Nos últimos anos, a rede The CW, uma parceria entre a ViacomCBS e a Warner Bros, se destacou como lar de muitas produções de super-heróis (graças ao Arrowverse) e séries de gênero, como Riverdale e tantas outras. No entanto, de acordo com uma entrevista ao THR, o novo chefe de programação da emissora, Brad Schwartz, foi categórico: "O tempo das séries de super-heróis já passou".
"Eles foram as marcas registradas da The CW por muito tempo. [Mas] à medida que olhamos para o futuro e tentamos tornar essa rede maior e mais lucrativa, francamente, por mais que todos nós amemos esses programas e eles tenham tido seu tempo, eles não estão funcionando no formato linear", disse Schwartz.
Já para o novo presidente da The CW, Dennis Miller, o motivo de tantos cancelamentos e reestruturação da emissora é simples: "A audiência jovem adulta não está mais se importando com a programação e grade de horários das emissoras hoje em dia". Ele também explicou que o grupo demográfico está mais interessado em títulos como Euphoria, Stranger Things e Wandinha, todos do streaming.
"Essa audiência abandonou a transmissão tradicional, daí a oportunidade que temos de ampliar o público," disse.
Eles também adiantaram que decisões sobre o futuro de Gotham Knights, Superman & Lois e Homecoming são esperadas para "em breve", conforme Schwartz disse que fala semanalmente com os produtores da Warner Bros. TV sobre os títulos.
- Futuro do Arrowverse na CW é incerto, segundo novo chefe de programação
- The CW é 75% vendida para a Nextstar, empresa de TV americana
Sob a antiga liderança de Mark Pedowitz, ex-chefão da The CW, seu público-alvo era a faixa etária de 18 a 34 anos, com programas como Riverdale e Nancy Drew -- ambas que se despedem do público nesta temporada. Agora, sob a gestão de Nexstar, Schwartz e Miller planejam focar em espectadores mais velhos, no cobiçado público-alvo dos anunciantes, de adultos entre 18 e 49 anos.
Em agosto de 2022, a rede foi vendida para o grupo Nextstar, que agora detém 75% da emissora. Os outros 25% estão distribuídos entre a Warner Bros. e Paramount, cada qual com 12,5% de participação acionária na emissora.
"Nossa aquisição da The CW é estratégica e operacionalmente atraente, pois nos permitirá alavancar nossa experiência operacional para melhorar o desempenho da rede por meio do gerenciamento desta poderosa plataforma nacional. Planejamos aplicar os mesmos padrões financeiros rígidos para operar a The CW que aplicamos a nossos outros negócios", disse Perry Sook, presidente da Nextstar em nota divulgada pela empresa à época.
*****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.