Nas cenas finais do último episódio de The Acolyte, um momento em particular foi, na verdade, uma homenagem ao clássico Clube da Luta, com Brad Pitt e Edward Norton, revelou a showrunner Leslye Headland em entrevista para a Vulture.
[POSSÍVEIS SPOILERS DO FINAL DE THE ACOLYTE]
Osha e The Stranger olham para o oceano, sugerindo que estão prestes a embarcar em uma jornada como mestre e aprendiz para mergulhar mais profundamente no lado sombrio da Força
"Isso foi tanto um feliz acidente quanto intencional. Ao fazer o bloqueio e alinhar a cena, percebi o que era e então garanti que sentisse o máximo possível dessa maneira", confirmou Headland ao veículo. "Esses dois vão incendiar o mundo. A ironia dramática é que eles certamente não vão conseguir avançar o suficiente para derrubar a parte do mundo que lhes diz que não podem existir."
Ao longo de grande parte da primeira temporada, Osha lutou com o sentimento de traição por seu antigo mestre Sol, e enquanto era sua irmã gêmea Mae quem parecia estar seguindo o caminho dos Sith, foi Osha quem acabou traindo Sol e o matando para se juntar ao lado de The Stranger.
"Uma grande influência para mim foi Clube da Luta. É sobre estar preso em instituições e expectativas. Tyler Durden é tão cativante que, apesar de algumas coisas que ele encoraja ficarem cada vez mais assustadoras, a ideia é tão sedutora", expressou a cineasta. "Isso é realmente o que acontece com o personagem de Manny Jacinto no episódio 6, quando ele diz: 'Quando você perde tudo, é quando você está livre.' Isso é tirado de Tyler Durden. Quando você perde seu apego a essas instituições, quando falha dentro dos limites do que se espera de você, é quando pode começar a ser você mesmo.", concluiu.
A trama de The Acolyte se passa cerca de 100 anos antes dos eventos de Episódio I - A Ameaça Fantasma, durante os últimos dias da Alta República. De acordo com a sinopse oficial, a série acompanha uma jovem padawan que se reúne com seu mestre jedi para investigar uma série de crimes; no entanto, no caminho, eles se deparam com forças mais sinistras do que esperavam.
A série está disponível completa no Disney+.