Era fato conhecido que Game of Thrones, icônica sensação da HBO, entregava o melhor capítulo de suas temporadas no episódio que antecedia o finale. The Last of Us parece ter seguido o legado. “When We Are in Need”, transmitido esta semana, foi o ápice deste primeiro ano da adaptação até agora: separando Joel e Ellie, a produção introduziu bons vilões, riscos reais e um desfecho mais que comovente para a nossa dupla protagonista.
O capítulo começa introduzindo um lugar novo, melancólico, uma comuna parecida com a de Jackson, mas com um inverno brutal dominando o cenário. Um grupo de habitantes se reúne em um salão, ouvindo um líder que entoa o livro do Apocalipse. Uma conversa entre ele, David, e um outro rapaz, James, revela que a cidade passa por dificuldades, e que a comida acabará em duas semanas. Nesta mesma cena, também ficamos sabendo de um indivíduo da comuna que foi morto recentemente, cujo corpo - misteriosamente - não será enterrado. “O chão está muito congelado para cavar”, explica David. Mais tarde, ficamos sabendo que esta é a cidade de Silverlake.
The Last of Us corta para mostrar Ellie e Joel naquele mesmo lugar do capítulo anterior, e a ferida de Joel está mais feia, com aparência infeccionada. A garota cuida dele com carinho, mantendo ele hidratado e compartilhando os últimos pedaços de comida. Ellie então percebe que precisa sair para caçar se os dois pretendem sobreviver.
É aí que o caminho entre estes dois núcleos se cruzam, porque Ellie consegue atirar em um cervo que cambaleia, se afasta, e é eventualmente encontrado por David e James. Introduções são feitas, e com Ellie se mostrando ameaçadora e imponente, convence uma troca: eles têm remédios, e podem trocar por metade do animal que ela caçou. James vai buscar penicilina na cidade, enquanto Ellie senta e conversa com David sobre crença e apocalipse, e o líder religioso oferece à garota um lugar na comunidade.
A conversa se torna sombria quando David conta para Ellie que quatro rapazes que deixaram a comunidade recentemente se depararam com um “homem louco”, que viajava com uma garota, e assassinou um dos membros do grupo. Entendemos então que David já desconfiava da identidade de Ellie, e que o habitante de Silverlake era o sujeito assassinado por Joel no 6º episódio. Mesmo assim, James deixa a garota fugir com o remédio, e Ellie injeta penicilina diretamente na ferida de Joel. Os dois ficam abraçados.
Retornamos então à comuna, desta vez com o clima mais esquisito, até porque eles são vistos comendo carne - e sabemos que eles estavam com falta de alimentos. Se a ideia era que aquele fosse o cervo matado por Ellie, isso rapidamente é refutado, porque James e David chegam com o animal precisamente neste momento. O climão se instaura e David percebe que rumores de que ele deixou a garota e um assassino fugirem chegou à vila. Quando uma criança se pronuncia e diz que David deveria ter matado os dois, o líder se mostra brutal, dá um tapa na garota, e revela não ser nada simpático como parecia.
O dia passa, Ellie dá a segunda dose de remédio para Joel, mas ao sair novamente ela percebe uma ameaça próxima. Homens da vila se aproximam para eliminar a dupla de foragidos, e sem conseguir tirar Joel do lugar Ellie deixa o ferido com sua faca, torna o quarto mais protegido, e sai para distrair os atacantes e afastá-los do personagem de Pedro Pascal. Não demora para que James atire no cavalo de Ellie e a garota é capturada pelo grupo. Pela insistência (até forçada) de David, ela é deixada viva e levada como prisioneira pelo líder enquanto o resto do grupo busca Joel para finalizar a vingança.
Ellie é levada para uma cela, e acorda com David esperando seu despertar para aquele bom e velho discurso do vilão. David explica que salvou a vida da garota, já que todos pediam sua morte, e argumenta ter deixado que ela vivesse porque se reconheceu nela, uma líder nata, com “coração violento”. O discurso tenta seduzir a garota a entrar na comunidade de Silverlake, onde seria protegida, mas Ellie subitamente vê uma orelha no chão e percebe o que o espectador desconfiava desde o início do episódio: estamos em uma comunidade que recorreu à carne humana para sobreviver.
Enquanto tudo isso se passa, Joel recupera suas forças e ataca seus invasores, praticando tortura em um deles para encontrar Ellie. Mesmo com o sujeito que lhe deu a resposta sobre onde estão e para onde ir, Joel mostra nenhuma piedade e mata um por um.
Em Silverlake, fingindo estar sendo convencida pelo discurso de David, Ellie coloca as mãos dela sobre a dele, mas apenas para agarrá-lo e mordê-lo. Claro que ele desiste de convertê-la e promete “cortá-la em pedacinhos”.
Então entramos para a reta final e mais intensa do episódio, em que Joel segue os rastros de Ellie enquanto a garota é aprisionada em uma mesa por David e James para ser cortada e servida como comida na comunidade. Esperta como sempre, Ellie tenta uma distração dizendo estar infectada, e como ela mordeu David ele também carregaria a infecção. Os dois se preocupam quando conferem e percebem o braço marcado de Ellie e a distração dela é eficaz: assim que eles começam a discutir as possibilidades, ela alcança o facão e mata James instantaneamente. Nosso vilão maior, David, é guardado para o clímax do episódio.
Os últimos momentos de “When We Are in Need” são marcados por um conflito épico em que Ellie incendeia um salão de Silverlake e se esconde para escapar de David, que procura a garota lentamente. O embate físico entre Ellie e David é aflitivo, porque os dois se machucam e procuram o facão até que David consegue prender Ellie embaixo dele e ameaçar um avanço sexual. Felizmente, nossa heroína alcança a arma a tempo e destroça David com golpes descontrolados - para, claro, também dar a Bella Ramsey mais uma chance de brilhar na temporada. A cortante e intensa jornada acaba com o encontro de Ellie e Joel, quando a garota sai correndo e tromba com Joel do lado de fora. Até hoje, não tínhamos visto um momento tão lindo entre os dois protagonistas, que se abraçam enquanto ele tranquiliza ela.
Depois de tanto acontecimento, desenvolvimento e clímax, para onde um finale pode ir depois dos eventos do episódio 8? Respostas chegarão na próxima semana, com a transmissão do episódio final de The Last of Us em 12 de março, na HBO.