A quarta temporada de Stranger Things teve poucos detalhes revelados, mas com algumas dicas espalhadas por aí, através de pronunciamentos dos roteiristas ou especulações da indústria, já dá para ter uma ideia do que esperar dos novos episódios. Para ajudar a conter a ansiedade até a estreia, reunimos abaixo tudo que sabemos até agora sobre a 4ª temporada de Stranger Things:
- O que as crianças de Stranger Things estão fazendo nos intervalos de filmagens
- Stranger Things e a nostalgia pelos anos 1980 para quem não viveu a época
- Melhores momentos musicais da 3ª temporada
- Inspirações e referências do terceiro ano
- Mudança do elenco ao longo das temporadas
- Leia a crítica da terceira temporada
Quando estreia a 4ª temporada de Stranger Things?
A quarta temporada de Stranger Things será dividida em duas partes, começando com a primeira leva de episódios no dia 27 de maio. A segunda parte está marcada para 1º de julho.
Quem são os novos personagens?
Assim como a 2ª temporada teve a entrada de Max (Sadie Sink) e Billy (Dacre Montgomery), e a 3ª teve a adição de Robin (Maya Hawke), a quarta temporada de Stranger Things também apresentará novos personagens.
O principal destaque em termos de elenco fica para Amybeth McNulty, conhecida como a protagonista da série Anne With An E. Ela interpretará Vickie, uma nerd falante que faz parte da banda do colégio e que vai chamar a atenção de um dos personagens que já conhecemos.
Além dela, recentemente também foram anunciados Myles Truitt (Queen Sugar) como Patrick, astro do basquete de Hawkins, Regina Ting Chen (Queen of the South) como Kelly, uma conselheira escolar que cuida muito bem de seus alunos, e Grace Van Dien (Charlie Says) como Chrissy, cheerleader e uma das garotas mais populares de Hawkins, que esconde um segredo sombrio.
Antes disso, a Netflix tinha anunciado uma lista de adições encabeçada por Robert Englund (conhecido pelo papel de Freddy Krueger na franquia A Hora do Pesadelo), que viverá Victor Creel, um homem perturbado e intimidador que está aprisionado em um hospital psiquiátrico por um assassinato brutal em 1950.
Quantos episódios terá a 4ª temporada de Stranger Things
A Netflix já divulgou o título de todos os episódios da 4ª temporada, um total de 9 capítulos. Confira:
- The Hellfire Club
- Vecna's Curse
- The Monster and the Superhero
- Dear Billy
- The Nina Project
- The Dive
- The Massacre at Hawkins Lab
- Papa
- The Piggyback
Viagem no tempo em Stranger Things?
As contas oficiais de Stranger Things tem dado algumas pistas que parecem indicar uma viagem no tempo no próximo ano. A primeira destas dicas veio através de uma imagem publicada nas redes sociais, que parecem mostrar um relógio no mundo invertido.
A possibilidade faz sentido também depois dos acenos da terceira temporada a De Volta para o Futuro, e com o sumiço de Hopper no fim do último ano, é possível que a série brinque com o tempo para trazê-lo de volta.
Há quem ligue esta teoria também às últimas palavras de Jim, lidas por Eleven no discurso que ele deixou para trás. Na folha, Hopper escreve sobre a vontade de "fazer o relógio voltar, fazer as coisas voltarem a ser do jeito que eram".
Hopper está vivo!
O primeiro teaser oficial da quarta temporada acabou de vez com as dúvidas e confirmou que Hopper está, sim, vivo. O xerife de alguma maneira foi parar em uma gulag soviética, como sugeriu a cena pós-créditos do ano anterior, e sua passagem pela União Soviética deve ganhar bastante espaço nos capítulos inéditos.
Retorno de Robin
Uma das personagens preferidas dos fãs no terceiro ano da série, Robin deve voltar a aparecer na nova temporada. Pelo menos, é o que deram a entender os roteiristas da série no Twitter. Respondendo a perguntas dos fãs, eles disseram que a fala preferida deles dita pela personagem de Maya Hawke está justamente no quarto ano.
As influências da 4ª temporada
A equipe de roteiristas de Stranger Things revelou uma lista de filmes que serviram, de algum modo, como referências para a quarta temporada. A lista é tão variada, incluindo filmes de gêneros tão distintos, que é difícil entender exatamente o direcionamento que será tomado.
Estimulando a ideia de viagem no tempo, um dos filmes citados foi Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo. Junto à este, no quesito comédia, foram mencionados filmes como Segurando as Pontas e Ace Ventura: Um Detetive Diferente.
Na lista, também foram citados diversos filmes de terror e suspense como O Silêncio dos Inocentes, Cisne Negro, O Anjo Malvado e Possuídos, e filmes infantis e juvenis como A Poção Mágica, Harry Potter e a Câmara Secreta e O Enigma da Pirâmide.
Alguns dos outros destaques incluem O Pescador de Ilusões, Mens@gem para Você, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio e Sobre Meninos e Lobos.
Dicas de bastidores
Durante as filmagens, que ocorreram durante a maior parte do primeiro semestre de 2021, pudemos ter alguns relances da 4ª temporada de Stranger Things. Nos últimos meses, recebemos imagens de Jonathan Byers (Charlie Heaton) e Nancy Wheeler (Natalia Dyer) reunidos em um cemitério, uma confirmação do retorno do doutor Martin Brenner, responsável por uma série de experiências duvidosas e que Eleven (Millie Bobbie Brown) e ainda pudemos ver imagens do elenco com com figurinos sujos, machucados e armados.
Os atores da série também deram algumas pistas do que esperar: Sadie Sink, a Max, afirmou que a 4° temporada será maior do que nunca, David Harbour disse que o ano mostrará o outro lado de Hopper e Finn Wolfhard disse que será a temporada mais sombria.
A Casa do Creel
No último teaser, revelado durante o Tudum, os personagens aparecem investigando um antigo crime em um novo cenário, a Casa do Creel.
Vamos para Califórnia
O maior teaser de Stranger Things 4 foi revelado durante o Stranger Things Day, em 6 de novembro. A prévia, que mostra o grupo saindo de Hawkins e indo para a Califórnia, também não diz muito sobre a trama, mas já revela alguns momentos marcantes, como Eleven construindo uma casa de brinquedos inspirada em sua antiga residência; Joyce recebendo uma boneca russa, provável pista da localização de Hopper e militares aparentemente americanos invadindo uma base não-identificada.