O texto abaixo contém spoilers de "Who is Alive?", primeiro episódio da segunda temporada de Ruptura. Assita à série no AppleTV+: Experimente grátis por 7 dias.
Se os dois primeiros episódios de Ruptura tomaram um bom tempo para mostrar o lado tanto dos “innies” como dos “outies”, o terceiro capítulo engata a quarta marcha e acelera bem na trama de quase todos os personagens mais importantes. A principal deles está em Mark (Adam Scott), que toma uma atitude radical, que ele já viu as possíveis consequências no primeiro ano: a reintegração. A série no entanto continua a adicionar mais mistérios, o que pode se tornar um problema mais para frente, com tramas abandonadas ou resolvidas sem a atenção devida. Por enquanto, tudo segue em alto nível.
Mark S. e Helly (Britt Lower) estão decididos a encontrar Ms. Casey (Dichen Lachman) pelos corredores da Lumon, até que encontram o setor de Mamíferos, uma enorme sala, cheia de cabras, e com sua própria equipe trabalhando no local. Os dois conhecem Lorne (Gwendoline Christie), que se mantém na defensiva, achando que os dois podem estar ali para matá-la. Ambos são observados, do alto de um pequeno morro dentro da sala, por um homem vestindo uma fantasia de bode preto. Quando Mark S. explica o que eles estão fazendo ali, Lorne ameaça ligar para Milchick (Tramell Tillman). Ele persiste em tentar alguma informação e ela acaba dizendo que Ms. Casey costumava fazer sessões com eles, mas sumiu, o que o setor entendeu como uma aposentadoria. Antes de seguirem o caminho, Lorne pede para ver a barriga de Mark S. e Helly, para ver se os dois tinham uma espécie de bolsa. Oi?
Fora dali, Milchick recebe uma promoção e um conjunto de pinturas de Kier Eagan, dessa vez retratado como um homem negro. A reação dele é dúbia e Milchick acaba escondendo as artes em um armário. Enquanto isso, Dylan é premiado com uma visita inesperada de sua esposa de fora da Lumon, Gretchen (Merritt Wever), que revela para ele que os dois têm três filhos. Mais uma armação da empresa ou uma nova de “bem-estar”? Já Irving B. começa a recriar os desenhos que viu na casa do seu "outie", ele vai até o setor de O&D, onde Burt (Christopher Walken) trabalhava e conversa com Felicia (Claudia Robinson), que conta para Irv que burt levou horas arrumando o cabelo para encontrá-lo uma vez. Ele mostra os desenhos que fez de Burt e Felicia percebe a cópia do corredor que o "outie" desenhava. Ela pergunta como Irving B. conhece o Exports Hall e diz que o setor de O&D já enviou coisas para lá e que um "cara" cuidou de tudo. Quem será?
Fora da Lumon, as coisas ficaram tensas entre Cobel (Patricia Arquette) e Helena (Britt Lower). A ex-funcionária da empresa exigiu ser reinstalada como gerente do setor de Refinamento de Macrodata para concluir o “Cold Harbor”, o trabalho que começou com Mark S.. Helena pede que Cobel a acompanhe até a Lumon e ao chegar na entrada da empresa, a ex-funcionário entende que algo de ruim vai acontecer e foge desesperada.
A versão “outie” de Mark tem um plano para levar uma mensagem para sua versão “innie”: usando luz e sua própria retina como transporte da informação. Ele vai para um lugar isolado e começa a fazer o teste, até que é surpreendido pela Dra. Reghabi (Karen Aldridge). Ela então revela que o plano não dará certo, já que a Lumon está preparada para esse tipo de situação. Reghabi revela para Mark que Gemma, sua esposa, está realmente viva. Chocado, Mark decide se submeter à reintegração, um passo crucial para descobrir a verdade. O episódio termina com uma espetacular montagem com as duas versões de Mark se misturando, como um glitch, e a voz na caixinha em cima da mesa perguntando: "Quem é você?"
Ruptura se mantém intrigante do início ao fim e em praticamente todos os núcleos. Se houve uma reclamação na primeira temporada, de que a série demorou para engrenar, o segundo ano, e principalmente esse terceiro episódio, mostram que a trama está mais ágil do que nunca. Resta saber se tantos novos elementos e costuras na história se sustentam com essa rapidez. A expectativa de algo grande acontecer, pelo menos, segue aumentando.