Adaptar um livro como O Problema dos 3 Corpos para a TV não é uma tarefa fácil. A obra da autora Cixin Liu lida com uma trama por si só complexa, com diferentes linhas do tempo, um amontoado de tramas individuais e um punhado de mistérios. Mas, como se não bastasse tudo isso, o fato da história envolver diretamente conceitos físicos acentua seu grau de dificuldade de tal maneira que realmente apenas uma dupla de showrunners de renome poderia assumir uma tarefa tão desafiadora. Não à toa, David Benioff e D.B. Weiss, os criadores de Game of Thrones, ficaram com a responsabilidade de levar a obra para a Netflix — e, como era de se esperar, eles não tiveram receio de dar sua cara para a série.
Um exemplo claro disso é como a dupla fez com que O Problema dos 3 Corpos, que estreia nesta quinta (21), se tornasse uma história universal. “Eles a espalharam ao redor do mundo para que todos fossem capazes de sentir que fazem parte da história. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho ao expandir algo que já era incrível por si só", afirmou ao Omelete a atriz Rosalind Chao, que interpreta a protagonista Ye Wenjie no passado.
Por mais que a mudança possa soar como um desprendimento com a obra original, o ator Jovan Adepo foi categórico ao sinalizar que este não é o caso. "Acho que isso é justamente porque o David, Dan e Alex [Woo, também criador] têm um respeito enorme pelo livro que eles quiseram ter a certeza de que essa seria uma adaptação que demonstraria os efeitos desse fenômeno acontecendo em uma escala global, com todas as culturas e povos envolvidos. Sinto que foi importante para eles fazer essa adaptação como algo deles, e não tentando recriar algo que já foi escrito."
Mas, afinal, que acontecimento tão emblemático é esse? Vamos à trama: O Problema dos 3 Corpos começa na China, em meio à Revolução Cultural, em 1966. Naquela época, Mao Tsé-Tung queria perseguir os seus opositores — tanto quem estava dentro do Partido Comunista, quanto quem não se alinhava com a sua ideologia no geral. Dentre seus muitos alvos estavam intelectuais e cientistas chineses, como o pai da já mencionada Ye Wenjie, que foi morto nesse período.
Anos depois, Ye Wenjie se une a um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros que decidem realizar um projeto para se comunicar com possíveis vidas fora da Terra. A decisão tomada por eles neste momento repercute na humanidade 50 anos depois, com a população mundial de repente sob a ameaça de forças desconhecidas. Agora, eles terão que sobreviver a uma visita inesperada com a ajuda de cientistas que tentam desvendar os segredos e mistérios do projeto realizado anos atrás.
Estrelada ainda por Eiza González (Eu Me Importo), Benedict Wong (Doutor Estranho) e Liam Cunningham (Game of Thrones), a primeira temporada de O Problema dos 3 Corpos já está disponível na Netflix.
A seguir, confira as nossas primeiras impressões: