto que o Moro teve que se retratar com o STF.

Verdade. A batalha de lados só favorece os corruptos, porque o povo mesmo continua só se fu...

Acho que o Itamar escapa ileso, ou quase.

Em país sério com candidatos sérios o presidente nem é investigado porque tem idoneidade moral, coisa que os presidentes do Brasil não têm há muitos e muitos anos. Aliás, provavelmente o único presidente que tinha alguma, morreu antes de assumir, Tancredo Neves e nem podemos ter certeza porque não viveu suficiente pra mostrar o oposto. Só deve ter se revirado no túmulo pelo que andou aprontando os demais Neves que sempre usaram o nome dele em palanque. Quanto ao áudio vazado, de certo, que se houve ilegalidade o juiz responderá correcionalmente ou criminalmente (o que até onde eu sei até hoje não ocorreu), no entanto, usando do mesmo raciocínio de argumento, eventual ilegalidade do vazamento não anula as palavras que foram trocadas na conversa.

BoIsonaro?

O brasileiro médio pensa em serviço público estável como investimento. Aí já estraga tudo e o Moro não escapa disso. A defesa ao Auxilio Moradia foi uma das coisas mais bizarras que eu já vi, um cara inteligente como ele não pode ser tão simplista, ou na verdade até pode. Vai a lógica do investimento. Estudei muito, investi e passei no concurso. Se eu investi, quando eu tomar posse preciso recuperar o investimento. Coitado das outras classes.

sabe o que é triste, enquanto o povo fica brigando entre si com comentários pró esquerda ou direita, os mesmos continuam sacaneando a população, são os mesmos canalhas de esquerda e de direita. Agora vai aumentar o valor do combustível, dos remédios e dos alimentos. NÃO SE ENGANEM!!!! SOMOS SACANEADOS PELA ESQUERDA E PELA DIREITA. TODOS BANDIDOS!!!! O brasil não tem mais solução

Eu ainda não assisti

Essa série é boa?

O argumento "estudou anos" para ganhar bem é o que mais está impregnado na mentalidade do brasileiro médio. O cara estudou anos, ou seja "investiu" no seu estudo. Quando o cara toma posse, qual a prioridade número 1? Recuperar o investimento, simples. Essa é a mentalidade do pobre brasileiro.

Isso é uma ameaça comunista ???? rs

Ele fez o que tinha que fazer pra defender o p@v@, o necessário nem sempre é o mais bonito a se fazer, numa cirurgi@ as vezes é necessário cort@r uma pern@ , é bonito? não é mas é necessário.

A sua verdade não anula o que eu disse.

Em país sério esse aúdio não existiria

Em país sério juiz não vaza áudio do Presidente da República para o jornal das 20:00h

kkkkkkk excelente texto

Os esquerdinhas aqui estão espumando de raivinha, seus hipócritas ordinários defensores da jararaca de nove dedos, corja maldita, o tempo de voces já era, voltem para o inferno.

Renan Calheiros produziu uma série de dossiês com a ficha suja dos membros do STF... Isso é o que se fala nos bastidores de Brasilia... Ele tinha aquela maleta de contra inteligência na Policia do Senado... E só procurar na internet que vc vai ler noticias de membros do STF que relataram ter encontrado grampos em seus escritórios. O mais recente foi o Barroso na epoca do julgamento do impeachment. Os caras tem medo do Renan por isso. Não é rabo preso, é o rabo sujo mesmo. E o Temer acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para bisbilhotar a vida do ministro Edson Fachin, relator do inquérito aberto contra o presidente Michel Temer por corrupção. O Brasil tá entregue a uma máfia.

Ah, ganhar auxílio-moradia tendo casa própria também é corrupção

Aliás, já tá com moradia assegurada em Miami porque sabe que em 2019 ele vira fora-da-lei.

Moro na cadeia Quinta coluna do caralh0

PQP, vivi pra ver o Omelete publicar entrevista com juiz fascista.

Bom... o juiz de extrema direita e partidário já deu sua opinião. É muito muito estranho um juiz falar sobre uma investigação e processos em andamento. Mas estamos no Brasil e como ele é um juiz de exceção, pode tudo mesmo. Mas agora o Omelete vai fazer uma matéria com alguém fazendo contrapontos à fala dele. Não é mesmo?

Pra ser justo, só o Van Damme. O Dennis Rodman não foi, deu suporte pro JCVD quando ele voltou.

"Agora, pergunto, do que adianta termos consciência política, se na hora de votarmos, continuamos elegendo mais do mesmo ?" Em quem vc pensa em votar ?

