Desde sua estreia na Netflix, e cada vez mais (já que segue crescendo na lista de popularidade da plataforma), O Gambito da Rainha tem intrigado o público com um questionamento: a história de Elizabeth Harmon é real? A resposta é não. Apesar de um contexto histórico factual, se passando durante a Guerra Fria, a personagem vivida por Anya Taylor-Joy nunca existiu. O Gambito da Rainha é baseado em um livro homônimo, publicado por Walter Trevis em 1983.
Mesmo assim, a série da Netflix explora o cenário dos anos 60 nos Estados Unidos e na União Soviética de modo preciso. Além de revelar as tensões entre as duas nações - principalmente no campo do xadrez - O Gambito da Rainha também retrata competições de modo certeiro. Relatos de mestres como a campeã estadunidense Jennifer Shahade à Vanity Fair ou de Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez ao NYT sugerem que a produção da Netflix acertou quando se trata do mundo competitivo: "É o mais próximo possível da atmosfera autêntica de torneios de xadrez", disse Kasparov.
A protagonista Elizabeth Harmon, apesar de fictícia, também rendeu comparações com o mestre de xadrez americano Bobby Fischer. Além de ter demonstrado habilidade no jogo desde seus 13 anos, Fischer também recebeu o título de campeão mundial após derrotar o então campeão e soviético Boris Spassky, no meio da Guerra Fria, em 1972. Aos interessados na história de Fischer, o enxadrista foi interpretado por Tobey Maguire no longa de 2014, O Dono do Jogo.
O Gambito da Rainha conta também com Thomas Brodie-Sanger (Game of Thrones), Harry Melling (Harry Potter) e Bill Camp (The Outsider) e está disponível na Netflix.