Agora é oficial! O WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood, ratificou nesta segunda-feira (9) o acordo com os estúdios. O contrato foi aprovado com 99% de apoio dos membros do sindicato. Ou seja, 8.435 dos 8.435 totais.
O novo contrato passou a valer considerando o dia 25 de setembro, quando o acordo foi anunciado, e será válido até 1º de maio de 2026. Com isso, Hollywood vê o fim do movimento dos trabalhadores que durou 148 dias.
- Entenda a greve de atores e roteiristas em Hollywood
- Quais são as regras que os atores terão que seguir durante a greve?
- Greve dos roteiristas: o que aconteceu em 2007 e como 2023 é diferente
Segundo os roteiristas, a decisão da greve foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estavam a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.
A greve envolvia também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pediam pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pedia legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pedia reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.
Com a pressão da greve dos roteiristas, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos foram completamente paralisados até a assinatura de novos contratos.
*************
Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!