Pra ser sincero eu não gosto muito do Jair, e ñ gosto de muitos de seus seguidores pois são chatos e boa parte deles(como os caras do terça livre) ñ são muito inteligentes Oq me incomoda nele é basicamente sua mentalidade em relação a economia, q a meu ver é de esquerda, e ñ precisamos de outro Inacio da Silva p destruir o país ENTRETANTO, o cenário é desolador e ñ vejo nenhum outro candidato melhor q ele com chances reais d vencer

Essa entrevista foi foda; os caras do Brasil247 se pudessem explodiriam a TV Cultura. E Edson Fachin pode ser o próximo Celso Daniel; ele deu um entrevista hoje e disse que está sendo ameaçado de morte. Não que isso não ocorra com outros figurões, inclusive os corruptos, mas vale relembrar que o Fachin é relator da Lava Jato no STF.

Quase toda sociedade bem sucedida possuiu algum heróis Heróis são necessarios dependendo da situação, heróis inspiram as pessoas, e quando é um heroi do seu povo, ou da sua tribo, traz um sentimento de pertencimento, de grandeza e orgulho

Já disse. Crítica da série deu 2 Ovos.

Aposto que o Omelete vai dizer que a série é ruim. Omelete = Uol = FOICE DE SÃO PAULO

STF tá estancando a sangria.

Qual é o rabo preso com Juca, Renan Calheiros, Lula Aécio etc?

STF golpista vai destruir o Brasil

Mito do Petista inocente.

Então cara, um Deputado faz projetos, não tem como forçar o mesmo a ser aprovado ou votado... Não sei o quanto você conhece do trâmite, mas não depende dele. Sobre os projetos, e isso sim você pode discutir, ele tem vários... Alguns que eu até discordo, mas uma grande parte voltado para a segurança pública que eu concordo integralmente. Sugiro que pesquise antes de passar vergonha falando o que desconhece.

eu ja pensei, mu sonho era ir pra Nova Zelândia kk, mas cheguei ir atrás de naturalidade espanhola por causa dos meus avós, mas desisti pela papelada. Mas agora to construindo minha casa, noiva, um trampo bom. Perdi tmb o espirito de ir. Ja passou.

O Parlamentar com quase 30 anos de vida política sem um único projeto aprovado? Tendi. Não, obrigado.

O Omelete censura o nome dele, toda vez eu tento escrever.

Faz parte do "mecanismo", pelo jeito. Tá tudo errado nessa porr@, kkkkkkkkk

Mito? Quem é? Saci Pererê? Boitatá? Curupira? Boto-cor-de-rosa?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara! concordo integralmente contigo. Tb sou concursado e passei por um rigorossíssimo processo com provas realizadas manhã e tarde, além de toda comprovação em relação ao meu passado antes de tomar posse. E eu pergunto: Porque um agente político ou um CC não efetivo não passa pelas mesmas provas? Como alguém se torna político sem ao menos conhecer o artigo 5° da constituição? E como alguém consegue um cargo comissionado no setor contábil sem nunca ter visto um balanço na vida? SAHSAHSAHSAHSA São questionamentos que eu sou obrigado a fazer diariamente...

Essa eh a pior parte, defender um Auxilio, sem nem mesmo precisar dele. Se a classe não tem aumento, que brigue por esse aumento.. Não aplicar o Jeitinho Brasileiro. Ele poderia ser um bom exemplo, perdeu a oportunidade.

Funciona: o auxílio-moradia é constitucional, legal e admitido pelo STF. Quer discutir moralidade?! Isso é bem complicado e varia conforme cada um. Mesmo assim, o auxílio-moradia só veio à tona pq a classe não tem aumento há vários anos (não importa se ja recebem muito, tem direito a aumento, ainda mais pela missão q exercem pelo país). Sabe pq não tem aumento? Pq quem dá é o Legislativo, isso mesmo, os réus. Ou vc acha que o Congresso Nacional quer valorizar o MP/Juiz q tanto botam na bund4 deles? FIM

Direito é diferente de mamata. Auxilio moradia = ajuda para alguém pagar uma moradia no lugar onde trabalha, mas não mora. Não faz sentido algum receber isso se trabalha no mesmo local que mora. Entendeu ou quer que desenhe? E imoral. Essa mamata só fez aumentar o bilionário gasto publico com o nosso judiciário, o mais caro e ineficiente do mundo. Nem em países de primeiro mundo, como os EUA, o judiciário tem o salário e as mamatas que nós temos aqui. No Brasil se gasta quase o mesmo em educação de milhões de crianças e com mordomias para Juizes. Só um jument0 lambe bolas de Juiz, não vê nada de errado nisso.

