Percy Jackson e os Olimpianos (Disney/Divulgação)

Créditos da imagem: Percy Jackson e os Olimpianos (Disney/Divulgação)

Séries e TV

Artigo

Conexão entre o trio finalmente se estabelece no 4º episódio de Percy Jackson

Primeira parte da saga dos Olimpianos caminha para seu clímax com protagonistas mais entrosados

Omelete
3 min de leitura
03.01.2024, às 17H56.
Atualizada em 03.01.2024, ÀS 18H08

Após conhecermos os heróis que nos acompanhariam nessa jornada, chegou o momento de vermos os protagonistas crescerem. No quarto episódio da série Percy Jackson e os Olimpianos, vemos o trio formado pelo personagem-título (Walker Scobell), Annabeth (Leah Jeffries) e Grover (Aryan Simhadri) a caminho do submundo. Após deceparem Medusa e enviarem a cabeça do monstro para o Monte Olimpo “via Sedex”, os aventureiros seguiram em sua missão. No novo capítulo, eles já estão em um trem e conversam durante toda a noite até caírem no sono. Na manhã seguinte, reaparecem em outro vagão tomando café, quando são surpreendidos por um policial. Ele os acompanha até a cabine em que passaram a noite e mostra que o local foi completamente depredado. Marcas de garras e cacos de vidro espalhados alertam o trio para o ataque de um novo monstro.

O grupo então é levado para outro vagão, onde se encontra com uma misteriosa mulher que carrega uma daquelas caixas para bichos de pequeno porte e se apresenta como uma mãe (de pet) perfeita. Após uma breve conversa, a mulher revela ser Equidna, a mãe dos monstros, e diz que matará o trio. Eles correm pelos corredores até que o trem para subitamente, permitindo que eles fujam em direção a um templo da deusa Athena usado como museu. Chegando ao local, que deveria ser seguro contra monstros, o grupo se separa, e Percy descobre que o bicho na caixa de Equidna era, na verdade, uma gigantesca quimera. O semideus é derrotado pelo monstro e obrigado e se jogar do topo de um monumento em direção a um lago sujo, o que mudará a percepção dele sobre os próprios dons.

Todas as cenas do episódio, desde a conversa noturna até a despedida dos personagens no templo, levam o trio a um momento de máxima conexão. Antes meros companheiros de jornada, agora eles também podem se considerar amigos dispostos a se sacrificarem uns pelos outros. Essa conexão demorou para ser efetiva, se considerarmos outras obras da cultura pop, em que amizades se formam em um ou dois atos. Aqui, a magia levou mais de três episódios para acontecer — e isso é ótimo.

Com um tempo saudável de maturação para os personagens, Percy amadurece e aprende cada vez mais sobre o universo dos deuses do Olimpo, ao mesmo tempo que a trama se expande a cada nova descoberta. Isso fica evidente no episódio, que prepara a série para o início deu seu clímax. A luta entre Percy e a Quimera e as importantes decisões que ele toma sob pressão mostram como o protagonista cresceu na primeira metade da temporada.

Do outro lado, temos Grover e Annabeth se abrindo mais com o amigo e com o público. A filha de Athena falou de sua relação com o pai mortal e a mãe divina, mostrou alguns pontos fracos e também suas aspirações para o futuro. Grover também revelou sua preocupação com o meio-ambiente e a fauna terrestre e explicou a Percy o porquê dos sátiros saírem em busca do deus Pam, protetor das florestas que sumiu há dois milênios. São pequenas conversas que, em pouco tempo de tela, mostram a profundeza das mentes dos personagens e nos fazem entender o motivo de eles estarem ali salvando o mundo mesmo tão jovens.

Adaptando fielmente à obra original — com espaço para alguns mea-culpa de Rick Riordan, a série faz desvios precisos, que cortam caminho para entregar em meia-hora capítulos que levam bem mais tempo para serem lidos. Agora com protagonistas mais profundos e entrosados, a produção segue em direção a um novo e promissor futuro nas telinhas de todo o mundo. A série ganhará novos episódios todas as terças-feiras de janeiro, às 23h, no Disney+.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.