Brendan Hunt e Jason Sudeikis em Ted Lasso

Créditos da imagem: Ted Lasso/Apple TV+/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Um dia à la Ted Lasso: visitando a adorável Richmond

Um passeio que começa no parque por onde Ted e Beard caminham todas as manhãs e termina com uma cerveja no memorável pub da Mae

Omelete
6 min de leitura
26.04.2023, às 09H58.
Atualizada em 31.08.2023, ÀS 12H04

Muitas são as razões que tornaram Ted Lasso uma série tão adorada pelos fãs. Seu jeito otimista de olhar para a vida, seu humor doce e cheio de referências, a originalidade dos seus personagens e mesmo o irresistível impulso humano de torcer por um azarão são apenas um punhado delas. No entanto, há um componente que dá conta de amarrar todos estes atributos de forma sutil, mas nem por isso menos adorável: Richmond, o lar do time comandado pelo técnico americano de Jason Sudeikis. Às margens do Rio Tâmisa, o distrito é um charme à parte. Calmo e quase bucólico, mal parece que ele está a menos de uma hora da dinâmica e intensa Londres — e, por isso, quer você acompanhe a produção do Apple TV+ ou não, visitá-lo pode ser um passeio e tanto, sobretudo se você quiser fugir das aglomerações dos rolês mais turísticos da capital inglesa.

Em novembro, essa foi justamente a aventura que propus aos meus amigos, quando viajamos para Londres: passar uma manhã conhecendo alguns dos cenários clássicos da série. Como estávamos hospedados em Camden Town, a viagem não foi nada complicada. Bastou pegar o Overground na estação Camden Road até Richmond, um trajeto de aproximadamente 40 minutos — mas, dependendo de onde você estiver, também é possível ir para lá pela linha District do metrô ou, ainda, de ônibus.

A estação Richmond fica na The Quadrant, uma rua cheia de comércios, onde você pode encontrar tanto fast foods conhecidos, quanto estabelecimentos locais. E, de lá, é bem rápido para chegar a uma das principais paisagens do dia a dia do Ted e do técnico Beard (Brendan Hunt), o parque Richmond Green. Foi ali onde, todos os dias, os amigos encontraram a talentosa jogadora de futebol que o protagonista desafiou inocentemente para um embate na primeira temporada, e logo foi driblado, por exemplo. Ou, então, onde ele encontrou o artista de rua que salvaria o evento beneficente da Rebecca (Hannah Waddingham), e onde Sam (Toheeb Jimoh) encontrou o sinal de que deveria permanecer com os Greyhounds na segunda temporada.

Para curtir o gramado verde, onde realmente os moradores praticam esportes, como no seriado, e passeiam com seus filhos, você deve sair da estação, virar à esquerda e seguir na The Quadrant até chegar à ruela Duke St., à direita. Dali em diante, não tem erro: o parque estará logo à frente, com suas árvores vistosas. Aproveite o local para jogar bola, fazer um piquenique e, claro, tirar fotos. Mas não se espante com o barulho contínuo de aviões: a cada cinco minutos, literalmente, uma aeronave sobrevoa o parque, algo com o qual os locais estão acostumados, mas que representa um empecilho para a produção sempre que precisa gravar ali.

Quando estiver pronto, vá em direção a Paved Court, local onde se concentram a maioria das cenas de Ted Lasso fora do clube. Neste ponto do distrito você vai encontrar o banco onde Ted e Beard tiveram algumas das suas conversas mais profundas — e, portanto, onde o técnico foi xingando de “punheteiro” várias e várias vezes —, a famosa cabine telefônica, o apartamento do protagonista no número 11a e, claro, o memorável pub da Mae (Annette Badland). As bandeirinhas coloridas realmente adornam toda a rua e você imediatamente se sente na série — muito embora, valha dizer, fique perceptível que a equipe de Ted Lasso mexa nas lojas para se adequar ao que precisam nas gravações.

Conversando com o dono de um dos comércios na região, descobrimos que perdemos a oportunidade de acompanhar as filmagens da terceira temporada por uma questão de duas semanas. Mas o senhor — que exibe uma foto ao lado de Sudeikis na vitrine, apesar de nunca ter assistido ao seriado — nos deu um vislumbre de um dos momentos que presenciou. A cena em questão tinha uma atriz loira — Waddingham, Juno Temple ou a novata Edyta Budnik? — correndo até um carro de luxo, um momento que, por si só, não durou mais de 30 segundos, segundo ele. “[Mas] Foram oito horas para gravar isso. Imagina o quanto não demora para filmar tudo!”, pontuou. “É um pouco caótico”, concluiu, rindo, lembrando que há situações em que cinco equipes e cerca de 50 figurantes tomam conta do local e ficam repetindo as cenas várias vezes.

No entanto, ele nos contou que a produção compensa todos os comerciantes pelo tempo em que precisam ficar parados. Então, para ele, ter a série ali não é incômodo algum, até porque, por enquanto, o boom de popularidade de Ted Lasso ainda não gerou nenhum tipo de caos turístico.

Se nesse momento do seu passeio já tiver passado do 12h, não fique tímido: vá ao pub da Mae, o The Prince’s Head, que ele já estará aberto. Ao entrar, você vai perceber que, novamente, a equipe da série costuma fazer alguns ajustes na disposição dos móveis e até na decoração para chegar no layout no qual os torcedores do Richmond religiosamente acompanham os jogos. No entanto, na vida real, não é Mae que te recebe no bar, mas o simpático Tom — a quem você pode, inclusive, pedir para dar um pulo atrás do balcão e tirar uma foto usando o cachecol do Richmond, um presente dado pela equipe da série. Ainda assim, a mesa do Ted e do Beard está lá e, com sorte, você até consegue se sentar nela.

Segundo Tom, o pedido recorrente da turma do Ted Lasso é o famoso fish and chips, e é claro que a gente decidiu provar. No entanto, os pratos mais tradicionais da casa são suas tortas e, honestamente? Que os Greyhounds que me perdoem. O peixe é bem gostoso, mas a torta que a gente pediu era especial! Não faltam ao bar também opções de cerveja, sidras e bebidas não alcoólicas. Então, se você estiver com vários amigos, o Prince’s Head pode ser uma opção também para encerrar bem seu dia em Richmond.

Mas há mais para explorar. Se você seguir em direção ao St. Helena Pier, você poderá caminhar às margens do rio — um passeio por si muito agradável —, e chegar no cenário do primeiro encontro entre Roy (Brett Goldstein) e Keeley (Temple) e onde Ted leva o time para explorar o esgoto, na terceira temporada. Você também pode visitar o Richmond Park e observar os bichinhos. Ou, por que não, vagar meio sem rumo pelas ruas do distrito e descobrir coisinhas que só os moradores sabem.

As opções não vão muito além disso, e tudo bem. Esse rolê é o suficiente para mostrar que Ted Lasso faz um belo trabalho em representar quão adorável Richmond é. E, como fã, é gostoso demais poder dizer “eu já fui lá”!

Ted Lasso é exibida às quartas, no Apple TV+. Confira a nossa entrevista com o elenco a seguir:

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.