A ABC cancelou a comédia Roseanne após comentários racistas da atriz principal Roseanne Barr no Twitter. A informação é da Variety.
Em comunicado, a presidente da emissora Channing Dungey afirmou: "As afirmações de Roseanne no Twitter são nojentas, repugnantes e inconsistentes com os nossos valores, então decidimos cancelar o seu programa."
A polêmica teve início quando Barr, no Twitter, usou a falsa alegação de que Valerie Jarret, ex-assessora de Barack Obama, era muçulmana para fazer um comentário racista: "A irmandade muçulmana e o Planeta dos Macacos tem algo em comum", completando com as iniciais de Jarret. A publicação foi apagada logo em seguida e atriz se desculpou pela "piada de mal gosto", mas foi o suficiente para criar uma onda de respostas e fazer com que Wanda Sykes, roteirista da série, deixasse a produção.
O revival da série de 1988 é um dos programas mais populares da temporada 2017-2018 nos Estados Unidos, tanto em audiência quanto em recepção crítica, tendo sido avaliada com o melhor público de uma série de horário nobre na faixa etária 18-49 anos de idade. Tanto é que o programa já estava renovado para mais um ano, o que torna a decisão da ABC ainda mais inusitada.
Roseanne não é transmitida oficialmente no Brasil. O elenco também conta com John Goodman, Laurie Metcalf, Lecy Goranson, Sara Gilbert, Michael Fishman, Emma Kenney e Sarah Chalke.