Imagem de Outlander

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Artigo

Outlander acerta ao colocar protagonista em perigo real em novo episódio

Ligação entre os personagens segue forte, mas produção erra com sentimento de culpa

22.04.2020, às 13H12.

Se tem uma coisa que Outlander nunca teve medo é de colocar seus personagens em perigo. Isso já aconteceu nesta quinta temporada e retorna de forma impactante no capítulo “Monsters and Heroes”, que dosa muito bem a sensação de perigo, mas escorrega com o sentimento de culpa.

[Spoilers de “Monsters and Heroes” abaixo]

Superada a trama de Roger (Richard Rankin), que colocou o personagem em um perigo real, Outlander não deu tempo para os fãs respirarem e já colocou outro nome em risco. Após sair para caçar búfalos, Jamie (Sam Heughan) é picado por uma cobra e piora bastante, tendo apenas Roger para ajudá-lo.

As sequências entre os dois são interessantes por desenvolver uma relação conturbada. Não é segredo para ninguém que Jamie nunca gostou muito do genro e algumas vezes o julgou por não ter tantas habilidades físicas como os demais homens de sua época. E Roger, por outro lado, sempre sentiu essa carga negativa, mas nunca negou quem realmente é, se esforçando para melhorar suas habilidades quando necessário. Aqui, no entanto, Jamie se vê em uma situação de vida ou morte e entende que Roger pode ser mais necessário do que nunca, embora ache que, no caso de sua morte, o mais seguro é que sua família volta ao presente.

Só que a interação entre Jamie e Roger gera algo incômodo também. O patriarca revela que há um plano para encontrar e matar Stephen Bonnet (Ed Speleers). Caso morra, Jamie quer que Roger leve o plano adiante e mate o homem que causou tanto mal à sua família e ainda representa o perigo de reivindicar a paternidade do bebê Jemmy. Neste momento, o patriarca se mostra culpado por ter ajudado o homem que estuprou sua filha. E a forma como isso é trabalhado é um pouco incômoda.

Não há problema nenhum em Jamie se sentir assim, no entanto, a série explorou pouco o trauma da própria Brianna (Sophie Skelton), dando mais destaque ao plano de vingança. A prévia do próximo episódio indica que a ideia de matar Bonnet seguirá em frente, enquanto pouco foi mostrado sobre os sentimentos da própria Brianna. Ela desenhou o rosto de seu agressor algumas vezes, ficou com medo pela segurança do filho e foi isso. É quase como se ela tivesse superado o que lhe aconteceu, enquanto os homens da família seguem com sentimento de vingança.

Seria muito negativo se Outlander usasse a violência de Brianna para desenvolver os personagens masculinos ao seu redor, como vários filmes e séries já fizeram, ao invés de mostrar mais sobre o ponto de vista dela. Bonnet é sim um perigo iminente para a família Fraser, mas o melhor seria se tanto o sentimento de Jamie, quanto o trauma de Brianna fossem tratados com mesmo peso, não deixando que a culpa do homem seja maior do que a dor da mulher.

Tirando esse ponto, o episódio é um dos melhores da temporada. Claire (Caitriona Balfe) cuida do ferimento de Jamie, mas sabe que o estado dele é grave e o seriado não poupa os fãs ao demonstrar que o protagonista chegou bem perto da morte. A cena dos dois dormindo um ao lado do outro em um momento de tensão tão grande, despertou uma pulga atrás da orelha dos espectadores: será que a série teria coragem de matar Jamie? Apesar de ele ser um dos principais personagens ao lado de Claire, a verdade é que os fãs de Outlander temem sim acontecimentos definitivos com seus personagens, porque a produção nunca poupou ninguém. Só de despertar tal sentimento, a série já mostra que tem muito mérito.

Outro ponto positivo é mostrar que Jamie tem defeitos, mas é capaz de evoluir. O personagem parte o coração da esposa ao dizer que prefere morrer do que perder sua perna. Afinal, para ela, a percepção é oposta: será horrível se a amputação for necessária, mas ela faria isso para mantê-lo vivo. Tal ponto traz de volta a teimosia de Jamie e deixa claro que ele é um produto de sua época. No entanto, a série mostra a indignação do Jovem Ian (John Bell) com tal declaração e, depois de ouvir algumas verdades dolorosas sobre sua atitude, Jamie muda de ideia, mostrando que se esforça para ser alguém melhor, mesmo em meio a uma situação tão difícil.

Outlander está partindo para seus quatro episódios finais da temporada e, como dito acima, a trama de perseguir Bonnet voltará mais forte do que nunca agora. Resta esperar que a produção conduza essa narrativa da forma certa, dando o protagonismo a Brianna e investindo mais em sua percepção sobre isso tudo.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.