Enquanto isso no STF, a 2ª turma rejeitou uma denúncia contra o Jucá... 2ª turma é formada por Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Fachin. Quero ver ou ouvir algum petista criticar essa decisão.... DUVIDO! Sabe porquê? Operação Zelotes, tem petista envolvido.

Melhor comentário kkkkkkk

Eu apóio concurso público para tudo no que tange as classes políticas desse país, também. Político aqui, tinha que ser extinto e substituído por pessoas com conhecimento técnico nas áreas de atuação necessárias. No lugar de prefeito e não sei quantos secretários, vereadores e assessores, divide a cidade por região e nomeia, via concurso público, alguém formado em administração, por exemplo, apoiado por pessoas formadas em engenharia, arquitetura e etc, entendeu? E isso em TODAS as esferas, não só a municipal. Evitaria de qualquer Zé Mané chegar ao poder só porque é uma figura carismática. Eu sou bancário concursado e quando passei, antes de entrar, fuçaram na minha vida de tudo quanto era jeito, além do crivo pelo qual a própria prova já faz a gente passar. Qualquer vírgula poderia ter sido motivo para me impedir de assumir o cargo. E olha que eu tô falando de concurso café com leite. Então por que o bêbado da esquina, só por ser popular no bairro, se candidata e consegue virar vereador, por exemplo e Paulos Malufs da vida, com processo até no talo, entram?Tá errado isso aí...

Eu penso em mudar de país, cara...sério mesmo. Só não faço porque não tenho a menor condição no momento e perdi muito do meu espírito aventureiro de quando era mais novo...

Poutzzzz, kkkkkkkkkkk

Legal, para que?

Quem viaja pra colônia é o Van Damme junto com o Dennis Rodman.

Sim, mas como não tem como mudar como um passe de mágica, se vota em quem quer fazer algo prático. Menos estatal, menos gargalo para corrupção, criminoso preso ou morto, é mais segurança. Logo... Mito.

Pode crê!

Eu n entendi, só pq o cara é juiz ele tem que lutar conta os próprios benefícios? Ele também ganha um gordo salário de juiz, que conquistou com anos de estudo pra prestar OAB e concursos, então me explique o motivo de que ele deveria lutar pra perder recursos que a classe dele conquistou durante os anos? Quer procurar pelo em ovo, olha meu saco que tem dois e ta cheio.

Respeito a sua opinião, cara! mas estou enojado e iludido com a política. O Brasil precisa mudar o seu sistema político urgentemente.

Pra um Brasil mais beautiful

eu penso nisso toda vez que vejo os pré candidatos e só penso em votar em branco e nulo. E é uma coisa que eu não gosto, isso pra mim é não participar da escolha do seu representante e deixar na mão dos outros, mas eu não vejo opção em nenhum e ai penso na opção de mudar o regime kkk

Dr. Rey

O STF é meramente político. Tu permitires um ato composto entre presidente e Senado é de uma ingenuidade.... Logo, os ministros sempre defenderão interesses alheios à coletividade.

Não, cara, não...Evolua...

Então cara, eu não acredito em messias, nem deus bem da verdade, eu acredito sim em se identificar com algumas políticas do candidato, votando nele também por exclusão automática de outros. Não sou esquerdopata, não gosto de comunista, não curto política socialista... Logo... 90% de quem tá aí não tenho como votar, mas se surgir alguém mais interessante, mudaria com enorme prazer.

Confesso que penso nisso tb, cara! sahsahsahhsa

Esse é um dos motivos que defendo a volta da monarquia num regime parlamentarista, ter um quarto poder. Ja que o poder moderador foi extinto.

Neste ponto também fiquei desapontado com a postura do Juiz MORO, e principalmente o fraco argumento que usou em sua defesa (Sobre receber o auxílio moradia), disse que considerava uma forma de recuperar um pouco a desvalorização salarial frente à inflação.

O mais triste é você ver esses juízes como Moro, bretas, o pessoal do TRF-4, STJ, todos direto ao ponto, simples e profissionais... e comparar com aquela corja do STF que só estão lá porque são amigos do rei. Se alguém derrubasse o STF e trocasse por estes juízes, o brasil do andar de cima seria outro do dia para a noite.

e qual a outra opção?

??

Não existem heróis, talvez o brasileiro ta tão cansado dessa roubalheira toda que tem essa necessidade de eleger um herói ou anti herói que vai matar a bandido rodo. Não consigo entender essa visão do heroísmo nessas figuras.

Não assisti. Alguém perguntou para ele pq ele viaja regularmente para a COLÔNIA, até mesmo disfarçado ?

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus